Conheça 3 mulheres para se inspirar durante sua vida acadêmica

mulheres para se inspirar

Desconto nota do Enem

Já faz algum tempo que o poder do papel feminino foi reconhecido pela sociedade e, felizmente, essa é uma realidade que cresce a cada dia. Então, nada melhor do que aproveitar para aprender com bons exemplos, não é mesmo? A verdade é há muitas mulheres para se inspirar durante a vida acadêmica e decidimos reunir algumas delas.

Que tal conhecer um pouco mais dessas personalidades? Confira a seguir detalhes da história de cada uma e o que elas têm em comum!

1. Lisa Braun

Endeavor Brasil Lisabeth Braun | Endeavor Brasil
Lisabeth Braun | Fonte: Endeavor Brasil

Se, ainda hoje, os homens predominam o mundo dos negócios, imagine nos anos 1970. Pouquíssimas mulheres tinham espaço nas empresas, mas isso não foi motivo para Lisa Braun ficar parada.

Ela saiu do emprego que tinha em uma farmácia de manipulação e vendeu seu carro para abrir o próprio negócio. Aproveitou a formação em Farmácia e a experiência que tinha conquistado para empreender, tendo que assumir todas as atividades (administração, fabricação, manuseio etc.) no início da trajetória da sua marca.

Mais tarde, toda essa história se transformou na Dermage, uma empresa brasileira de dermocosméticos bem-sucedida e focada no público feminino, além de ser majoritariamente formada por mulheres. Enfrentar o machismo foi uma decisão de Lisa, que passou o comando do negócio para sua filha — Ilana Braun.

2. Carla Sarni

carla sarni
Carla Sarni | Fonte: Revista Exame

Carla também tem uma ótima história. Ela fazia a única faculdade de graça que tinha em sua cidade, Pedagogia, quando morava no interior de São Paulo. Porém, seu sonho era estudar Odontologia e ajudar a transformar o sorriso das pessoas.

Acontece que sua família não tinha muitas condições de ajudá-la a seguir essa carreira. Sua mãe era cabeleireira e o pai trabalhava como motorista de ônibus. Porém, ela não desistiu. Mudou-se para Alfenas (MG) para cursar a outra faculdade e passou a vender roupas, água e bombons para ajudar com as despesas.

Tour pela prova do Enem

Depois de formada, foi para São Paulo trabalhar até conseguir montar sua própria clínica. Todo o lucro era investido em cursos de especialização, equipamentos e na expansão do negócio. Hoje, a Sorridents tem mais de 200 unidades e virou case em Harvard como referência de franquia odontológica. Carla continuou trabalhando na meta de expandir o empreendimento e tem uma holding com várias marcas no segmento de saúde, beleza e bem-estar.

3. Camila Achutti

camila achutti
Camila Achutti | Fonte: Revista Exame

Com 20 e poucos anos, Camila já acumula um currículo impressionante. Fez faculdade de Ciência da Computação na USP e estágio no Google da Califórnia, além de trabalhar em uma ONG internacional de educação a distância, criar um blog sobre mulheres na computação e fundar a sua empresa.

A MasterTech é uma plataforma voltada para habilidades do século XXI, que tem como objetivo unir tecnologia e empreendedorismo par ensinar outras pessoas. Perceber a ausência das mulheres nesse universo da programação não foi um fator impeditivo, mas motivador. A diversidade (não só de gênero) no setor é importante para ela, que acredita que esse cenário pode ser revertido e melhorado a cada dia.

Mesmo tão nova, ela já se tornou uma grande referência de empreendedorismo e não apenas por ter fundado duas startups de sucesso ou ter aparecido nas páginas da Forbes. O que se destaca na sua personalidade é a vontade de fazer diferente e empoderar outras pessoas a seguirem seus caminhos.

O que elas têm em comum?

Provavelmente a palavra que pode resumir a história de todas essas mulheres é determinação. É claro que o conhecimento adquirido por todas elas foi fundamental para colocar em prática as suas ideias, o que confirma a importância da educação nesse processo. Aqui na Unopar sabemos dos desafios enfrentados pelas mulheres e incentivamos o seu crescimento durante a graduação para que consigam encarar com segurança o mercado de trabalho.

Contudo, a coragem de seguir adiante com todas as adversidades é um diferencial que todas elas têm. O caminho nem sempre é fácil — na verdade, na maioria das vezes ele é bem complicado, especialmente para o público feminino. Entretanto, elas foram determinadas o suficiente para construir uma história diferente e tentar transmitir essa ideia. Não é realmente inspirador?

Encontrar mulheres para se inspirar não é uma tarefa difícil e vale dizer que essa pesquisa não precisa ser feita somente na internet. Ao nosso redor é possível achar pessoas que servem de inspiração nos detalhes do dia a dia. A questão é fazer disso um verdadeiro aprendizado para transformar as nossas vidas.

Gostou do post? Aproveite para complementar sua leitura com um passo a passo para ser empreendedor! Quem sabe esse não é o incentivo que falta para você?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados