Educação Física EAD: é possível cursar nessa modalidade?

educação física ead

Desconto nota do Enem

Possivelmente você já percebeu que inúmeros cursos de graduação estão sendo oferecidos na modalidade a distância. Será que existe Educação Física EAD? Essa é uma dúvida que passa pela cabeça de muitos estudantes que têm interesse em se formar como educadores físicos aproveitando todas as vantagens de estudar online.

Que tal ficar por dentro dessa oportunidade? A seguir, você confere como funciona o curso de Bacharelado em Educação Física, quais as diferenças entre as opções semipresencial e EAD, além de descobrir detalhes da experiência dos alunos da Unopar. Aproveite a leitura!

Como funciona o curso de Educação Física EAD?

A graduação em Educação Física tem duração média de 4 anos (8 semestres) e permite que o estudante adquira a capacitação necessária para atuar em diferentes vertentes da área, como ginástica laboral, prática esportiva, instrução em academias, reabilitação física, recreação, entre outras.

Ao longo dos semestres letivos, o profissional em formação estuda muitos assuntos como Nutrição, Fisiologia, Saúde, Psicologia do Esporte e Qualidade de Vida. Além das aulas teóricas, atividades práticas, treinamentos, jogos e o período de estágio também fazem parte da programação.

Após cumprir todos os períodos previstos até a formação, é obrigatório ainda fazer o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) para garantir o diploma. Falando nisso, não deve haver dúvidas sobre a modalidade de ensino influenciar a validade do diploma. Quando o curso é autorizado e reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), não importa se o aluno optou pela Educação Física EAD ou presencial.

Qual é a diferença entre a faculdade de Educação Física semipresencial e a distância?

A faculdade semipresencial e a distância são a mesma coisa? A resposta é não, mas, agora, finalmente, você vai descobrir as diferenças entre cada modalidade para refletir qual delas pode ser a melhor escolha neste momento.

A distância

Em cursos 100% EAD, toda a programação é cumprida a distância, o que ainda não é uma possibilidade para quem deseja estudar Educação Física na Unopar.

A integração da tecnologia com o ensino já provou sua utilidade, e o MEC autoriza que alguns cursos sejam oferecidos na modalidade online sem que seja necessário ir à faculdade para aulas presenciais. No entanto, isso não se aplica a todas as graduações, sendo essa uma informação que você deve conferir ao pesquisar sobre a sua área de interesse.

Semipresencial

O formato semipresencial conta com várias atividades online, e boa parte do curso acontece a distância, embora exista uma programação de encontros presenciais necessários para que o estudante conclua sua formação.

Normalmente, isso acontece em cursos que demandam aulas práticas e, então, precisam da infraestrutura do polo educacional ao longo do processo de aprendizagem. Não dá para exigir que todos os estudantes tenham acesso a quadras, laboratórios ou outros recursos especiais.

Um fato é que essa é uma modalidade bem interessante ao conciliar benefícios de ambos os modelos: presencial e EAD. É possível manter o contato físico com a instituição, professores e colegas, mas a flexibilidade continua sendo uma vantagem presente, oferecendo ao aluno mais autonomia para estudar do que se pode ter em uma formação totalmente presencial.

Tour pela prova do Enem

Por isso, para muitos estudantes, a graduação semipresencial é o melhor dos mundos! E aqui na Unopar você encontra o curso de Educação Física semipresencial.

O que é o AVA e o Portal do Aluno da Unopar?

Se você nunca ouviu falar do AVA, saiba que esse é a sigla usada para falar do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unopar. Todos os materiais e informações úteis para os alunos são disponibilizados em um espaço personalizado, que permite ter uma ótima experiência de aprendizagem mesmo com a distância física da faculdade e dos docentes.

É nesse ambiente que você vai encontrar:

  • informações do curso;
  • conteúdos de cada disciplina;
  • biblioteca digital;
  • canais de comunicação com professores e tutores;
  • atividades e avaliações;
  • materiais extras que contribuem com o desenvolvimento profissional.

Enfim, o AVA é uma plataforma que funciona como ferramenta de apoio à construção do conhecimento, possibilitando que as pessoas interajam de onde estiverem.

Contar com esse recurso é uma grande facilidade, por exemplo, para alunos que costumam viajar com certa frequência ou que têm maior dificuldade em conciliar a rotina de trabalho, família e estudos. Basta estar conectado à internet e acessar sua página pessoal para conferir todas as informações relacionadas ao curso!

Como a Unopar pode te ajudar a realizar o sonho da faculdade?

Oferecendo uma ótima experiência de aprendizado. Contar com uma boa instituição de ensino é fundamental nesse processo, pois garante que você receba uma qualificação que vai atender às demandas do mercado de trabalho.

Na Unopar, você terá contato com todos os conteúdos teóricos e práticos relevantes em cada área para se formar como um profissional de excelência. Nossa credibilidade vem de muitos anos atuando na educação, fora que temos diferenciais como um corpo docente altamente qualificado, metodologia de ensino inovadora e todo o suporte necessário para você se preparar para os desafios do mercado.

Já ouviu falar do Canal Conecta? Esse é um portal de acesso exclusivo que reúne vagas de emprego e estágio em diversas áreas, servindo como um grande hub de oportunidades. Você também vai poder conferir dicas especiais para alavancar sua carreira, afinal, um dos nossos maiores objetivos é que contribuir com esse processo.

Para completar, existem ainda as facilidades de ingresso e financeiras. Você consegue entrar com a nota do Enem, agendar o vestibular e conseguir bolsas de 100% para fazer a faculdade sem pagar nada. Ou seja, não dá para deixar essa oportunidade passar.

Decida pelo seu sucesso!

Agora você já sabe que pode fazer o curso de Educação Física EAD e ainda ter alguns encontros presenciais para aproveitar os benefícios de ambas as modalidades, não é mesmo? Aqui você vai aprender a teoria e a prática, vai ter contato com os melhores professores do mercado, trocar experiências com seus colegas e se preparar para conquistar de vez o mercado!

E aí, o que mais está esperando? Faça sua inscrição no vestibular online da Unopar e comece quanto antes a construir uma carreira bem-sucedida.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados