Conheça as melhores Faculdades de Medicina Veterinária na atualidade!

alunos do curso de medicina veterinária

Desconto nota do Enem

Saber quais são as melhores Faculdades de Medicina Veterinária pode ser uma grande ajuda. Assim, você já sabe como começar a procurar a instituição perfeita para se graduar. Por isso, é bom estar atento às listas sobre o assunto.

Existem várias, mas o ranking mais famoso sobre as melhores instituições é do jornal Folha de S. Paulo. Esse ranking mostra qual é a melhor faculdade de diversos cursos. Então, confira quais instituições fazem parte do Top 6.

Ranking das melhores Faculdades de Medicina Veterinária

No ranking Folha é avaliado diversos pontos, tais como: pesquisa, inovação e ensino. Depois, de acordo com o desempenho de cada uma, a lista é feita. No fim, para Medicina Veterinária, o Top 6 ficou assim:

  • USP;
  • UNESP;
  • UFMG;
  • UFV;
  • UFLA;
  • Unopar.

A pesquisa é feita pelos profissionais que trabalham na Folha. Ainda mais, leva em consideração avaliações importantes, como as do MEC. Portanto, esse é um dos rankings mais completos de instituições brasileiras.

Conheça as melhores faculdades de Medicina Veterinária

Para que você consiga escolher a melhor instituição, é preciso saber mais sobre cada uma delas. Assim, pode perceber qual se encaixa com suas preferências. Por isso, conheça um pouco mais sobre as melhores Faculdades de Medicina Veterinária.

USP

A USP – Universidade de São Paulo é uma das instituições mais conhecidas. Além disso, seu vestibular é um dos mais concorridos do país. Para entrar no curso de Medicina Veterinária é preciso prestar a Fuvest.

Caso deseje estudar na USP, apenas dois pólos possuem o curso. Então, se você não mora perto do local, vai ser preciso se planejar. Sendo assim, os dois campi que possuem aulas de Medicina Veterinária são:

  • FZEA, em Pirassununga;
  • FMVZ USP, em São Paulo.

No total, são dez semestres. Ainda mais, o limite máximo que pode atingir são 15 períodos. Agora, a USP começou a aceitar alunos que usam a nota do ENEM para entrar.

Em 2021, em São Paulo, foram abertas 56 vagas para 2452 candidatos. Já em Pirassununga foram 42 para 875 concorrentes. Ou seja, a competição na capital é muito maior do que no interior.

UNESP

Essa instituição está presente tanto na capital quanto no interior de São Paulo. Além disso, ao todo são 34 unidades. Mas, para Medicina Veterinária, as opções são de apenas três campi:

  • Jaboticabal;
  • Araçatuba;
  • Botucatu.

A duração também é de dez períodos. Já em questão de concorrência, não há tantas vagas assim. São só 50 em Jaboticabal e 60 em Botucatu e Araçatuba, então, esteja preparado.

Para ingressar na instituição é preciso fazer o vestibular tradicional (Vunesp). Ainda, outra forma de entrar é por meio de transferência. Ou seja, a faculdade não aceita a nota do ENEM como maneira de admissão.

UFMG

Essa também é uma instituição famosa e uma das mais concorridas. Então, caso queira entrar, é preciso estar preparado desde já. Afinal, é necessário muita dedicação para ser um dos aprovados.

Tour pela prova do Enem

O curso de Medicina Veterinária está na UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais desde 1932. Além disso, apenas dois campus oferecem as aulas, que são de Tiradentes e Montes Claros. 

Diferente das outras instituições, é preciso fazer o ENEM. Essa é a principal forma de ingresso e, por isso, é bastante concorrido. Mas, também há como entrar se você já estudar em outro local e quer trocar para a UFMG

UFV

Essa instituição também fica em Minas Gerais. Ainda mais, tem três campi no total, mas apenas um possui Medicina Veterinária. Assim, caso queira estudar aqui, é preciso ficar na unidade de Viçosa, que é a sede.

No início, ela era a Escola Superior de Agricultura e Veterinária. Então, até hoje ela se mantém como uma das melhores Faculdades de Medicina Veterinária. Ou seja, já é possível esperar uma grande concorrência no vestibular.

Para ingressar na UFV – Universidade Federal de Viçosa é preciso fazer o ENEM e entrar pelo SISU. Não há exame próprio e, assim, a concorrência fica muito grande. Além disso, há vagas para alunos de baixa renda, que estudaram em escolas públicas ou sejam declarados negros, pardos ou indígenas.

UFLA

Mais uma que fica em Minas Gerais, a Universidade Federal de Lavras foi fundada em 1908, uma das mais antigas da lista. No total, possui 37 cursos e somente um campus. Ainda mais, fica em Lavras, entre três das maiores cidades do Brasil, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Quem quiser entrar deve esperar uma grande concorrência. Afinal, a principal forma de ingresso é pelo SISU. E, ainda, por ser referência em Medicina Veterinária, as vagas são muito disputadas.

O que a melhor faculdade deve ter

Uma instituição deve estar preparada para receber seus alunos de Medicina Veterinária. Então, antes de optar em qual local fazer o curso, é preciso avaliar a universidade. Assim, esteja sempre de olho em:

  • Infraestrutura;
  • Corpo docente de qualidade;
  • Tecnologia e informação;
  • Pesquisas acadêmicas são incentivadas.

Acontece que, por serem as melhores Faculdades de Medicina Veterinária, a competição é grande. Ou seja, é mais difícil de entrar no seu curso dos sonhos. Além disso, é um processo demorado e que pode até mesmo levar anos.

Existe uma opção que oferece tudo isso, e ainda possui ingresso fácil e rápido. Não é preciso esperar para fazer o curso que você deseja. Você pode atingir seu objetivo fazendo aulas na melhor faculdade particular de Veterinária.

Unopar é a melhor faculdade particular de Veterinária

A instituição que oferece o melhor corpo docente e estrutura para alunos de Veterinária é a Unopar. Ela é a melhor faculdade particular para quem deseja entrar no curso. Não só isso, é mais fácil e rápido.

Mesmo sendo particular, é possível conseguir bolsas e descontos na mensalidade. Afinal, dinheiro não pode ser um problema para seguir seu sonho. Então, procure sobre as bolsas e comece a planejar sua vida como estudante de Veterinária.

Não deixe essa chance passar e faça Medicina Veterinária na melhor instituição possível. Esse é o primeiro passo para uma carreira de sucesso. Inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.2 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados