7 desafios de estudar online e como superá-los

estudante online

Você estava com a animação lá em cima para 2020 em relação aos seus planos acadêmicos. Daí veio a pandemia do novo coronavírus e tudo o que havia pensado sobre os estudos ficou de pernas para o ar — e os desafios de estudar online agora fazem parte da sua rotina.

Antes da crise e dos impactos da COVID-19, o Brasil já contava com 9 milhões de estudantes no ensino a distância. Era uma tendência que veio crescendo espontaneamente até se tornar uma realidade para a maior parte dos estudantes durante a quarentena. Até cursos tradicionais precisaram se adaptar aos ambientes virtuais para dar continuidade aos cronogramas escolares.

Mas será que todo esse pessoal sabe lidar com o EAD? Com as dicas sobre como estudar online que abordaremos a partir de agora, você vai fazer parte do time dos que superam os obstáculos e se dão bem com a metodologia.

Confira os principais desafios e saiba como contorná-los com maestria!

Concentração

Com as inúmeras informações, notificações no celular e atividades diárias, é uma missão quase impossível ter concentração em algo — sobretudo quando se trata de estudar, não é mesmo? Você não está só, e essa dificuldade é uma das que mais atrapalham o estudo online, porque ele acontece fora das dependências de uma instituição de ensino.

Uma escola ou faculdade tem toda a infraestrutura necessária para que o grau de concentração aumente: as salas são projetadas para aulas produtivas, a disposição das mesas colabora com a atenção no professor e os quadros de horários auxiliam na gestão do tempo. Mas e quando o ambiente acadêmico se torna a nossa própria casa?

Com todo o conforto do lar e a flexibilidade do relógio, temos mil e uma desculpas para fugir do foco. É a família ao redor, a cama que chama para aquele cochilo, a televisão ligada, sons externos, entre outros fatores que podem derrubar a concentração.

Nesses cenários, procure um lugar calmo da casa, que possa se transformar em seu local de estudos. Retire dele qualquer tipo de distração e mantenha o ambiente iluminado, arejado, ergonomicamente confortável e sem poluição visual e sonora.

Disciplina

Muita gente já deve ter escolhido um curso a distância por achar que é mais fácil, mas o resultado é desastroso. Isso porque esse é um grande mito sobre o EAD, já que estudar online exige ainda mais disciplina e dedicação do que o presencial.

O motivo é simples: a maior parte do seu tempo dedicado aos estudos precisa ser organizado por conta própria. Ou seja, se não for disciplinado, vai se enrolar com as tarefas, avaliações e outras atividades que acontecem antes, durante e após as aulas virtuais.

Não adianta esperar que a solução venha do céu. Esse desafio deve ser encarado e você precisa atribuir regras a si próprio. Por isso, é bom ter objetivos certos em mente, um cronograma de estudos feito com carinho e atenção e, claro, a colaboração de todos em casa. Assim, consegue estudar online e seguir seu planejamento sem interrupções e contratempos.

Motivação

Sempre que a disciplina é citada, não dá para não falar de motivação. Afinal, elas estão intimamente relacionadas. E se você não tiver as suas metas motivadoras na cabeça, qualquer incidente ou compromisso de menor relevância vai se colocar à frente do seu planejamento.

Para que sua experiência ao estudar online seja produtiva, ela precisa ter um porquê, concorda? Então, pergunte-se qual é o seu propósito com os estudos. Visualize seus objetivos de forma transparente e desenhe suas metas. Ao olhar para elas, é preciso ter a motivação necessária para não desanimar.

Autonomia

O aprendizado no ensino a distância depende uma parcela de autonomia, sobretudo quando se trata da sala de aula virtual. Esse espaço online conta com tutores e mediadores EAD e nele acontecem as videoaulas, as interações em fóruns e demais atividades. Entretanto, sem que o aluno desenvolva seus próprios métodos de organização, essa ferramenta será subutilizada.

Além de ser uma habilidade necessária ao estudar online, autonomia na busca por conhecimento fora das aulas também é essencial. Ademais, um estudante que se contenta apenas com o que é ensinado pelo professor dentro das disciplinas muito provavelmente não estará atualizado o suficiente para o mercado de trabalho.

Tecnologia

Não é todo mundo que tem familiaridade com a tecnologia. Sem ela, pode ser que estudar uma disciplina online se torne um desafio maior do que ele realmente é. Logo, vale a pena se habituar a novas ferramentas e aproveitar o potencial das inovações e da internet não apenas no entretenimento, mas também no ensino a distância.

A interação em uma plataforma digital nem pede uma proficiência digital exemplar. Como são recursos pensados na integração e na inclusão digital, as soluções utilizadas na aula geralmente são intuitivas e mais simples de serem usadas. Então, basta aprender o básico e, com o tempo, acostumar-se com as práticas virtuais — seja pelo computador ou pelo celular.

Administração de tempo

Já falamos sobre isso em alguns momentos, mas vale reforçar que esse é um dos maiores desafios da atualidade — não somente em relação aos estudos, mas a tudo. Por isso, se você quer superar suas limitações para estudar online com produtividade, precisa aprender primeiro a administrar melhor o seu tempo.

Com a vantagem da flexibilidade de horários do EAD, já é mais fácil conciliar tarefas e otimizar o cronograma da semana. Então, basta colocar na ponta do lápis (ou em um calendário virtual) todos os seus afazeres e organizá-los em horários definidos para não acumular conteúdos e atividades. Só não se esqueça de reservar um espaço na agenda para pausas e descansos — tão importantes quanto o restante dos seus compromissos.

Autodidatismo

Esse desafio tem um pouco a ver com a questão da autonomia. Afinal, estudar online depende não só das habilidades mencionadas até aqui, mas também de uma procura por conhecimento complementar. E ser autodidata não quer dizer que você vai aprender tudo sozinho, combinado?

O ensino a distância conta com professores e tutores altamente qualificados que acompanham o seu aprendizado e tiram as dúvidas que surgirem pelo caminho. Contudo, não fique dependente disso: sempre dá para encaixar alguns livros digitais nas horas vagas, incrementar os estudos com pesquisas ou fazer exercícios extras.

Aqui na Unopar, incentivamos essa cultura digital com os nossos cursos das modalidades de ensino semipresenciais e EAD. Com professores e tutores à sua disposição, é possível ter uma formação completa –– e até sair da faculdade com um emprego garantido, com a ajuda exclusiva do Canal Conecta.

Agora que você já conhece os principais desafios de estudar online, sabe também como superá-los e, melhor que isso, transformá-los em habilidades positivas e estratégicas. Assim, é possível aproveitar todas as vantagens do ensino a distância, levando a experiência e o conhecimento adquirido para o sucesso da sua carreira.

Por falar nisso, se você gostou do assunto e das dicas de estudar online, que tal avaliar a sua carreira? Confira alguns pontos para saber se a sua vida profissional está no caminho certo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content