Direito semipresencial: existe essa possibilidade?

Direito semipresencial

Muitas pessoas procuram a faculdade de Direito semipresencial como uma forma de continuar os estudos. Isso acontece devido aos benefícios da modalidade para os alunos, que concilia o aprendizado online com as aulas no polo de ensino.

Hoje, diversas graduações importantes já podem ser realizadas dessa maneira, como Administração, Engenharia Civil e Ciências Contábeis. Logo, por que não existir um curso superior jurídico parcialmente digital?

Neste conteúdo, você verá por que não é possível fazer o curso de Direito semipresencial. Continue a leitura entenda um pouco mais sobre o funcionamento dessa graduação!

Como funcionam os cursos semipresenciais?

As graduações semipresenciais pertencem à educação a distância (EAD). Assim, a base do curso é a faculdade online, enquanto as aulas presenciais são planejadas para potencializar as competências e convivência dos estudantes. E isso explica muito o motivo pelo qual ainda não existe essa modalidade para o curso de Direito.

Nesse sentido, o estudante tem amplo acesso ao ambiente virtual de aprendizagem, frequentando o polo de ensino de 1 a 3 vezes por semana. Essas visitas podem ser complementadas com aulas práticas nos laboratórios e estágios obrigatórios se eles fizerem parte da matriz curricular do curso.

Aulas online no presencial

Vale ressaltar que, mesmo um curso presencial pode ter até 40% de aulas a distância. Em muitos casos, a margem é utilizada para oferecer benefícios e matérias eletivas para os alunos, mas também pode ser aplicada às aulas obrigatórias. Em todo caso, a graduação não muda de modalidade se estiver dentro do percentual.

Validade do diploma EAD

Em relação ao peso da graduação, o diploma EAD é igual ao presencial. Nem sequer é uma exigência indicar as modalidades de ensino no currículo, bastando apontar qual é a área, instituição e ano de formação.

Mercado de trabalho e semipresencial

Para encerrar, o mercado de trabalho costuma valorizar bastante os profissionais formados no semipresencial. O motivo é o desenvolvimento mais amplo das competências comportamentais, que são aprendidas em grande parte por experiências.

Resumidamente, o graduado adquire mais autonomia e disciplina ao aprender online. Igualmente, conquista melhorias de comunicação, trabalho em equipe, liderança e outras habilidades desenvolvidas no convívio interpessoal.

Por isso mesmo, muitos cursos presenciais da Unopar contam com benefícios no ambiente virtual de aprendizagem. É o caso, por exemplo, do projeto Aula Destaque e das Trilhas de Carreira, que são conteúdos exclusivos para os alunos.

Existe curso semipresencial de Direito?

Como não existe faculdade de Direito EAD, não é possível adotar a modalidade semipresencial nessa disciplina. Pelo que vimos, até pode haver matérias e benefícios online, mas a base do curso será sempre a frequência em sala de aula.

O motivo principal é o curso tem a prática profissional como centro da formação. Além do estágio obrigatório, existem aulas em que o estudante deve aprender a redigir documentos, acompanhar processos judicias, debater temas jurídicos e sociais, entre outras atividades. 

Por isso, a faculdade de Direito a distância ainda não está autorizada pelo MEC. E, como o semipresencial é um tipo de EAD, a modalidade recebe o mesmo tratamento. Não à toa, as aulas online na pandemia ocorrem em carácter de exceção e urgência, além de estarem dentro do limite permitido.

Como funciona um curso de Direito na prática?

Se você ainda não sabe tudo sobre a faculdade de Direito, é importante se inteirar do assunto. Afinal, mesmo sem a modalidade semipresencial, a graduação traz excelentes perspectivas de carreira e qualifica para áreas bem remuneradas, como advogado, analista judiciário, juiz e promotor de justiça. Na função mais básica, o salário médio é de R$ 4.441,04*. Legal, não é?

O curso de Direito é um Bacharelado de 5 anos de duração. A formação é ampla para que o profissional possa se adaptar a qualquer cargo jurídico, montar o próprio escritório ou realizar concurso público. E, como visto, a modalidade é presencial.

Ao longo dos anos, o aluno vivencia diferentes experiências de aprendizado. Em relação às aulas teóricas, vemos temas mais gerais, como Sociologia, Filosofia e História. Depois disso, entramos em disciplinas específicas, como Direito Civil, Direito Constitucional e Direito Criminal.

Já a parte prática existe dentro de sala de aula ou laboratório de informática, quando o aluno aprende sobre argumentação, redação jurídica, atendimento ao cliente etc. Além disso, todos os estudantes passam pelo estágio obrigatório no núcleo de prática da faculdade, aprendendo sobre o dia a dia da advocacia sob supervisão de professores experientes.

Portanto, o Direito é uma formação completa, que justifica o período um pouco mais longo para conclusão. Para fazer o curso na Unopar, você pode usar o vestibular online ou tradicional, bem como substituir a prova pelo resultado do Enem. Aliás, caso tenha alcançado a nota de corte de Direito no exame, é possível concorrer ao Prouni e ao FIES.

Onde estudar Direito e garantir a qualidade de ensino?

Aqui na Unopar, contamos com professores altamente qualificados, com títulos de especialização, mestrado ou doutorado em suas áreas. Além disso, oferecemos uma série de benefícios exclusivos para os alunos, usados para adaptar às experiências conforme os objetivos de carreira.

Aula Destaque

A faculdade de Direito é uma das que participam do projeto. Nele, profissionais conceituados do mercado jurídicos, como Pablo Stolze, Pedro Lenza e Sergio Pino Martins, compartilham suas experiências e visão diferenciada do mercado, trazendo conteúdos exclusivos para os alunos.

Parceria com a Saraiva Educação

Os alunos também recebem acesso ao Vade Mecum Digital Saraiva Jur. Nesse livro, estão reunidas as principais leis do país, como Constituição Federal, Código Civil, Código Penal e Código Tributário Nacional. Assim, junto à biblioteca dos polos de ensino, facilita a realização do curso, permitindo que você use um material de alta qualidade gratuitamente.

Parceria com a LFG

Para quem deseja fazer concurso público, a matrícula no curso de Direito da Unopar dá descontos nos preparatórios da LFG. Com isso, é possível revisar todos os assuntos relevantes para a sua prova: magistratura, ministério público, delegacia de polícia etc.

Canal Conecta

Por fim, os alunos podem concorrer a vagas de estágio e emprego em escritórios, órgãos públicos e empresas parceiras. Isso é feito com o acesso exclusivo ao Canal Conecta, que reúne conteúdos e ferramentas ligadas ao mercado de trabalho, bem como processos seletivos para vagas em diversas cidades.

Venha para a Unopar!

Sendo assim, embora não exista faculdade de Direito semipresencial, ainda vale muito a pena ingressar no ensino superior. Além disso, ao escolher a Unopar, você conta com diferenciais para ter a melhor experiência com o curso superior e ficar mais próximo dos seus objetivos.

Tire as dúvidas sobre a graduação e faça a inscrição no curso de Direito!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content