
Saber o que se faz em Comércio Exterior é importante para quem gosta de áreas dinâmicas e deseja levar esse curso em conta na hora de escolher uma profissão. Então, a seguir, conheça as principais atribuições desse profissional.
- 1 O que um profissional de Comércio Exterior faz?
- 2 Saiba o que é Comércio Exterior
- 3 Quais são os setores que um profissional de Comércio Exterior atua?
- 4 1- Comércio Exterior em aduaneiras
- 5 Agora como ser um despachante aduaneiro?
- 6 2- O que faz um auxiliar?
- 7 3- Saiba o que faz um Coordenador de Comércio Exterior
- 8 4- O que se faz em Comércio Exterior como gerente?
- 9 5- Consultor em Marketing Internacional
- 10 Onde trabalhar com o curso de Comércio Exterior?
- 11 Quanto ganha um profissional de Comércio Exterior?
- 12 Por que fazer Comércio Exterior na Unopar?
O que um profissional de Comércio Exterior faz?
Como o nome sugere, essa é a pessoa preparada para mediar as ações de compra e venda que acontecem entre países. Portanto, caso uma empresa inglesa queira vender algo no Brasil, é esse profissional quem vai fazer toda a pesquisa de mercado, por exemplo:
- Produtos que vendem mais no Brasil no setor que a empresa atua;
- Estudar as leis de importação e exportação de ambos os países;
- Saber quais são as taxas de impostos sobre esses itens.
Mais além, o profissional em Comércio Exterior pode exercer outras funções que envolvem análise e planejamento de estratégias não apenas da venda em si, mas dos custos de transporte e tendências de mercado.
O que se faz em Comércio Exterior, portanto, é vasto e existem chances de atuação para diversos perfis. Por exemplo, falar outra língua é importante, mas não é obrigatório para a área.
Saiba o que é Comércio Exterior
É um curso que pode ser em nível superior com Tecnólogo em Comércio Exterior ou em nível técnico. Então, o foco é formar pessoas capazes de lidar com o estudo de culturas e leis diferentes, bem como desenvolver as soft skills que a profissão exige.
Quais são os setores que um profissional de Comércio Exterior atua?
Com o grande número de países e setores que envolvem compra e venda, o que se faz em Comércio Exterior varia muito. Aliás, é por esse motivo que quem trabalha com isso deve ser alguém dinâmico e que tenha vontade de aprender sempre.
As áreas em que um profissional em Comércio Exterior pode atuar são, por exemplo:
- Despachante Aduaneiro;
- Auxiliar;
- Coordenador de Comércio Exterior;
- Gerente;
- Consultor em Marketing Internacional.
Dito isso, a seguir, saiba qual é responsabilidade do tecnólogo em cada um desses setores e quais são os locais de trabalho para cada um.
1- Comércio Exterior em aduaneiras
Nesse setor, o profissional é um representante de uma empresa e precisa lidar com documentos e produtos que estão entrando ou saindo do país. Portanto, o que se faz em Comércio Exterior em aduaneiras é:
- Análise de documentos;
- Verifica a legalidade de mercadorias em aeroportos e fronteiras;
- Calcula e paga tarifas, bem como impostos sobre armazenamento e transporte;
- Assinam diversos documentos de natureza fiscal;
- Precisa conhecer todas as normas e regulamentos do cargo no Brasil.
Agora como ser um despachante aduaneiro?
Para iniciar nesse cargo, a pessoa precisa de dois anos de experiência como ajudante. Então, após esse período, ele está apto a fazer a prova teórica e ganhar o título de despachante para começar a atuar.
2- O que faz um auxiliar?
Faz a parte mais técnica do serviço como o registro de dados sobre operações, documentos sobre importações e exportações, por exemplo. Então, é uma de suas atribuições atuar ao lado do despachante aduaneiro.
3- Saiba o que faz um Coordenador de Comércio Exterior
Ele tem uma visão mais ampla sobre os processos de o que se faz em Comércio Exterior, por isso, é ele quem:
- Contrata fornecedores do país ou estrangeiros;
- Aprova despacho de cargas;
- Faz negociações de frete e fechamento de câmbio;
- Analisa e aprova documentos dos produtos que estão entrando ou saindo do país.
4- O que se faz em Comércio Exterior como gerente?
Nesse cargo, o profissional já deve ter mais experiência e senso crítico, pois suas atribuições vão além da análise de produtos e papeladas. Assim, ele é quem:
- Analisa cenários na economia e vendas;
- Cria estratégias para atrair mais mercados e fornecedores;
- Lida com as transações comerciais fora do país e suas regras;
- Gerencia processos de logística em geral.
5- Consultor em Marketing Internacional
Entenda que como o que se faz em Comércio Exterior envolve noções profundas de questões legais, culturais e de comércio, quem tem essa formação pode trabalhar como consultor. Então, nessa função os seus campos de atuação são muito amplos e diversos.
Ele pode trabalhar tanto de forma autônoma quanto ser o funcionário especialista de uma grande empresa, por exemplo. Assim, uma das suas atribuições é estudar como essa organização pode se inserir no mercado fora do país e qual seria o produto ideal para isso.
Note que ele também pode criar um plano de negócios e definir estratégias de Marketing que se adaptem a cada cenário e local. Portanto, o perfil dele deve ser dinâmico e curioso para os mais diversos assuntos.
Onde trabalhar com o curso de Comércio Exterior?
As opções variam entre os órgãos públicos e privados, pois ambos atuam em parceria nas trocas comerciais que acontecem entre os países. Portanto, algumas alternativas de trabalho para o que se faz em Comércio Exterior são:
- Atuar em empresas que importam produtos;
- Trabalhar em organizações que exportam mercadorias;
- Fazer o despache de itens em aduaneiras;
- Ser um agente de cargas;
- Trabalhar em empresas do ramo de navios mercantis.
Quanto ganha um profissional de Comércio Exterior?
Os valores variam de acordo com o cargo e as funções que desempenha. Mas, em geral, o salário mínimo é cerca de R$ 1.500 mil até R$ 10 mil na posição mais alta da hierarquia. Contudo, caso ele trabalhe como autônomo, pode ganhar ainda mais.
Por que fazer Comércio Exterior na Unopar?
A Unopar é uma instituição de referência em educação e há quase 50 anos forma pessoas preparadas para o mercado de trabalho. Aliás, não apenas para a prática do dia a dia, mas também com as habilidades sociais e humanas que ele exige.
Tudo isso é acessível ao aluno, graças ao time de professores e apoio que ele pode ter durante todo o curso. Assim, tanto em conteúdos teóricos, quanto para começar a estagiar e trabalhar nas melhores empresas do país, ele recebe todo o suporte.
Agora que você já sabe o que se faz em Comércio Exterior e como esse curso pode abrir portas para o sucesso na carreira, não perca mais tempo.
Então, inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.