Qual é a diferença entre Agronomia e Agronegócio?

diferença entre agronomia e agronegócio

Desconto nota do Enem

A diferença entre Agronomia e Agronegócio é que a primeira formação é mais ligada às questões técnicas de cuidados com o solo, com os cultivos e com os animais. Já o segundo tipo de aprendizado tem um viés mais voltado à gestão, vendas e exportações.

Independentemente de qual das duas áreas escolher, o mercado como um todo é forte e está em expansão. Assim, é um setor que proporciona diversas chances de colocação profissional, tanto em ramos tradicionais como em nichos de novas tecnologias.

Dessa forma, podemos dizer que o curso de Bacharelado em Agronomia ensina os estudantes a garantir as condições técnicas para alcançar a máxima produtividade em lavouras e rebanhos. Por sua vez, o Agronegócio é mais direcionado ao empreendedorismo e às atividades que envolvem a comercialização, embora também ensine fundamentos técnicos.

Quer mesmo saber como essa diferença entre Agronomia e Agronegócio impacta na escolha da graduação? Então, confira este post!

Como escolher entre Agronomia ou Agronegócio?

Muita gente fica na dúvida entre Agronomia ou Agronegócio, o que acaba tirando o sono de milhares de vestibulandos. Porém, a boa notícia é que ambas as áreas oferecem enormes chances para crescer na carreira.

Por esse motivo, o melhor a fazer e examinar cada um dos cursos e decidir qual deles combina mais com seu perfil. Assim, pode respirar com tranquilidade, porque as duas opções estão em alta.

Na realidade, a Agronomia e Agronegócio são segmentos entrelaçados. Um depende do outro e ambos se destacam na geração de empregos. Veja as características dos dois tipos de formação.

Conheça o curso de Agronomia

Na faculdade de Agronomia, o aluno aprende a organizar as safras e a gerenciar os recursos de modo a aprimorar as produções. Além disso, o estudante recebe o conhecimento necessário para trabalhar com animais em rebanhos, como é o caso da pecuária.

Dessa forma, o curso fornece habilitação para atuar com a nutrição dos indivíduos em uma criação e a fazer o manejo correto para um melhor desenvolvimento das espécies.

Esse curso também qualifica os futuros profissionais para pesquisas que envolvam qualidade do solo, de processos e das mercadorias agrícolas. No geral, o estudante vai aprender diversas disciplinas relacionadas com as Técnicas Agrícolas e as Ciências do Solo.

O aluno vai compreender a fundo os princípios que abrangem os cuidados com a terra, com as lavouras e com a fauna. Para tanto, a Faculdade de Agronomia conta com aulas sobre Biologia, Química, Física, Matemática, Administração, entre outras. Toda essa grade curricular tem duração de 4 a 5 anos.

Entenda o curso de Agronegócio

A faculdade de Agronegócio põe no mercado especialistas em aprimorar o retorno econômico do setor. Por esse motivo, podemos dizer que esse aprendizado é mais voltado à gestão e às vendas, como já está subentendido na própria nomenclatura dessa formação.

Assim, o estudante aprende princípios de economia e cálculo. Além disso, esse curso traz disciplinas importantes para entender a dinâmica do mercado, como legislação, logística, gestão ambiental etc.

Tour pela prova do Enem

Como é o mercado de trabalho nas duas áreas?

O setor agrícola é um dos mais potentes da economia brasileira. Apesar disso, as carreiras da área não são muito concorridas. Assim, trata-se de um campo com bastante vagas.

Em termos de empregabilidade, a diferença entre Agronomia e Agronegócio está nos detalhes. Veja as principais características em relação às oportunidades profissionais.

Mercado de trabalho na Agronomia

O que se faz na área de Agronomia é algo bem mais abrangente do que muitos imaginam. Nesse contexto, podemos citar a produção de defensivos agrícolas, as indústrias alimentícias e de equipamentos rurais.

Além disso, o formado nesse curso também pode trabalhar na gestão e no planejamento de todas essas atividades. Entre as principais áreas da Agronomia para se encontrar boas oportunidades estão as seguintes:

  • produção de animais e vegetais;
  • uso do solo e da água;
  • gestão de sustentabilidade;
  • indústria alimentícia;
  • indústria de máquinas e insumos agrícolas;
  • pesquisa acadêmica.

Mercado de trabalho no Agronegócio

Mesmo com toda a crise causada pela Covid-19, o Agronegócio conquistou no ano passado o melhor resultado na criação de empregos no setor em 10 anos. Esses são dados divulgados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Por esse motivo, a faculdade de Agronegócio também é uma escolha com elevadas chances de sucesso. Nesse caso, os cargos são mais para funções estratégicas, como encontrar novos mercados, viabilizar a redução de custos ou até mesmo administrar a mão de obra.

Por tudo isso que acabamos de falar, ninguém precisa ficar desesperado para decidir entre Agronomia ou Agronegócio. Pense com calma sobre a modalidade que mais se ajusta ao seu perfil. Qualquer que seja a sua decisão, estamos falando de duas áreas muito semelhantes e com milhares de vagas.

Quais são as opções de cursos da Unopar?

Aqui na Unopar, temos o curso de Agronomia muito completo, que vai dar noções técnicas, de gestão e empreendedorismo. Dessa forma, ao final da graduação, você terá condições de atuar em qualquer área do setor agrícola, do comercial ao operacional.

Isso inclui organizar as colheitas, manipular as criações, melhorar as condições da terra e do solo. Além disso, você recebe uma bagagem importante sobre preservação ambiental, uma alta demanda nesse campo.

Assim, chega ao mercado sabendo praticamente tudo sobre Agronomia e Agronegócio. Contamos ainda com o Canal Conecta, uma plataforma de empregos exclusiva com mais de 400 mil vagas. Nesse ambiente digital moderno, você ainda recebe dicas importantes sobre como se comportar nas entrevistas.

Vem para a Unopar!

E aí? Deu para entender a diferença entre Agronomia e Agronegócio? Esperamos ter ajudado você a tirar suas dúvidas. Afinal, definir qual vai ser a sua profissão é algo complexo, que dá mesmo bastante insegurança.

Porém, fique tranquilo e lembre-se de que a decisão deve considerar as expectativas de médio e longo prazos. Nesse contexto, os dois cursos proporcionam boas perspectivas.

Seja qual for a sua decisão, conte sempre com a gente! Agora, você também pode começar a mudar sua vida, tentando uma vaga na nossa faculdade de Agronomia. Que tal investir logo e realizar o teste para o processo seletivo? É simples: inscreva-se no vestibular da Unopar agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 29

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados