Quantos anos dura a Faculdade de Engenharia Civil? Descubra o tempo médio desse curso!

Engenharia Civil

Saber a duração média da Faculdade de Engenharia Civil é ideal para decidir se quer seguir a carreira. Já que, descobrir quantos anos leva para terminar, pode ser crucial para aqueles que desejam se formar logo. 

A faculdade de Engenharia Civil tem cinco anos em média

O tempo é de acordo com o bacharelado da Unopar, e tem duas opções de graduação. Ou seja, a presencial e a semipresencial, conforme for mais confortável para o aluno. Além disso, o semipresencial oferece flexibilidade nos estudos.

Nos dez semestres de aula, têm disciplinas práticas e teóricas, ainda mais quando se trata dos materiais. Bem como, os cálculos costumam ser muito usados, o que pode ser bom para quem gosta.

Veja a carga horária de Engenharia Civil por semestre na Unopar

De modo geral, a carga horária de uma graduação é muito parecida em cada semestre. Afinal, você opta por um período de aula e ele deve ser seguido ao longo de todo o curso. Mas, nos períodos finais isso aumenta, devido ao TCC e estágio.

A seguir, veja qual a carga horária de Engenharia Civil na Unopar. Com isso, você já sabe o tempo que ficará em aula ao longo de cada semestre.

  • 1º semestre: 370 horas;
  • 2º semestre: 350 horas;
  • 3º semestre: 350 horas;
  • 4º semestre: 350 horas;
  • 5º semestre: 350 horas;
  • 6º semestre: 350 horas;
  • 7º semestre: 350 horas;
  • 8º semestre: 550 horas;
  • 9º semestre: 410 horas;
  • 10º semestre: 390 horas.

Por fim, reforça-se que a graduação tem duração de cinco anos. Por isso, é dividida em dez semestres.

Saiba como funciona a duração de um curso superior

A duração média da Faculdade de Engenharia Civil tem base no que é exigido pelo Ministério da Educação. Além disso, o tipo de formação também conta, por exemplo, tecnólogo, bacharelado ou licenciatura. 

O requisito mínimo pode ser de 2.400 horas e os cursos mais longos podem ir até 7.200 horas. Principalmente, os tecnólogos que tendem a durar menos, com dois a três anos. 

De acordo com os créditos, o tempo em sala de aula vai ser contado. Portanto, para completar um curso, eles precisam ser cumpridos de acordo para a pessoa se graduar. Assim, dá para saber quanto da carga horária foi cumprida pelo estudante.

No caso em que o aluno tem uma DP, ou seja, uma dependência, o tempo pode mudar. Porque, uma matéria ou mais precisa ser refeita, por não atingir uma meta. Então, muitas faltas ou a dificuldade da disciplina podem causar esse problema. 

Conheça a Unopar para fazer a sua faculdade

A Unopar foi fundada em 1972 e possui uma ótima flexibilidade de horários para atender aos alunos. Além disso, oferece modalidades de presencial, semipresencial e até mesmo a distância. Assim, seu objetivo é sempre dar apoio aos alunos com seus professores qualificados.

As formas de ingressar são várias e independente de quantos anos dura o curso, é uma ótima experiência. Ainda mais, hoje em dia, ela é bastante acessível para ingressar, por isso não perca tempo e se inscreva no vestibular da Unopar. 

Inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.