FluidSIM: entenda como o software é usado em Eng. Civil?

estudante de engenharia civil

Desconto nota do Enem

Você sabe tudo sobre Engenharia Civil? Se essa graduação está nos seus planos, é importante pesquisar além da grade curricular e do mercado de trabalho –– que, por sinal, é bem atrativo e conta com média salarial de R$ 7 mil*. Para uma formação no curso de Exatas, vale aprender mais sobre os softwares aplicados em sala de aula e no dia a dia de um profissional formado, como o FluidSIM.

Esse é um software utilizado na graduação de Engenharia Civil aqui na Unopar com o intuito de criar e simular circuitos pneumáticos ou hidráulicos e otimizar os projetos dos nossos alunos. O programa ajuda a visualizar as simulações e acompanhar as variáveis.

Uma de suas maiores vantagens é o acesso a uma ampla biblioteca que auxilia na criação de circuitos em pouco tempo. Além de apresentar melhor a ferramenta, vamos mostrar outros benefícios de contar com ela durante a graduação. Continue a leitura!

O que é um projeto hidráulico e pneumático?

Antes de falar sobre o software FluidSIM, queremos explicar o conceito por trás de um projeto hidráulico e pneumático. A expressão “pneuma” significa fôlego ou vento. A derivação, por sua vez, “pneumática” é uma área da ciência que estuda os movimentos dos gases. Também pode ser aplicada no uso do ar comprimido e gases como o nitrogênio.

Na automação industrial, por exemplo, ocorre durante a transformação de energia pneumática em mecânica por meio de cilindros, atuadores e válvulas. De forma prática, podemos dizer que um projeto pneumático responde pela maior parte dos comandos de processos industriais (linhas de produção), da robótica e das malhas de instrumentação.

Já as aplicações de hidráulica envolvem diversos conceitos básicos da Física. Entre eles, a força, resistência, atrito, inércia, potência, pressão e energia. A grande vantagem desse modelo está na facilidade de controlar a velocidade e a inversão do movimento.

Nas indústrias, projetos hidráulicos e pneumáticos são amplamente utilizados em sistemas de automação e para o deslocamento de cargos. Os circuitos são formados a partir da união de componentes, que podem ser válvulas ou cilindros, por exemplo.

O que é e como funciona o FluidSIM?

Entre as ferramentas para engenheiros, o FluidSIM se destaca por ser uma das mais utilizadas por alunos e profissionais. Desenvolvido pela Festo, o software é utilizado para a criação e simulação de circuitos pneumáticos ou hidráulicos de um modo simples, rápido e fácil. Basta arrastar e soltar os elementos onde eles devem ser conectados.

Para isso, o programa conta com uma interface intuitiva, além de uma biblioteca com mais de 100 símbolos, ilustrações e fotos de componentes para montar o seu circuito digital. Você também pode usar o software com o intuito de testar e demonstrar variáveis tais como pressão, velocidade, vazão etc.

Entre as principais funções, podemos destacar:

Tour pela prova do Enem
  • desenhar ou clicar e arrastar imagens a partir da biblioteca;
  • utilizar todos os recursos da biblioteca — pneumática/hidráulica, elétrica, blocos Lógicos e diagrama Ladder;
  • simular um circuito com um único clique para testar diferentes aplicações;
  • acompanhar variáveis a partir de grandezas (pressão, velocidade, vazão etc.) que podem ser monitoradas em cada ponto do circuito;
  • exportar projetos para qualquer pacote CAD.

É possível usar desde desenhos de diagramas baseados na norma DIN até simulações mais realistas, inspiradas nos modelos físicos de seus componentes. Em caso de dúvidas, o editor traz informações detalhadas de todos os elementos. Sem contar fotos e vídeos.

Aliás, vale destacar que a simulação ocorre em tempo real ao funcionamento de um sistema pneumático. Além disso, a visualização dos fluxos pode ser feita a partir de cores diferentes, o que facilita a identificação e ajuda a eliminar a lacuna entre a representação do diagrama e a simulação de uma instalação real.

Isso é feito por meio de uma interface EasyPort. Ela é utilizada como um controlador virtual, que possibilita o envio de comandos para um equipamento real. Os circuitos do FluidSIM também podem ser controlados com um CLP (Controlador Lógico Programável) externo, específico para automações.

Quais são os benefícios do sistema?

Pela própria usabilidade e didática, podemos dizer que o seu principal benefício do FluidSIM é otimizar o dia a dia dos alunos na faculdade de Engenharia Civil e dos profissionais no mercado. O acesso à biblioteca com mais de 100 símbolos traz agilidade para o trabalho, bem como as simulações em tempo real e a interação com equipamentos reais.

Vale lembrar também a tendência é vermos uma queda nos processos manuais para a adoção de soluções digitais. Além da otimização, recursos tecnológicos como o FluidSIM contam com um custo-benefício mais vantajoso. Eles reduzem o tempo do trabalho, provocando, inclusive, maior competitividade no mercado e reduzindo custos.

Como ele auxilia no curso de Engenharia Civil?

Nas faculdades, os professores podem usar filmes didáticos, animações e situações reais do mercado — áudio em português e qualidade de DVD — disponíveis no FluidSIM. Os recursos servem como material complementar no ensino e na formação dos futuros profissionais.

Além disso, alunos e educadores podem contar com exercícios prontos, que também estão inclusos no software para complementar o plano de estudos, desenvolver projetos em sala de aula e elevar o potencial de aprendizado ao máximo. Afinal, o uso de boas ferramentas auxilia no melhor aproveitamento da graduação e no desenvolvimento profissional.

Aliás, aqui na Unopar você se forma no curso Engenharia Civil EAD com esse conhecimento. Vamos combinar que contar com os melhores recursos (principalmente tecnológicos) durante uma graduação pode impactar — de forma positiva — a sua carreira profissional, não é? Quanto maior for o seu preparo, melhores serão as oportunidades no mercado de trabalho.

Com a disponibilização gratuita do FluidSIM ao estudar na Unopar, nossos alunos podem aprender desde cedo a criar os seus projetos de circuito pneumático ou hidráulico. O software contribui para educar os novos profissionais, incentivando-os por meio do aprendizado prático. Dessa forma, eles chegam mais preparados para o mercado de trabalho, a fim de atuar em empresas de energia, empreiteiras, engenharia de transportes ou instituições de ensino e pesquisa.

Agora que você já conhece um dos principais softwares da área, aproveite para saber mais sobre o curso de Engenharia Civil da Unopar.

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados