Vocação profissional: o que é e como descobrir a sua?

vocação profissional

Quem nunca ouviu a pergunta: você quer ser o que quando crescer? Encontrar uma resposta nem sempre é fácil, pois é preciso muita dedicação e estudo para identificar a vocação profissional. Ela se refere à predisposição ou aptidão que uma pessoa tem para alguma profissão, de acordo com seus interesses, dons e talentos.

Portanto, é fundamental entender qual é a sua inclinação nesse sentido antes de optar pela carreira. A falta de orientação ou experiência, além pressionar uma tomada de decisão, aumentam a chance de você escolher uma profissão com a qual não tenha muito afinidade.

Para auxiliar da melhor maneira possível, mostraremos neste post algumas dicas para descobrir a vocação profissional. Confira!

O que é a vocação profissional?

A vocação profissional é a tendência que alguém tem para exercer uma profissão, de acordo com suas preferências e habilidades, assim como o estilo de vida, desejos etc. Essa é a direção mais adequada para optar pela carreira que quer seguir.

As perspectivas de futuro, o contexto social, o autoconhecimento, o interesse por uma área e o mercado de trabalho podem ser o ponto essencial para o processo de escolha de uma profissão.

É comum que ocorram dúvidas, incertezas e inseguranças nesse caso, principalmente pela pressão de familiares e excesso de informação a qual estamos expostos. Contudo, devemos escolher nossa carreira de acordo com nosso desejo, além de fazer uma autoavaliação e reflexão.

Como descobrir sua vocação profissional?

Se você deseja saber como encontrar o seu talento e transformá-lo em uma carreira de sucesso, confira as dicas abaixo!

Pratique o autoconhecimento

O autoconhecimento é um bom aliado para desmitificar o que você acha sobre si mesmo e despertar a necessidade que nem imaginava que poderia existir. Utilizá-la para optar pela profissão é uma ótima estratégia e com grande possibilidade de acerto.

Além de auxiliar no controle da ansiedade, é possível compreender o que tende a fazer você feliz. Também permite conhecer pontos fortes e fracos para planejar o futuro e trabalhar soluções. O perfil de determinada pessoa está relacionado com alguns tipos de profissão.

Alguém criativo, que gosta de animais e se preocupa com o bem-estar pode cursar Medicina Veterinária. Já quem se dá bem ao atuar em equipe e gosta de cuidar de pessoas tem pela frente os caminhos da Enfermagem, por exemplo.

Faça um teste vocacional

Muitas pessoas que buscam a mudança de carreira ou aquelas que querem saber qual área mais tem a ver com elas fazem o teste vocacional. Ele consiste na análise psicológica que considera algumas características pessoais para compreender em qual ramo ela se sairá melhor no mercado profissional.

Entretanto, é fundamental entender que esse teste não diz o que você nasceu para fazer ou o que realmente vai cursar. Na realidade, nenhuma avaliação consegue isso. O que ele faz é compreender qual profissão se encaixa melhor na sua característica pessoal. Talvez você nem goste muito da área, mas seria um bom profissional nela.

Faça coaching

O coaching é uma maneira de orientação profissional que conduz a pessoa a descobrir o que interessa que atenderá as expectativas profissionais e pessoais futuras. Nesse caso, você deverá identificar a sua missão de vida e seu valor, além de desenvolver capacidades e habilidades.

No coaching, é possível se autoconhecer e descobrir o que poderá despertar a sua curiosidade e como você se enxerga daqui alguns anos. Por exemplo, caso tenha facilidade e habilidade para cozinhar, talvez o curso de Gastronomia seja uma opção.

Uma das vantagens dessa orientação é que você participará de um processo de contínua evolução. Mais do que escolher a profissão, é possível desenvolver uma técnica para ser um profissional completo.

Converse com profissionais formados

Quem melhor para tirar todas as suas dúvidas sobre a profissão que quer seguir do que os próprios profissionais da área? Assim, caso deseje cursar Direito ou Marketing, por exemplo, tente bater um papo com quem já é formado.

Essa conversa pode ajudar a entender melhor o dia a dia da profissão, como é a rotina, os desafios encontrados, entre outros. Talvez o que você queira não é aquilo que vai encontrar. É bem importante tirar todas as dúvidas.

Pesquise sobre o curso

Essa dica é essencial para qualquer um, mesmo quem já tem uma noção de qual profissão seguir. Estar por dentro das especializações, média salarial, campos em alta e o mercado é muito importante. Além disso, não se esqueça de pesquisar sobre as faculdades que oferecem cursos que você tem interesse, a duração etc.

Estude sempre

O mercado de trabalho é muito dinâmico e passa por mudanças constantes –– principalmente nos últimos anos, em decorrência da tecnologia e da nova mentalidade das empresas, que priorizam o consumo consciente e a inovação, reduzindo despesas.

Entender como funciona a dinâmica das profissões e escolher a melhor para você são condutas que necessitam de estudo. Construir uma carreira é um processo constante e, por essa razão, a vocação profissional é fundamental. Afinal, optar por uma área da qual realmente goste pode facilitar o processo de procurar novos conhecimentos.

Isso é importante para o planejamento da sua trajetória no mercado do melhor modo possível e manter a expectativa alinhada às possibilidades reais da sua carreira.

Após optar pela profissão certa, chegou o momento de escolher uma faculdade, não é mesmo? Uma instituição de ensino de qualidade faz toda a diferença no momento da formação, facilitando o seu ingresso no mercado de trabalho.

Aqui na Unopar, você encontrará um leque de opções de cursos com diferentes modalidades de ensino, como presencial e a distância, ideais para quem busca uma graduação completa. Além disso, temos cursos de todos os formatos: Tecnólogo, Licenciatura ou Bacharelado.

Quem estuda na Unopar conta com um diferencial: as Trilhas de Carreira, atividades extracurriculares que ajudam os estudantes a desenvolver habilidades complementares, se tornando os profissionais que o mercado procura.

Chegou a sua vez!

Como vimos, a vocação profissional ajuda você a ter autoconhecimento, facilitando a escolha da profissão e até dando mais motivação para trabalhar. Por isso, não deixe de buscá-la e peça ajuda sempre que necessário.

Gostou deste post e quer complementar a sua leitura? Então, saiba o que é plano de carreira e qual a sua importância!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.