Aprenda tudo sobre a Faculdade de Comércio Exterior!

A Faculdade de Comércio Exterior é um curso da área de exatas. Em resumo, o curso  capacita o aluno para gerir a compra e venda de produtos e serviços entre governos e empresas de diferentes países. Então, vale a pena conhecer mais sobre esse ramo.

Faculdade de Comércio Exterior

Este curso tem dois anos de duração e se apresenta no modelo de tecnólogo na Unopar, ou seja, formação rápida com foco no mercado de trabalho. Logo após a conclusão do curso o aluno estará apto para começar a atuar na profissão de forma imediata.

Vale citar que os cursos deste tipo, apesar de uma duração mais curta, têm o mesmo peso no mercado que uma graduação como bacharel. Além disso, eles são aceitos em provas para concurso público, por exemplo.

O curso é indicado para pessoas que têm facilidade e gostam de números, idiomas, geografia e em especial, raciocínio lógico. Isso porque, resolver problemas e participar de negociações, são tarefas constantes na profissão.

Mercado de Trabalho do Comércio Exterior

De modo geral, quem opta pelo bacharelado inicia a carreira na área comercial, ou seja, negociando preço, prazo, forma de pagamento e entrega. Por outro lado, o técnico fica responsável pelas áreas da operação como despacho, cotação do câmbio e aduaneira.

O salário do profissional após a Faculdade de Comércio Exterior 

Em linhas gerais, ao final da Faculdade de Comércio Exterior o perito da área técnica começa com um salário de R$ 1,9 mil segundo o portal Vagas. Já um analista recebe um salário em torno de R$ 2,89 mil conforme o Trabalha Brasil, mas isso varia com o cargo.

Competências do profissional da área do Comércio Exterior

Para o ingresso na carreira de Comércio Exterior, além do saber necessário, essas aptidões vão te ajudar a chegar mais longe. Algumas você já adquiriu no decorrer da vida, outras precisam ser construídas. Então, há uma lista com as principais:

  • Ter iniciativa;
  • Ser organizado;
  • Capacidade de criar planos e geri-los;
  • Saber liderar.

Esse setor é muito dinâmico e exige que esse perito tenha atualização frequente para acompanhar as regras e legislações vigentes. Portanto, ele deve estar antenado a tudo que acontece no país e no mundo para atender às novas demandas do mercado.

Faculdade de Comércio Exterior e as áreas de atuação

O principal foco do setor são os acordos de importação e exportação. Por isso, ao final do curso, com as saberes necessários que a profissão exige, o aluno poderá atuar em diversas áreas com salários diferenciadas:

  • Logística e gestão de cargas;
  • Consultoria e marketing internacional;
  • Financeira e cambial;
  • Aduaneira.

Após escolher o setor que melhor descreve seus pontos fortes, você terá que realizar uma série de funções para o sucesso dos processos. Então, a lista a seguir tem as principais tarefas para quem conclui a Faculdade de Comércio Exterior:

  • Criação de documentos e planos de importação e exportação;
  • Consultoria e análise dos riscos de mercado;
  • Logística e marketing internacional, entre outras.

Um perito deste setor pode atuar também na carreira acadêmica com a prática de pesquisas em instituições de ensino superior. Portanto, são diversas as opções de atuação no mercado de trabalho.

Tipos de empresas que contam com um profissional da área do Comércio Exterior

Empresas privadas exigem esse tipo de perito, mas há outros meios de negócios onde você poderá atuar depois de formado, como agências e órgãos internacionais. Além disso, as pequenas e médias empresas geralmente contratam para consultoria.

Carreira pública em Comércio Exterior

Órgãos públicos também são uma chance de atuação mediante concurso, basta apresentar o diploma e se candidatar a um cargo que exija o ensino superior. Por fim, com essa variedade de opções no mercado o que não faltam são vagas para esse tipo de profissional.

Disciplinas da Faculdade de Comércio Exterior

Este curso superior envolve matérias do universo do Comércio Exterior, bem como, disciplinas da área de Exatas. Então, nesta lista há os principais conteúdos que farão parte da sua rotina durante a faculdade:

  • Economia;
  • Administração;
  • Matemática Financeira;
  • Estatística;
  • Contabilidade.

Já com relação às matérias específicas da Faculdade de Comércio Exterior, são essenciais as que estão na lista a seguir. Além disso, a prática de idiomas se torna crucial:

  • Logística, negócios e direito internacionais;
  • Sociologia;
  • Línguas como inglês e espanhol.

Cada instituição de ensino superior tem suas regras, mas de forma geral é obrigatório um trabalho de conclusão do curso, além da prática de estágio. Por fim, existem várias formas de ingressar nessa profissão quando se fala da Unopar.

Dicas para quem quer seguir essa carreira profissional

Essas cinco dicas vão te ajudar a ter um maior retorno no setor. Isso porque são uma espécie de passo a passo para você começar a sua carreira com o pé direito e sem sustos quanto às chances no mercado ao final do curso:

  • Comece escolhendo uma boa faculdade;
  • Domine outros idiomas;
  • Conheça as leis;
  • Faça networking;
  • Tente um estágio na área.

De nada adianta boas notas em várias matérias se você desconhece outro idioma, por exemplo. Afinal, a área exige o contato com outros países. Então, fique atento a todos os pontos para ter uma carreira de sucesso.

Escolha a Unopar para te ajudar a construir sua carreira

Há 49 anos no mercado, a Unopar é vista como uma faculdade de peso na carreira de diversos especialistas. Isso porque tem uma grade curricular dinâmica e com profissionais da área que tornam o saber interativo.

Com a Unopar o aluno conta com polos de ensino em todo o país, além de escolher entre os modelos presencial, semipresencial e EAD para que você estude da forma que melhor o atender onde e quando quiser.

Diferenciais Unopar

A Aula Destaque traz peritos que atuam no mercado e construíram uma carreira de sucesso para interagir com os alunos que estão no início da sua jornada. Portanto, essa troca é rica e transmite a confiança necessária para seguir crescendo.

O aluno conta também com o Canal Conecta com vagas de emprego e estágio, bem como um sistema de ensino versátil e alinhado com as tendências do mercado. Por fim, o apoio personalizado e a avaliação continuada fecham a gama de diferenciais da Unopar.

Faça hoje mesmo a sua inscrição!

Aqui você encontra tudo que precisa saber sobre a Faculdade de Comércio Exterior. Portanto, basta dar o pontapé inicial com a Unopar para a sua carreira profissional. 

Inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.