Farmácia: saiba tudo sobre a área de atuação do Farmacêutico!

O que faz um Farmacêutico

Desconto nota do Enem

A área da Farmácia é muito ampla e você pode trabalhar em diversos locais. Além disso, chama cada vez mais atenção dos estudantes. Então, conheça mais sobre o campo e veja se ele se encaixa com você.

O que um farmacêutico faz?

Um farmacêutico é um profissional da saúde. Ou seja, seu trabalho é muito importante para a vida das pessoas. Hoje, são eles que produzem remédios ou produtos para a população.

Seu trabalho pode ser feito em diversas fases da produção. Por exemplo, um farmacêutico trabalha com:

  • Desenvolvimento;
  • Produção;
  • Análise e controle de qualidade;
  • Manipulação;
  • Liberação dos produtos.

Não é preciso trabalhar apenas com remédios. Além disso, é possível entrar no mercado de cosméticos ou trabalhar na área da saúde. Ainda mais, existe quem segue o caminho na indústria de alimentos.

Perfil de quem faz Farmácia

Ao entrar para o mercado de trabalho, o profissional deve ter algumas habilidades. Quanto mais trabalhar essas aptidões, melhor vão ser as oportunidades. Afinal, elas fazem com que o farmacêutico se destaque no mercado.

Saber o conteúdo que estudou durante a faculdade é importante. Mas, para trabalhar com Farmácia é preciso ir além. No fim, não adianta ter conhecimento da área se você não sabe, por exemplo, lidar com seus pacientes.

Para ser um bom profissional, é preciso ter uma boa comunicação. Assim, o perfil de uma farmacêutica ou farmacêutico deve ser:

  • Saber trabalhar em equipe;
  • Ter compaixão;
  • Saber se comunicar com clareza;
  • Conseguir resolver crises;
  • Ser organizado.

Você não precisa conquistar tudo isso antes da faculdade. É possível adquirir conforme estuda ou, ainda, com experiência no trabalho. Porém, é importante se dedicar para melhorá-las a partir de agora.

Áreas da Farmácia

Escolher qual área seguir após a graduação pode ser difícil. Mas, conforme conhece cada uma, você começa a perceber qual é a ideal. Então, veja os principais campos de atuação na Farmácia.

Clínica

Quem trabalha nessa área precisa ajudar os pacientes com relação aos remédios e administração deles. Além disso, se atuar em farmácias, deve orientar os vendedores e a equipe do local. 

Também é possível atuar em um consultório. Ainda mais, é comum que sejam lugares anexados à farmácia. Assim, eles podem fazer tarefas como:

  • Fazer aplicações;
  • Medir a pressão;
  • Fazer testes rápidos para saber se o paciente possui alguma doença.

Esse campo é ideal para quem gosta de estar em contato com o público. Você pode dar uma atenção maior para cada pessoa. Por fim, explica ao paciente sobre fórmulas, tratamento, entre outros.

Cosmetologia

A área de cosméticos é uma das mais conhecidas dentro da Farmácia. Afinal, a estética e o bem-estar são conteúdos em alta no dia a dia. Além disso, também é algo que ajuda a vida do paciente.

O farmacêutico que trabalha nesse campo participa da produção dos produtos. Ainda mais, não basta apenas ter conhecimento da área. É preciso também ser criativo na hora de criar os cosméticos.

Perícia Criminal

Esse campo é um dos mais falados, porém, reservado aos mais corajosos. Assim, é preciso lidar com cenas de crime. Um farmacêutico que trabalha na Perícia Criminal deve analisar amostras coletadas. Por exemplo, como sangue e outros vestígios de DNA.

Tour pela prova do Enem

Quem quer entrar para essa área precisa passar por um concurso público. No fim, o mais comum é se juntar aos órgãos ligados à polícia.

Saúde pública

Muitas pessoas têm o sonho de seguir carreira pública. Por isso, se você quer fazer Farmácia, esse sonho pode ser atingido.

É preciso ficar atento aos editais dos concursos. Além disso, é possível trabalhar em locais como hospitais ou postos de saúde. Mas, é preciso se preparar muito bem, porque a concorrência é grande.

Indústria de alimentos

Até mesmo os alimentos devem ter um farmacêutico no processo. Não só isso, mas eles são um dos mais importantes profissionais na indústria.

São eles que fazem o controle e criam os métodos de produção. Por exemplo, fazem fórmulas, fiscalizam e analisam a fabricação. Tudo isso para, no final, o consumidor não sofrer com possíveis erros.

Remuneração de um farmacêutico

O salário depende de fatores como experiência, local e cargo. No caso de um farmacêutico, o valor costuma variar entre mil e R$ 7 mil. Além disso, a média geral é de R$ 3.821.

As chances de ganhar mais aumentam se você fizer cursos ou pós-graduação. Vagas em empresas grandes também costumam pagar mais. A média de ganho de acordo com o tipo de corporação é:

  • Pequeno porte: 1.881 a 4.593 reais;
  • Médio porte: 2.445 a 5.971 reais;
  • Grande porte: 3.179 a 7.762 reais.

O salário sobe ainda mais de acordo com o cargo ocupado. Quanto maior a função, maior o ganho. Por exemplo, alguns deles são:

  • Diretor Farmacêutico: 5.974 a 15.145 reais;
  • Gerente de Farmácia: 1.797 a 11.554 reais;
  • Farmacologista: 1.681 a 6.936 reais.

Mercado de trabalho para Farmácia

Essa área está sempre em crescimento. Afinal, o farmacêutico é um profissional da saúde. É difícil pessoas desse campo não acharem vagas de emprego.

Quem acaba de se formar em Farmácia pode dar de cara com um mercado cheio de oportunidades. Além disso, por ser um campo amplo, é possível achar vagas em diferentes especializações.

A lei que torna obrigatória a presença de um farmacêutico em farmácias e drogarias é nova. Por isso, houve um aumento nas contratações nos últimos anos. Ainda mais, a tendência é que haja mais vagas para esses profissionais.

Melhores oportunidades

Algumas áreas oferecem maior oportunidade aos trabalhadores. Então, se você está procurando por uma vaga, há mais chances de encontrar em:

  • Farmacêutica;
  • Logística;
  • Informática;
  • Administração e Participação;
  • Comércio Varejista.

Escolha a melhor instituição para estudar Farmácia

Uma boa faculdade prepara os melhores profissionais para o mercado. Por isso, é preciso saber escolher bem a instituição. Assim, você vai estar melhor preparado para trabalhar na área.

O estudante de Farmácia deve ter acesso aos melhores locais para aprendizado. Por exemplo, com bibliotecas e laboratórios.

A Unopar oferece os melhores espaços aos seus alunos. Além disso, conta com os docentes mais especializados da área. No fim, sua jornada como farmacêutico vai começar de forma excelente.

Inscreva-se hoje mesmo no vestibular da Unopar clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados