Faculdade de DevOps: conheça o curso e a profissão

faculdade de devops

Em um cenário de crise econômica, a área de Desenvolvimento foi uma das que apresentou melhor desempenho, com alta demanda no mercado. Dentro desse setor de Tecnologia da Informação (TI), se destaca a faculdade de DevOps, especialidade sob medida para quem sempre sonhou em trabalhar com ferramentas inovadoras e praticar a cultura da automação.

O Tecnólogo em DevOps forma profissionais que sabem desenvolver softwares dentro da metodologia ágil e atuam em parceria com o time da operação de tecnologia. Trabalham para gerar estabilidade e mais valor para negócios, independentemente do segmento.

Tem interesse por essa especialidade na área de Desenvolvimento? Então, continue com a gente. Vamos mostrar quais as possibilidades de atuação para esse profissional, como é a faculdade de DevOps e como está mercado de trabalho para desenvolvedores que seguem essa linha tão promissora. Confira!

Quais são as possibilidades de atuação na área de Desenvolvimento?

A transformação digital é uma realidade. Nesse sentido, é de se esperar que a área da tecnologia esteja cada vez mais em alta no mercado. Dentro desse setor, o campo para desenvolvedores chama a atenção, crescendo mesmo durante a crise.

Ou seja, é uma boa escolha apostar em cursos EAD na área de TI para conseguir aproveitar as oportunidades que surgem nesse momento sem abrir mão da segurança de estudar em casa.

Entre as opções de carreira para se tornar o desenvolvedor que o mercado procura estão DevOps, Dev Back-End, Dev Mobile, Dev Web, além de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Em comum, são cursos que formam profissionais procurados pelas maiores empresas de tecnologia do mundo, o que é sinônimo de alta empregabilidade. Os salários também são atrativos. Um DevOps ganha cerca de R$ 6.008* por mês, por exemplo.

Esse valor pode mudar de acordo com a experiência do profissional, porte da empresa e qualificação adquirida ao longo dos anos. Por isso, se qualificar e investir em uma faculdade de qualidade é passo essencial para se desenvolver na carreira e se destacar em uma das melhores profissões do mercado.

Como é a graduação em DevOps?

Gosta muito de computadores, se interessa por como os softwares funcionam e tem afinidade com lógica e matemática? Então, o DevOps pode ser a sua vocação profissional. Mas, para ter certeza, é importante saber um pouco mais como funciona a faculdade de DevOps.

Aqui na Unopar, o curso de DevOps é um Tecnólogo. Por isso, sua duração é mais curta do que uma graduação tradicional. Em apenas 4 semestres você já está formado e pode começar sua carreira como desenvolvedor com maior rapidez.

A grade curricular do curso de DevOps conta disciplinas específicas para essa carreira a partir do terceiro semestre, como:

  • Infraestrutura Ágil;
  • Integração Contínua;
  • Entrega e Implantação Contínua;
  • Segurança da Informação;
  • Qualidade e Automação de Testes;
  • Monitoramento e Indicadores;
  • Governança de Tecnologia;
  • Desenvolvimento e Monitoramento de Dashboards.

Sobre modalidades de ensino, o curso de DevOps da Unopar é EAD 100% online. Ou seja, o aluno só precisa ir ao polo para o encontro inaugural e, depois disso, duas vezes por semestre para fazer provas.

Todas as aulas acontecem pela internet e os estudantes têm o apoio de um tutor online para eventuais dúvidas. O suporte virtual é contínuo durante todo o tempo. As Disciplinas Interativas (DIs) são acompanhadas com o apoio de material didático digital. A interação com os colegas de curso é feita por meio de fóruns interativos.

Teste Vocacional Rápido

A modalidade 100% online é sob medida para quem tem um estilo de vida dinâmico, pois permite que o estudante monte os próprios horários e estude quando e onde for mais conveniente.

O preço da faculdade de DevOps na modalidade tecnólogo 100% online é outro benefício: o valor costuma ser mais baixo do que o de uma graduação tradicional presencial.

Os alunos Unopar ainda contam um diferencial: acesso a Aula Destaque. Nesse modelo de aprendizagem por experiência, os estudantes dos cursos de Desenvolvimento têm ao seu alcance aulas online com profissionais conceituados do mercado, como Glauber Gallego e Rafael Mattje.

Eles compartilham não só sua trajetória como dicas valiosas sobre sua área de atuação e outros temas relativos ao dia a dia de trabalho.

Qual é o perfil do profissional de DevOps?

O profissional de DevOps tem todas as habilidades e competências para atuar nas áreas de sistema e de infraestrutura. Esse desenvolvedor é capacitado para operar durante todo o ciclo de planejamento, do desenvolvimento, automação e serviço até o produto final.

Depois de formado, o DevOps sabe como identificar as necessidades de uma empresa, independentemente do segmento, e definir qual o software indicado para ela. Entre as competências desenvolvidas após o curso estão:

  • capacidade de realizar a automatização e otimização de processos com o uso de ferramentas de alto desempenho;
  • capacidade de buscar melhorias contínuas em sistemas e infraestrutura de TI;
  • habilidade para melhorar a performance da equipe e tornar mais ágil o processo de criação de softwares;
  • criação de indicadores e métricas para compor dashboards.

Como está o mercado de trabalho para DevOps?

O mercado de trabalho para DevOps é promissor. Não à toa o interesse por essa carreira cresceu 91% na internet entre 2018 e 2020**. Entre as principais áreas de atuação para os formados em DevOps estão a automatização e otimização de processos, desenvolvimento de dashboard e integração de entregas contínuas.

Ao longo da carreira, o profissional pode galgar alguns degraus, chegando a funções como DevOps Engineer, com salário médio de R$ 8.194* por mês. Para isso, é essencial estar sempre atento a tudo relacionado com inovação, buscar a capacitação constante e sempre investir no desenvolvimento pessoal.

Se você já quer ficar por dentro das vagas para DevOps, acesse agora mesmo o Canal Conecta. O site, exclusivo para alunos Unopar, reúne diversas oportunidades para diferentes áreas de atuação de acordo com o perfil do candidato.

Agora é com você!

A faculdade de DevOps é opção que deve ser considerada por quem tem aptidão para o mercado de softwares, metodologia ágil e afinidade por integrar times.

Se você deseja seguir essa carreira promissora na área de Desenvolvimento, inscreva-se no vestibular Unopar e dê o primeiro passo para uma trajetória de sucesso!

*Sujeito a alteração.

**Fonte: Google Trends.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.