Faculdade de Agronomia no Paraná: onde estudar?

faculdade agronomia paraná

Desconto nota do Enem

A faculdade de Agronomia é uma das mais procuradas por estudantes que se interessam pelas Ciências Biológicas e Ciências Exatas. Trata-se de uma área do conhecimento com alta demanda por profissionais capacitados, o que faz com que o curso seja uma excelente aposta para entrar rapidamente no mercado de trabalho.

Muitos acadêmicos que desejam atuar no sul do Brasil, por outro lado, se perguntam se vale a pena tentar a faculdade de Agronomia no Paraná e se a região é capaz de oferecer boas oportunidades ao longo da carreira.

Pensando nisso, preparamos para você um conteúdo completo sobre o curso superior, com dicas para o mercado de trabalho em Agronomia e para escolha da melhor instituição na região. Ficou curioso? Então, não deixe de conferir!

O curso superior em Agronomia é riquíssimo e atual

O agronegócio é um dos grandes pilares da economia brasileira. Para se ter ideia, em 2019, o setor já era responsável por cerca de 21% do PIB nacional. Isso quer dizer que, na soma de todos os bens e serviços produzidos durante o ano no país, ele tem participação de mais de um quinto. Mesmo em momentos de crise, também se destaca entre as demais atividades econômicas.

Durante a crise provocada pela pandemia da Covid-19, por exemplo, a agropecuária foi o único setor com resultado positivo no PIB do primeiro trimestre de 2020, sendo a promessa de recuperação gradual da economia. Diante desses dados, você pode notar que o futuro é promissor para quem opta pelas Ciências Agrárias. Além de riquíssimo e atual, o curso de Agronomia no Paraná é a porta para um amplo mercado de trabalho.

A Unopar é uma das melhores faculdades para cursar Agronomia no Paraná

Se você ainda está em dúvida sobre onde estudar Agronomia no Paraná, vale conferir a faculdade Unopar. Essa é, sem dúvidas, uma das melhores da região por uma série de motivos. Entre eles, a qualidade do ensino oferecido por meio de aulas elaboradas por um corpo docente qualificado. A instituição também está presente em vários estados do país.

No Paraná, as unidades se concentram tanto na capital Curitiba quanto no interior, em Paranaguá, Foz do Iguaçu, Londrina, entre outros municípios. Há também a possibilidade de fazer o curso de Agronomia EAD, o que permite flexibilizar a rotina.

Confira alguns aspectos do curso!

Grade curricular

O curso de Agronomia é do tipo Bacharelado e tem duração de 5 anos, divididos em 10 semestres. Ao longo do curso, você terá contato com disciplinas teóricas e práticas que ajudam no entendimento sobre métodos de cultivo de solo e de vegetais, manejo de animais em fazendas, administração em processos de agricultura, desenvolvimento sustentável entre outros.

Formas de ingresso

Para entrar na faculdade e descobrir tudo sobre Agronomia, o método mais tradicional é prestar o vestibular. Nessa etapa, você será avaliado por meio de uma prova objetiva para garantir uma vaga.

No entanto, também é permitido utilizar a nota do Enem para ingressar no ensino superior ou fazer o vestibular online. Nesse caso, nem é preciso se deslocar até a unidade mais próxima para tentar uma oportunidade no curso.

Tour pela prova do Enem

Bolsas de estudos

Na Unopar, você ainda tem a possibilidade de amenizar o valor da faculdade de Agronomia, tanto por bolsas de estudos quanto por meio de descontos da própria instituição. O Prouni, por exemplo, é o programa de incentivo do governo que oferece de 50% a 100% de abono na mensalidade para quem comprova renda familiar de até 3 salários mínimos.

Outra possibilidade é recorrer à Bolsa Incentivo, oportunidade oferecida pela Unopar aos alunos que têm dificuldades de arcar com o investimento. Há ainda descontos com o Amigo Vale-Prêmio, no qual cada indicação rende abono na mensalidade.

Diferenciais da Unopar

Não é à toa que a Unopar é considerada uma das melhores faculdade de Agronomia no Paraná. Além de oferecer um sistema de ensino dinâmico que prepara para o mercado, a instituição ainda conta com diferenciais importantes, como as Aulas Destaque, desenvolvidas por profissionais com grande sucesso no mercado.

Outro diferencial são as certificações com parceiros, que disponibilizam cursos online e gratuitos para os graduandos. Lembrando que isso não apenas contribui para o currículo, como também complementa a graduação.

O mercado de trabalho regional é favorável para atuação na área

Como vimos até agora, a Ciência Agrária é uma das áreas mais ricas para atuar no mercado e se encontra em plena expansão. Para você ter ideia, atualmente, a média salarial de um profissional da área é de R$ 6.423,12*, podendo ser maior dependendo da especialização, da região na qual se pretende trabalhar e do cargo ocupado pelo agrônomo.

Uma possibilidade, por exemplo, é fazer a defesa sanitária, que é o controle de pragas em lavouras. O agrônomo, da mesma forma, é capacitado para cuidar de todo o processo de alimentação, saúde e reprodução de animais no manejo em fazendas. Também podemos citar os estudos de solo e água, de modo a favorecer o cultivo de grãos e outros vegetais. Confira mais alguns campos para trabalhar na área de Ciências Agrárias:

  • administração de territórios rurais;
  • indústria de alimentos;
  • biotecnologia e melhoramento de plantas;
  • gestão da sustentabilidade em propriedades de manejo.

Qualifique-se e tenha acesso aos melhores cargos!

Sem dúvida, cursar faculdade de Agronomia no Paraná pode abrir portas para o mercado de trabalho. Muitos estudantes que se interessam pela área, no entanto, têm dúvidas sobre onde cursar. Nesse sentido, vale conferir os diferencias da Unopar, tanto no que se refere à qualidade do ensino quanto às formas de ingresso alternativas. Isso sem contar que a Unopar EAD é líder no Brasil, o que também pode favorecer o seu estudo.

Lembre-se sempre que uma boa qualificação valoriza o currículo e aumenta as chances de conseguir bons cargos. Afinal, as empresas na área terão a certeza de que você desenvolveu conhecimento teórico e prático satisfatório para uma atuação de excelência.

E aí? Curtiu as dicas? Agora que você já sabe escolher onde estudar no Paraná, não deixe de se inscrever no vestibular de Agronomia da Unopar!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados