Plano de carreira: o que é e qual sua importância?

estudante fazendo plano de carreira

O plano de carreira é uma ótima ferramenta para você direcionar escolhas relacionadas com trabalho e estudo. Nele, definimos nossos objetivos e metas, criando um mapa com o caminho entre momento de vida atual e o que desejamos realizar. Logo, adquirimos clareza sobre os desafios profissionais.

Nos últimos anos, esse planejamento ganhou força graças ao crescimento do autogerenciamento de carreira. As pessoas não ficam mais esperando treinamentos e cursos oferecidos pelos empregadores, mas assumem o protagonismo na busca por qualificação e experiência para impulsionar a carreira.

Então, se você deseja melhores oportunidades profissionais, quer alcançar clareza sobre seus objetivos ou deseja uma mudança de carreira, não deixe de conferir este conteúdo.

Ao longo dos próximos tópicos, explicamos como ter um plano de carreira para orientar as suas ações. Vamos lá?

O que é um plano de carreira?

O plano de carreira é a definição do caminho profissional de uma pessoa. A ideia é estabelecer o que ela quer ser no curto, médio e longo prazo em termos profissionais, projetando potenciais estratégias para alcançar os objetivos estabelecidos.

Como o mundo está em constante mudança, esse planejamento é continuamente aberto à revisão. O direcionamento inicial precisa ser reavaliado, de tempos em tempos, para saber se os interesses e condições que motivaram as decisões ainda são válidos.

Um exemplo é a automação de processos. Com ela, pessoas que antes realizavam tarefas repetitivas tiveram de se adaptar ao uso dos programas de computador. E isso teve reflexos nos planos de carreira, que passaram a contar com mais competências ligadas à tecnologia da informação.

Qual é a importância do plano de carreira?

Os planos de carreira podem ser definidos por empresas para os seus funcionários ou pelas pessoas para si mesmas. No primeiro caso, a importância é melhorar as condições do colaborador, dando perspectiva de crescimento e promovendo os treinamentos necessários para que ele alcance sucesso na organização.

Por sua vez, quando a própria pessoa se planeja, o foco principal é ter metas e tomar as decisões mais adequadas. Um bom plano ajuda a definir, dentro de todas as opções disponíveis, quais delas fazem sentido para realizar os objetivos propostos.

Se uma pessoa, por exemplo, deseja assumir um cargo de liderança em uma empresa, o curso de Administração estará entre as opções mais interessantes. No entanto, você só saberá disso se tiver clareza do seu objetivo.

Por fim, saber como montar um plano de carreira ajuda a escolher a melhor qualificação. De acordo com o que você estabeleceu é que serão escolhidos cursos, experiências profissionais e títulos. Não à toa, um bom planejamento passa pela definição da faculdade. Saiba que, aqui na Unopar, nossa prioridade é ajudar você a progredir na profissão, seja qual for a modalidade em que estudar.

Como elaborar um plano de carreira?

Ter um plano de carreira exige reflexão sobre 3 pontos: seu momento atual, o ponto em que você quer chegar e o caminho a ser percorrido. Além disso, é importante dividir o planejamento em etapas, com metas de curto, médio e longo prazo. Veja só os passos a seguir!

Faça uma avaliação pessoal

Um ponto de partida é entender mais sobre quais são as suas aptidões, interesses e circunstâncias atuais. Você pode realizar testes vocacionais, listar as opções de crescimento no emprego atual, pesquisar sobre as carreiras existentes, entre outras práticas.

Para organizar as informações, muitas pessoas utilizam a matriz SWOT. Trata-se de avaliar duas questões sobre si mesmo e duas sobre as suas circunstâncias atuais, que seriam o aspecto interno e externo da avaliação. Responda ao seguinte:

  • Quais são as suas fraquezas?
  • Quais são as suas forças?
  • Quais são as oportunidades do contexto profissional?
  • Quais são as ameaças do contexto profissional?

Defina objetivos

O passo seguinte é buscar os objetives and key results (OKRs), ou seja, objetivos e resultados-chave da sua carreira profissional. O primeiro é o que você quer ser, e o segundo é a situação que mostra que você alcançou o objetivo.

Imagine que você quer ser advogado. Para isso, precisa obter o diploma de nível superior em Direito e ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Aliás, esses dois resultados vão dar origem a estratégias. Por exemplo, aqui na Unopar, os alunos têm acesso ao curso Saraiva Aprova, que realiza a preparação e serve de meio para concretizar o resultado-chave de passar na prova da OAB.

Elabore estratégias

Os objetivos devem ser divididos em etapas. Antes de se tornar o líder de um departamento ou um advogado, é preciso refletir sobre o que será feito no próximo trimestre, como conquistar boa nota Enem ou no vestibular, conseguir bolsa ou crédito estudantil, fazer um curso x ou y etc.

Divida o que você quer ser em 3 meses (curto prazo), 1 ou 2 anos (médio prazo) e 5 anos (longo prazo). Depois disso, defina quais são os objetivos e resultados-chave para o próximo trimestre, bem como as metas que precisam ser alcançadas para chegar lá e como pretende fazer isso.

Coloque o plano de carreira no papel

Com as reflexões realizadas, é o momento de colocar o plano no papel. Uma maneira interessante de fazer isso é usar um mapa mental, em aplicativos como Mindly, Mindomo e SimpleMind. Assim, você pode até imprimir o quadro com a trajetória de carreira desejada, para colocar na parede e motivar-se nos estudos e trabalho.

Quais pontos não podem faltar no plano?

O cuidado mais relevante é realizar o cruzamento entre a profissão escolhida e a faculdade necessária para se qualificar. Isso porque, se você acertar no curso, a própria grade curricular e as experiências na faculdade podem direcionar a sua carreira. Se tiver dúvidas, visite a página de cursos para conhecer as diferentes áreas de atuação.

A relação entre carreira e faculdade também diz respeito às oportunidades profissionais. Além de desenvolver as competências necessárias, a instituição traz inúmeros mecanismos para facilitar o ingresso na área escolhida e ganhar destaque.

Os alunos da Unopar têm acesso exclusivo ao Canal Conecta. Lá, eles recebem orientações sobre o mercado de trabalho, elaboram currículos online e concorrem a vagas de estágio e emprego. Há, ainda, diversos outros benefícios ligados ao desenvolvimento profissional durante as graduações, como Aula Destaque, parcerias dos cursos jurídicos, como o Direito por Saraiva Educação, e acesso a certificações com parceiros em tecnologia.

Você também pode complementar os estudos com as trilhas de carreira. O projeto reúne aulas online e gratuitas para direcionar o seu perfil profissional, para áreas como inovação, gestão de pessoas, finanças e comunicação.

Agora que você já entende a importância do plano de carreira, considere a graduação como parte essencial do seu projeto de vida. Cada disciplina tem suas ferramentas para ajudar você a alcançar seus objetivos e resultados-chave.

Para saber planejar o ingresso na faculdade, leia nosso especial sobre como voltar a estudar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content