Engenharia Agronômica ou Agronomia? Qual fazer?

engenharia agronômica ou agronomia

Desconto nota do Enem

Você está em dúvida sobre qual graduação optar no vestibular? Essa é uma situação bastante comum entre os candidatos, uma vez que a decisão impacta significativamente o futuro profissional e a carreira.

Isso acontece principalmente em relação ao curso de Bacharelado em Agronomia e Engenharia Agronômica. Mesmo que similares, cada opção apresenta diferenças. Por isso, é fundamental entender qual a alternativa mais próxima das suas preferências e do seu perfil antes de fazer a sua escolha.

Acompanhe a seguir e entenda qual graduação é ideal para você: Engenharia Agronômica ou Agronomia. Confira!

O que é Engenharia Agronômica?

A Engenharia Agronômica é uma área do conhecimento que aborda as tecnologias e os processos relacionados com produção agrícola e agropecuária. A graduação tem duração média de 5 anos e, ao longo do curso, os estudantes estudam temas ligados à produção animal, composição do solo, sustentabilidade, gestão, dentre outros.

A carga horária de Engenharia Agronômica conta com disciplinas teóricas e muitas atividades práticas, possibilitando que os alunos vivenciem a realidade do campo. O profissional, ao final da faculdade, pode atuar em toda a cadeia produtiva do setor agrícola, sendo responsável por implementar técnicas para melhorar a qualidade e a produtividade das culturas vegetal e animal.

Qual é o perfil do estudante de Engenharia Agronômica?

Quem estuda Engenharia Agronômica pode atuar em diferentes funções e cargos, geralmente, em fazendas produtivas, propriedades rurais, centros de criação animal e indústrias. O profissional também pode atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário, influenciando os processos decisórios de agentes, instituições e políticas públicas.

O engenheiro agronômico ainda pode exercer atividades de pesquisa e docência no ensino técnico e superior, contribuindo para a divulgação de estudos e projetos de extensão na área. No geral, o recém-formado sai da faculdade pronto para enfrentar os desafios do segmento agrícola e agropecuário, qualificado para lidar com as novas e mais modernas tecnologias e técnicas.

O que é Agronomia na graduação?

Se você sempre quis saber quantos anos dura o curso de Agronomia, saiba que são 5 anos de preparo para realizar atividades de desenvolvimento regional. Os futuros profissionais, assim, podem atuar diretamente na produção de alimentos. Da mesma forma que a Engenharia Agronômica, grande parte das atividades da graduação ocorrem em campo e em laboratórios para que o aluno coloque os conhecimentos teóricos em prática.

A grade curricular conta com matérias introdutórias e abordam temas amplos da carreira. A partir do segundo ano do curso, o estudante começa a aprofundar os conceitos gerais da área, principalmente a parte prática, que envolve a utilização de equipamentos e máquinas específicas do setor agropecuário.

Qual é o perfil do estudante de Agronomia?

Geralmente, a elaboração e implementação de projetos em empresas e propriedades do ramo agropecuário são parte do que faz um agrônomo. Na rotina de trabalho, o profissional busca soluções para as plantações, ajudando a garantir a qualidade dos alimentos produzidos, além da preservação e recuperação do solo.

O agrônomo também pode atuar com gestão e administração de fazendas, se envolvendo em atividades de planejamento e monitoramento de resultados. O que se espera é que o profissional tenha autonomia e responsabilidade para empreender ou, até mesmo, para ocupar um cargo de liderança em equipes.

Tour pela prova do Enem

Quais são as vantagens de cursar Agronomia?

O Brasil é, atualmente, um dos maiores exportadores de insumos animais e vegetais no mundo. Além disso, o governo tem investido cada vez mais recursos no setor agrícola e agropecuário nos últimos anos, fazendo com que o segmento cresça rapidamente e aumente a oferta de empregabilidade para os profissionais qualificados em Agronomia.

Portanto, se você deseja garantir boas oportunidades no mercado de trabalho e se diferenciar entre os concorrentes, o recomendado é buscar por uma faculdade de renome para iniciar os estudos no ensino superior.

A seguir, veja quais são as principais vantagens de realizar uma graduação na área!

Alta valorização no mercado

O Brasil, sendo um dos maiores exportadores de insumos agropecuários do mundo, tende a oferecer inúmeras vagas para os profissionais. Com isso, os agrônomos passam a ser valorizados, requisitados e bem-remunerados, o que a torna uma das profissões mais bem-pagas em todo o país.

Grande demanda profissional no Brasil

Com um mercado altamente aquecido, a demanda por profissionais qualificados tem aumentado no Brasil. A cada dia, novas vagas são abertas, potencializando as chances de empregabilidade para quem se forma em Agronomia. As oportunidades de trabalho são oferecidas no setor privado e público, tendo em vista que a economia nacional tem relação direta com as atividades agrícolas e agropecuárias.

Variedade nas possibilidades de atuação

Outra vantagem de optar pelo curso de Agronomia é a variedade de áreas de atuação que a profissão oferece. Para além de apenas trabalhar no campo e em fazendas, o agrônomo também pode se envolver com atividades de gestão, administração, gerenciamento e implementação de novas tecnologias nas plantações.

Se você deseja saber tudo sobre Agronomia e garantir a sua vaga no mercado de trabalho, saiba que é essencial escolher por uma boa instituição de ensino para iniciar os estudos. É preciso ter em mente que o desafio da jornada acadêmica não acaba quando o curso é escolhido. A trajetória para o sucesso acontece justamente ao escolher a faculdade para a qualificação profissional.

Aqui na Unopar, oferecemos o curso de Agronomia EAD, formando agrônomos capacitados para administrar propriedades rurais com foco em produtividade e conhecimento técnico sobre os processos agropecuários.

E se você está preocupado com o valor da faculdade de Agronomia, saiba que aqui na Unopar facilitamos o seu ingresso, oferecendo bolsas, descontos e financiamentos estudantis. Ainda oferecemos acesso exclusivo ao Canal Conecta, para sua busca pelo estágio ou emprego ideal!

Chegou a hora de escolher a sua profissão!

Se você ainda está indeciso entre Engenharia Agronômica ou Agronomia no ensino superior, tenha em mente que o mercado do setor está cada vez mais promissor e promete boas oportunidades para os profissionais qualificados. Mesmo que seja desafiador optar por uma instituição de ensino para iniciar os estudos, lembre-se que a Unopar é sempre a melhor opção para o futuro da sua carreira!

Gostou do conteúdo? Está esperando o que para garantir a sua vaga na faculdade? Aproveite a visita e se inscreva agora mesmo no vestibular da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 73

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados