Fisioterapia Neurológica: entenda como funciona a área

estudante de fisioterapia

A Fisioterapia Neurológica é uma área de atuação que tem como objetivo melhorar as habilidades físicas e motoras de pessoas que apresentam ou sofreram alguma lesão cerebral que dificulta a sua movimentação.

A partir do acompanhamento, ela consegue desenvolver mais independência ao readaptar tarefas e, em alguns casos, até mesmo retomar completamente movimentos perdidos. Tudo isso é feito para garantir melhor qualidade de vida do paciente.

Entre as áreas da Fisioterapia, essa é uma das mais procuradas no mercado de trabalho. Afinal, consegue ajudar pacientes com diferentes perfis e faixas etárias — desde aqueles que sofreram algum problema de saúde até os que já nasceram com dificuldades de movimentação.

Já sabendo o que é a Fisioterapia Neurológica, que tal entender melhor como funciona o trabalho desse profissional e o que fazer para atuar na área depois de se graduar no curso de Fisioterapia? Confira conosco!

Como funciona a Fisioterapia Neurológica

Também chamada de Fisioterapia Neurofuncional ou Neurofisioterapia, essa área da saúde contribui para a melhora da qualidade de vida de pacientes com dificuldade motora. Os profissionais conseguem ajudar em casos de lesões ou condições cerebrais que causam:

  • alterações sensoriais;
  • dificuldade ou perda de movimentação;
  • falta de equilíbrio;
  • fraqueza muscular;
  • perda de funções motoras de membros.

A partir da dificuldade que o paciente apresenta, o profissional precisa elaborar planos de exercícios e tratamentos a serem feitos tanto na clínica quanto em casa. Além disso, é necessário acompanhar a evolução de cada pessoa, de modo a adequar esse planejamento ou indicar novas ações.

Muitas vezes, o fisioterapeuta também pode trabalhar em conjunto com o médico para entender exames e acompanhar a saúde da pessoa. Isso porque existem diversos problemas de saúde ou doenças capazes de levar a uma dificuldade motora, como:

  • acidentes com ferimentos na cabeça;
  • acidente vascular cerebral (AVC);
  • derrame;
  • doença de Parkinson;
  • esclerose múltipla;
  • lesão na medula;
  • neuropatia periférica (perda de sensibilidade no membro);
  • tumores cerebrais ou na coluna vertebral.

Com o tratamento de Fisioterapia Neurológica, o profissional pode auxiliar em:

  • adaptação ao uso de equipamentos como cadeiras de roda ou andadores;
  • aumento do controle motor;
  • melhora ou retomada da movimentação, equilíbrio e força;
  • realinhamento de postura;
  • treinamento de ações como andar ou escrever.

Cada um dos pacientes apresenta um nível de dificuldade motora e situação de saúde. Por isso, o trabalho do fisioterapeuta é bastante individualizado, respeitando as necessidades da pessoa.

Como trabalhar na área

Deu para notar que a Neurofisioterapia é uma área bastante ampla, certo? Para trabalhar com ela, o profissional precisa, antes de tudo, de um diploma de ensino superior em Fisioterapia.

Apenas com a faculdade, já é possível atuar como fisioterapeuta neurológico, uma vez que as matérias de Fisioterapia durante o curso abrangem todas as formas de tratamento que o profissional pode trabalhar.

Para quem quer ter experiência ainda durante a faculdade, optar pelo curso de Fisioterapia EAD da Unopar é uma ótima opção — pois permite maior flexibilidade entre o tempo de estudo e o de trabalho. Assim, possibilita que o estudante consiga aprender mais em suas horas de estágio.

Além disso, saindo com experiência em Fisioterapia Neurológica, o profissional tem mais chances de encontrar uma vaga logo depois de formado. Entretanto, caso deseje, o fisioterapeuta também pode se especializar na área e trabalhar apenas com pacientes com dificuldade de motora causada por lesões cerebrais.

Outro detalhe que precisa ser considerado para trabalhar com a área é o perfil profissional. Nesse caso, as principais habilidades são a empatia e a paciência para que seja possível entender as dores e necessidades do paciente, respeitando os processos de cura de cada um.

O mercado de trabalho

Entre as vantagens da Fisioterapia Neurológica, é possível citar a grande demanda por esse profissional no mercado de trabalho. Isso porque a quantidade de pacientes que necessitam desse atendimento é grande, além de a área apresentar detalhes específicos que fazem com que especialistas nesse tratamento ganhem destaque.

As vagas em Fisioterapia Neurológica variam de acordo com local e região, mas costumam estar principalmente em clínicas e hospitais. Assim, os profissionais podem trabalhar em:

  • clínicas especializadas;
  • hospitais adultos e pediátricos;
  • local próprio;
  • atendimento em casa (home care);
  • casas de repouso e asilos;
  • escolas infantis de atendimento especializado.

Os salários de profissionais de Fisioterapia Neurológica mudam de acordo com cada local de atuação, mas a média de um recém-formado está em R$ 2.820,95*. Esse valor pode aumentar conforme a experiência do fisioterapeuta e o seu local de trabalho, podendo superar os R$ 5 mil* mensais.

As vantagens de estudar Fisioterapia na Unopar

Como vimos, para atuar na área, é preciso ter um diploma de um curso de Fisioterapia. Aqui na Unopar, a graduação é oferecida na modalidade semipresencial, perfeita para quem precisa conciliar trabalho, família e estudos. Assim, estudar online pode ser o ideal no seu caso.

Vale a pena ressaltar que, mesmo tendo grande parte das disciplinas a distância, o curso tem a mesma validade que os presenciais. Além disso, é reconhecido tanto pelo Ministério da Educação quanto pelo mercado de trabalho.

A Unopar prioriza a qualidade do ensino, os professores qualificados e a ótima infraestrutura do sistema online. Tudo isso para que o aluno tenha a melhor experiência possível e consiga aproveitar ao máximo o que temos a oferecer.

A parceria com o Canal Conecta é outra vantagem para quem tem medo de não encontrar vagas no mercado de trabalho. O site permite que profissionais formados pela Unopar se aproximem com recrutadores de grandes empresas. Uma ótima ajuda na hora de conseguir um emprego, não acha?

O melhor é que tudo isso é oferecido em um valor que cabe nas finanças da sua família. A faculdade oferece diferentes bolsas e benefícios, além de ter vestibular próprio e formas de ingresso bem facilitadas. Já pensou entrar em uma instituição de ensino de qualidade com sua nota do Enem?

Para quem se interessou pela área da Fisioterapia Neurológica, é o momento de dar o primeiro passo para trabalhar com isso: inscreva-se no vestibular da Unopar e comece ainda esse ano seu curso de ensino superior!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content