O que faz um arquiteto? Veja as atribuições desse profissional em diferentes cargos!

o que faz um arquiteto

Neste artigo você irá entender o que faz um arquiteto. Portanto, descobrirá o que é necessário estudar para ingressar na carreira e principais áreas de atuação deste profissional. Tal qual, dicas de como se destacar no mercado de trabalho.

Você sabe o que faz um arquiteto?

Um profissional multitarefa. Isso porque, ao mesmo tempo que lida com a construção em termos de cálculos, técnicas e segurança da obra, também se preocupa com o bem-estar das pessoas que vão usar essa nova estrutura.

Caso você pretenda se tornar um arquiteto, entenda que será responsável por construir casas, edifícios, escolas, hospitais, entre outros espaços. Bem como, terá como função principal tornar áreas internas e externas funcionais e confortáveis aos usuários.

O profissional da área de Arquitetura e Urbanismo deve ter amplo saber sobre o ambiente (solo, arredores, topografia) em que essas obras serão feitas. Assim como, dos materiais a serem utilizados na sua confecção.

Atividades do arquiteto na construção civil

Veja a seguir, uma lista de atribuições com o que faz um arquiteto na área da construção civil:

  • Visitar obras;
  • Acompanhar compra de materiais;
  • Criar projetos 3D;
  • Coletar dados e criar projetos de arquitetura, entre outras.

Tornar os ambientes mais humanos e aumentar a qualidade de vida dos usuários é a marca essencial de um bom profissional da área de Arquitetura. Assim, os espaços criados devem seguir à risca as regras específicas e requisitos solicitados pelos clientes.

Áreas de atuação e o que faz um arquiteto nelas

O uso de tecnologia e inovação são peças fundamentais para quem decide seguir a carreira de Arquitetura. Logo, o profissional deve sempre estar atento às novidades do setor a fim de se manter atualizado e de forma capaz a atender às novas demandas.

Saber usar programas avançados para projetar, calcular e desenhar projetos é um diferencial que o destaca no mercado. Portanto, veja a seguir uma lista com as principais áreas de atuação do arquiteto.

Obras: acompanhamento e administração

Atuar como um gestor da obra com o objetivo de garantir que o projeto seja feito da forma correta. Ou seja, controla o tempo para evitar atrasos e o financeiro para evitar possíveis desperdícios de verba. Assim como, tem contato direto com toda a equipe.

O que faz um arquiteto: arquitetura de interiores

Responsável por todo o arranjo estratégico no interior dos imóveis. Com o propósito de tornar mais agradável e equilibrado. Tanto em termos estéticos, quanto na praticidade dentro da rotina do usuário o que faz um arquiteto ser reconhecido.

Vale ressaltar que qualidades como ser sensível e paciência serão testadas no dia a dia desse profissional. Afinal, ele irá tratar com clientes com jeitos e gostos diferenciados.

Setor comercial

Esse setor é voltado para lojas, comércios, shoppings, supermercados, clínicas e qualquer outro estabelecimento de produtos e serviços. Nesse sentido, o arquiteto deve estar atento às necessidades do cliente que vende, como também aos que vão frequentar o ambiente.

O que faz um arquiteto: restauro de edifícios

Atua no ato de restaurar e manter edifícios históricos e antigos. Do mesmo modo que precisa respeitar a estrutura original mantendo a essência local.

Arquitetura ecológica

Também conhecida como Arquitetura Verde visa construções sustentáveis. Ou seja, que economizam recursos naturais com o reuso de materiais. Bem como, com meios que aproveitam a luz do sol e a água das chuvas, por exemplo.

O que faz um arquiteto: paisagismo

É uma forma de inserir plantas, árvores, flores e outros elementos naturais no projeto. Nesse sentido, é necessária toda a atenção deste profissional a fim de ajustar as espécies de forma correta aos ambientes externos e internos.

Parques, bosques, reservas florestais, grandes jardins e outros tipos de locais que têm a natureza como foco compõem o mercado de atuação deste profissional. O que faz um arquiteto também atuar na esfera pública.

Planejamento urbano

Vale ressaltar que a sua atuação se amplia tanto no setor privado quanto no público. Aliás, além dos concursos, outra forma de ingresso nessa esfera é a nomeação por prefeitos e secretários a cargos de confiança na comunidade.

No setor público o arquiteto será responsável por organizar e planejar espaços como grandes avenidas, bairros, cidades, praças, entre outros. No entanto, terá que ter amplo saber das áreas verdes, qualidade dos espaços de esporte e lazer.

O que faz um arquiteto: como ingressar no mercado

Veja a seguir o passo a passo e dicas para você ingressar no mercado da Arquitetura:

Depois de concluída a sua faculdade, para atuar no mercado você precisa de um registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Por fim, o diploma e o registro são obrigatórios por lei para o exercício da profissão.

Comece sua carreira de Arquitetura na Unopar

Agora você já sabe o que faz um arquiteto e os principais conceitos. Bem como, as áreas de atuação no setor. Então, com base nas suas características pessoais pode escolher o foco da sua carreira bem como trabalhar os seus diferenciais no mercado.

Líder no setor de educação há mais de 40 anos, a Unopar é a sua melhor escolha para começar ou se especializar na sua carreira. Contamos com programas diferenciados como o Trilhas da Carreira com conteúdo extraclasse.

Bem como, a Aula Destaque que proporciona o contato direto com gestores renomados do setor. Assim, o aluno tem novas experiências e agrega a expertise necessária para o sucesso profissional.

Invista na Unopar e opte por estágios que agreguem saber. Por fim, nunca pare de estudar. Isso porque, profissionais com amplo conhecimento sempre terão o seu lugar garantido no mercado de trabalho.

Inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.