O que faz um chef de cozinha? Veja as principais funções do profissional de Gastronomia!

Graduação em Gastronomia

Desconto nota do Enem

Descobrir o que faz um chef de cozinha é essencial para quem deseja investir nessa carreira. Dessa forma, a seguir, você vai ver quais atribuições cabem a esse profissional nas mais diversas áreas, das mais práticas até as de gestão.

O que um chef de cozinha faz em diferentes funções

Acima de tudo, esse profissional é bastante versátil, afinal é capaz de ocupar diferentes cargos. Mas, no geral, é ele que faz o planejamento de todas as atividades dentro de uma cozinha.

Também faz parte do seu dia a dia de trabalho criar cardápios e supervisionar seus funcionários, isto é, cozinheiros e ajudantes. Portanto, é ele que comanda todo o espaço, bem como:

  • Distribui tarefas entre os colaboradores;
  • Checa o estoque de alimentos para os preparos e a sua disponibilidade;
  • Elabora receitas, adicionando beleza e sabores diferenciados.

Caso seja dono do próprio restaurante, o que faz um chef de cozinha também inclui atividades mais administrativas, além do cuidado com o aspecto financeiro do negócio. Além disso, criar estratégias para atrair e fidelizar clientes faz parte da rotina. 

Saiba o que faz um chef de cozinha criativa

O profissional que atua neste cargo tem como função inovar. Por isso, o objetivo aqui é aplicar novas técnicas nas receitas, a fim de que os seus pratos fiquem mais originais, tanto no quesito sabor, quanto textura e aroma.

A ideia é despertar em seus clientes novas experiências em seus paladares, visões e olfatos. Para isso, no entanto, é preciso muita pesquisa para encontrar novos estilos, o que requer um cuidado em conhecer bem o alimento e as técnicas de preparo.

Saber mesclar os ingredientes é essencial e agregar a tecnologia nisso também é importante, com o uso de fornos especiais, maçaricos e resfriadores.

O que se faz em gastronomia Personal chef

As atribuições de um personal chef são muitas. Mas, antes de tudo, entenda que esse profissional trabalha como autônomo ou em cozinhas domésticas. Dessa forma, o que faz um chef de cozinha aqui é:

  • Cozinhar para chefes de estado;
  • Para o elenco de uma peça;
  • Ou ainda para uma família.

É possível se especializar em uma única área e seguir no setor de eventos, quando se prepara refeições apenas para um tipo de público.

Veja o que faz um chef de cozinha em panificação e confeitaria

A confeitaria é a especialização da Gastronomia de maior sucesso entre os chefs de cozinha. Então, nesse cargo, o profissional deve ter paixão por sobremesas incríveis.

Não só isso, mas também criar pães com muito sabor e diferentes texturas. Dessa maneira, conheça mais sobre as funções desse chef logo abaixo.

Catering

Aqui, o que faz um chef de cozinha em refeições coletivas é fazer a decoração das mesas do buffet. Assim, esse profissional atua em cruzeiros e hotéis, em geral.

Preparação de pratos tradicionais

Também é possível trabalhar na elaboração de técnicas para criar bolos, tortas, biscoitos e pães com diversos tipos de ingredientes e sabores.

Criação de sobremesas

O foco aqui são as guloseimas e as coberturas. Portanto, como era de se esperar, o chocolate é o elemento chave nessa função.

Tour pela prova do Enem

Entenda como funciona o cargo de consultor gastronômico 

O que faz um chef de cozinha aqui é prestar serviços de consultoria. Assim, a empresa ou profissional possui uma especialidade e atende esse tipo de público. Então, na parte de Gastronomia, as atribuições do cargo são:

  • Reconhecer a necessidade daquele cliente;
  • Fazer uma avaliação e emitir um diagnóstico sobre o caso;
  • Criar uma estratégia e analisar se o negócio do cliente é viável;
  • Planejar-se para alcançar as metas.

De modo prático, o profissional de consultoria gastronômica faz as seguintes atividades:

  • Dá o preço dos pratos oferecidos;
  • Renova o cardápio;
  • Faz o design do ambiente e estuda as instalações do local.

O que faz um chef de cozinha no desenvolvimento de produtos?

Você conheceu até aqui as atribuições mais práticas desse profissional. Portanto, neste cargo, por exemplo, a função dele é atuar no setor de pesquisa e testes de novos produtos.  

De maneira técnica, é seu papel avaliar alguns critérios como de que modo ele vai reagir junto a outros alimentos, por exemplo, vegetais e carnes, a fim de gerar um produto saudável.

É essencial aliar tecnologias para manter a qualidade do ponto de vista nutricional e também que agrade o olfato e paladar dos consumidores.

Já do ponto de vista de mercado, o que faz um chef de cozinha aqui é adaptar esse novo produto ao gosto do público e suas necessidades. Portanto, o profissional tem que conhecer o seu usuário alvo para a qual o item mais se destina. 

Segurança dos alimentos é uma das atribuições do chef de cozinha

Essa, sem dúvida, é uma das áreas mais importantes da Gastronomia. Afinal, é fundamental que os alimentos cheguem até os consumidores em perfeitas condições, a fim de não causar danos à saúde. 

Para tal, é essencial utilizar recursos e meios para garantir a segurança no consumo. Além disso, esse ramo está ligado também a trabalhos que envolvem o incentivo a uma alimentação mais adequada a um certo público.

O que faz um chef de cozinha na gestão

Aqui, o profissional cuida da parte administrativa do estabelecimento, seja dele próprio ou de terceiros. Portanto, é ele que comanda tudo, a fim de garantir o pleno funcionamento de:

  • Bares;
  • Restaurantes;
  • Serviços de catering.

O que faz um chef de cozinha nesse campo de atuação envolve muito conhecimento sobre gestão de processos e de pessoas. 

Estude Gastronomia EAD na Unopar

Nesta instituição, está ao seu alcance entrar para o curso superior de Gastronomia na modalidade a distância. Assim, essa forma de ensino é ideal para quem tem pouco tempo livre.

O aprendizado, bem como a viabilidade do diploma são os mesmos de uma graduação presencial. Dessa forma, saiba ainda que na Unopar, o aspecto prático da profissão não é esquecido, logo, há muitas atividades para treinar as competências do aluno. 

Além de tudo isso, a faculdade fornece ainda uma infraestrutura sem igual e um corpo docente mais do que preparado para dar todo o suporte nessa jornada de conhecimento. 

Portanto, inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados