Conheça a grade curricular de Gestão do Agronegócio

grade curricular de Gestão do Agronegócio

Desconto nota do Enem

Você tem interesse em construir uma carreira associada a um dos setores mais fortes do país? O mercado precisa de pessoas para conduzir vários processos da cadeia produtiva agrícola e agropecuária. Esse preparo, claro, começa pela conferência da grade curricular de Gestão do Agronegócio.

A graduação na área é indicada para quem se interessa pelas etapas de planejamento, execução e controle das atividades que envolvem a produção animal e vegetal. Disponível como formação tecnológica, o curso de Agronegócios capacita turmas para atuarem em vários espaços do setor público ou privado.

Que tal saber mais sobre o assunto? Vamos apresentar as principais disciplinas abordadas ao longo dos semestres para você ter certeza da sua decisão.

Geografia agrária

É o campo que aborda as características da terra, bem como as formas de exploração dos solos para cultivo. Só isso já explica por que se tornou matéria básica da grade curricular de Gestão do Agronegócio. Por meio dela, você terá contato com assuntos que vão desde técnicas agrícolas até as relações entre os meios rural e urbano.

Essa parte específica da Geografia também engloba um pouco de História para que os estudantes saibam como o homem usou os recursos naturais em diferentes épocas. Não é à toa que também costuma ser recorrente em aulas das Ciências Agrárias, por exemplo, nas quais são levantadas discussões importantes sobre a situação da natureza e dos produtores rurais.

Associativismo e gestão de cooperativas

Ambas são atividades cruciais para pessoas que desejam administrar propriedades e os processos relacionados à produção agrícola. Quando tratadas na graduação em Gestão do Agronegócio, é normal que o foco esteja nas formas de organizar diversos grupos para o desenvolvimento de um trabalho no campo.

As aulas vão apresentar um panorama da produção e dos acontecimentos que estruturaram o cenário atual — novas tecnologias, êxodo rural e concentração fundiária. Você aprenderá o que é gestão e terá acesso a conteúdos relevantes para desempenhar essa tarefa tão necessária na carreira.

Cadeias produtivas

Esse é um termo recorrente em várias disciplinas da grade curricular de Gestão do Agronegócio. Afinal, inclui todos os processos que transformam um insumo em produto destinado ao consumidor. As cadeias produtivas são operações (como processamento e distribuição) que se conectam como uma corrente e precisam ser cumpridas com êxito para o alcance do objetivo final.

Nas aulas, você terá contato com debates sobre globalização, avanços tecnológicos e redes de negócios. São conteúdos cruciais para compreender as demandas do mercado ou determinado segmento, para otimizar a produção e entregar resultados cada vez melhores.

Legislação aplicada ao agronegócio

O objetivo dessa matéria é mostrar como funcionam as atividades agrícolas no regime jurídico. Trata-se de uma importante cadeira da faculdade de Gestão do Agronegócio, já que prepara futuros profissionais para agir conforme a lei, respeitando normas e outras determinações importantes.

Como muitos tipos de graduação, o curso precisa dar uma visão geral do trabalho sob a influência de alguns princípios e diretrizes. Os assuntos podem envolver áreas do Direito aplicado ao Agronegócio, da Sustentabilidade Ambiental, de Contrato Social Empresarial e da Legislação Sindical e Cooperativista.

Tour pela prova do Enem

Estratégia empresarial e negociação

Muitas profissões demandam a troca constante com diferentes pessoas, seja para fazer parcerias, seja para cumprir uma etapa específica de trabalho. Nesse sentido, é esperado que a grade curricular de Gestão do Agronegócio tenha alguma disciplina focada em técnicas de negociação.

O objetivo dessa matéria é ensinar sobre comunicação, trabalho em equipe, argumentação e outros temas que envolvem o estabelecimento de acordos entre partes. Ela prioriza a aplicação de estratégias que ajudam o futuro profissional a manter boas relações com cada um de seus contatos.

Economia e administração rural

São conteúdos comuns de áreas como Agronomia e Agronegócio, porque apresentam os principais conceitos da gestão de propriedades/ambientes rurais. Você aprenderá a importância do planejamento e do controle frequente das atividades desenvolvidas no campo, bem como as melhores formas de conduzir essas práticas.

As aulas giram em torno de assuntos sobre forças de mercado, variações de preços de produtos agrícolas, oferta e demanda, gestão e liderança de recursos humanos. Também orientam os processos para a tomada de decisão e a busca de soluções (em curto, médio e longo prazo), sempre com a finalidade de levar o futuro profissional a ter sucesso.

Logística e gestão da qualidade

Outra cadeira importante na grade curricular de Gestão do Agronegócio é aquela que relaciona os vários processos de coordenação de uma empresa ao nível de qualidade do produto que chega aos clientes. É nessas aulas que você verá maneiras de otimizar cada etapa de trabalho, para superar as expectativas do mercado.

Caprichar na logística pode gerar diferencial competitivo ao seu futuro negócio. Portanto, tenha sempre um olhar cuidadoso sobre as tarefas que mantêm a cadeia de produção funcionando. Estrutura e linha de produção, práticas de armazenamento e opções de transporte estão entre as temáticas levantadas.

Política agrícola

Compõe o conjunto de ações de amparo à propriedade da terra. Elas servem para orientar as atividades agrícolas e agropecuárias em direção a um objetivo específico, que varia conforme a região ou público a ser atendido. Essa disciplina gera reflexões importantes sobre o uso do solo em diferentes contextos, representando um instrumento valioso na busca por mudanças positivas.

A partir das discussões, os alunos podem propor formas de reduzir a desigualdade e o desperdício de recursos naturais. O tom do diálogo vai depender das temáticas trazidas pelo educador a cada nova aula.

Essas e outras matérias compõem o curso de Agronegócios da Unopar. Mas elas não são as únicas responsáveis por tornar os nossos alunos destaques no mercado de trabalho. Ainda temos as Trilhas de Carreira e Aula Destaque para reforçar o currículo profissional e o Canal Conecta, recheado de oportunidades de emprego!

Comece os seus estudos na área!

Deu para ter uma boa noção das matérias que compõem a grade curricular de Gestão do Agronegócio, certo? Se a sua intenção é realmente apostar nessa carreira, saiba que poderá contar com todas as facilidades de um curso na modalidade EAD. O principal cuidado é buscar uma instituição que se preocupe em adequar cada ensinamento às demandas do mercado.

Que tal dar o primeiro passo? Faça agora mesmo sua inscrição no vestibular da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 29

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados