Conheça tudo sobre a área de Comércio Exterior

Desconto nota do Enem

Pode não ser tão claro como um profissional de Comércio Exterior atua, por isso, são habituais as dúvidas sobre o curso e mercado de trabalho. Por isso, conheça tudo da área e descubra se é a ideal para você.

O que é Comércio Exterior?

Quem trabalha no campo deve lidar com questões de comercialização entre os países. Assim, suas tarefas vão depender do cargo e porte da empresa em que está. Mas, o comum é que suas funções são ligadas a:

  • Exportação e importação de produtos;
  • Pesquisa de mercado;
  • Logística internacional;
  • Contratos;
  • Legislação aduaneira.

Para entrar no mercado de trabalho de Comércio Exterior é possível fazer Administração ou Economia. Depois, é essencial entrar em uma pós-graduação para aprender sobre esse campo. Porém, há a opção de fazer um tecnólogo, sem passar por outras graduações.

Onde um profissional da área pode trabalhar?

Existem diversos caminhos para seguir após se formar, e o aluno vai ter contato com cada um deles no curso. As vagas de emprego são tanto em cargos públicos quanto privados, em locais como:

  • Secretarias estaduais ou municipais;
  • Indústrias ou comércios;
  • Ministérios;
  • Instituições financeiras;
  • Órgãos federais.

Quais são os conhecimentos necessários em Comex?

É preciso estar muito preparado para lidar com números ao entrar no curso de Comércio Exterior. Apesar de não ser uma área composta apenas por Exatas, são usados muitos conhecimentos de Matemática e Economia.

Como o empregado vai tratar de assuntos como negociações, contratos e cotações, também é preciso saber sobre Direito e Legislação. Além disso, por trabalhar com outros países, saber outras línguas é importante.

O inglês e espanhol ainda são os dois idiomas básicos. Mas, também é bom aprender sobre a língua do país que será feita a comercialização. Ainda mais, com o mercado mundial atual, estudar mandarim pode ser um grande diferencial ao se candidatar às vagas.

Principais áreas de Comércio Exterior

Existem três campos que se destacam e podem chamar atenção dos alunos. Por meio deles, é possível entender melhor sobre o dia a dia da profissão. Além disso, também mostra quais são os caminhos para um estudante de Comércio Exterior.

Importação e exportação

Como a exportação e importação é importante para a economia, essa área é uma das mais famosas de Comex. Também não é difícil achar vagas para quem quer trabalhar no campo. 

É preciso lidar com o processo para que tudo ocorra bem. Isso inclui estar de acordo com as leis dos países que participam da negociação. Então, algumas das funções são verificar documentação e conversão de moedas.

Aduaneira

O profissional também lida com documentações, mas nesse caso fiscaliza o que entra e sai. Além disso, verifica se tudo ocorre de acordo com a lei, podendo trabalhar em aeroportos ou fronteiras. Por fim, é um cargo público, bom para quem quer passar por concursos.

Gerenciamento financeiro e cambial

Essa área é ótima para quem gosta de lidar com números, já que analisa taxas de câmbio. O empregado lida tanto com compra quanto venda, além de também poder trabalhar com investimentos ou empréstimos.

Como é o mercado de trabalho?

Uma das maiores dúvidas antes de iniciar o curso é como está o mercado de trabalho. Mas, não é preciso se preocupar, já que há inúmeras chances para o profissional de Comex. Ainda mais, por poder atuar em muitas áreas, as oportunidades de emprego são grandes.

Tour pela prova do Enem

Os centros comerciais e polos industriais são os locais em que mais se encontram vagas. Afinal, as empresas que lidam com o mercado exterior costumam ir para os grandes centros.

Ter um diploma de Comércio Exterior também abre oportunidades para trabalhar em empresas internacionais. Assim, pode ser uma boa opção para quem tem o sonho de morar fora.

Qual é o salário da profissão?

O valor ganho por mês vai depender da experiência, cargo e região em que trabalha. Por isso, é muito importante fazer estágios ou programas de trainees, algo que agrega no currículo. Desse jeito, a chance de começar recebendo um salário maior é grande.

A média de quem trabalha na área é de R$ 2.229,19 por uma jornada de 43 horas semanais. Mas, existem cargos em Comércio Exterior que podem chegar até mais de R$ 18 mil.

O perfil do estudante de Comércio Exterior

Ao fazer um curso, tanto as instituições quanto o mercado de trabalho exigem certas habilidades. Isso não quer dizer que o aluno só pode se matricular se tiver todas as características. Mas, elas são adquiridas durante a faculdade ou com experiência na área.

No caso do Comex, ser organizado é essencial no curso e no trabalho. Afinal, vai ser preciso lidar com prazos e logística. Para não acontecer nenhuma confusão, saber se planejar para cumprir as tarefas é um dos requisitos da profissão.

Estar atualizado sobre o comércio também é importante, ainda mais o internacional. Assim, é possível entender o impacto que as mudanças vão causar no setor em que trabalha. Um bom exemplo é a pandemia da Covid-19, que afetou o mercado mundial.

O curso de Comex

Quem quiser se formar em Comércio Exterior pode fazer um tecnólogo com duração de dois anos. Então, nas aulas o aluno aprende tudo sobre a área, além de focar na prática. Desse jeito, obtém mais experiência, que vai contar muito para o mercado de trabalho.

É possível concluir todo o curso de forma online, além de haver opções presenciais e semipresenciais. Além disso, as matérias são as mais importantes para quem quer lidar com o comércio internacional, por exemplo:

  • Raciocínio Lógico Matemático;
  • Negócios Internacionais;
  • Gestão de Pessoas, bem como, de Projetos;
  • Inglês Instrumental para Comércio Exterior;
  • Matemática Financeira.

Saiba em qual instituição fazer Comércio Exterior

Para a jornada na profissão iniciar da melhor maneira, é preciso de uma boa faculdade. Afinal, apesar do aluno ser responsável por adquirir conhecimento, a instituição serve como um apoio.

Fazer Comércio Exterior no melhor lugar é o primeiro passo para ter sucesso. Assim, a Unopar é excelente quando o assunto é ensino. Seja presencial ou EAD, a instituição fornece a melhor experiência para os seus alunos.

Com um corpo docente qualificado, o estudante tem aulas com ótimos professores. Além disso, a Unopar tem parceria com o Canal Conecta, com vagas exclusivas para os alunos. Ou seja, é dado todo o apoio para o crescer na carreira.

Não perca a chance de entrar na melhor faculdade de Comércio Exterior. Escolha fazer o seu curso dos sonhos em uma instituição que se preocupa com o seu futuro. 

Inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados