O que faz um economista? Conheça a profissão

O que faz um economista

Desconto nota do Enem

A carreira do economista é cheia de possibilidades e atuações em diferentes setores. Por isso, muitas pessoas escolhem fazer uma graduação nessa área, fazendo da Economia umas das profissões mais tradicionais do mercado de trabalho. 

Porém, antes de entrar no mercado e começar a vida profissional, é preciso conquistar o diploma do ensino superior de bacharel em Economia.

E aí, o que acha de saber um pouco mais sobre essa profissão? Vamos mostrar o que faz um economista e em que setores e cargos esse profissional pode atuar. E se você tem interesse pelo curso de Ciências Econômicas e tem dúvidas sobre ele, continue conosco e confira nosso material!

O que um economista faz? 

O profissional da economia atua na análise de dados matemáticos, acontecimentos históricos e estatísticas para encontrar e estudar as predisposições econômicas de um grupo, de uma região, de um país ou até com abrangência global. 

É responsabilidade do economista juntar todas essas informações para discutir a competência de sistemas em atividade no mundo, bem como para fornecer sugestões de mudanças a fim de manter ou multiplicar o patrimônio particular, ou coletivo.

Os relatórios desenvolvidos pelo economista auxiliam na compreensão do instante correto de investir ou recolher valores financeiros de uma aplicação qualquer.

O economista trabalha com assuntos ligados aos bens de pessoas, empresas e instituições governamentais, fazendo o planejamento para o aumento e conservação destes bens. 

Ele produz análises de mercado que podem tratar tanto de aspectos econômicos em grandes proporções, nacionais e internacionais, como em planos de investimentos de empresas menores.

O economista se depara com possibilidades de emprego em organizações privadas, no setor público e também no terceiro setor. Além disso, também trabalha como professor e pesquisador em institutos e em universidades, ou até mesmo enquanto autônomo, dando consultorias de maneira independente.

Quais são os diferentes cargos e setores do economista?

É possível perceber que existem muitas possibilidades de atuação de um economista. Veja, agora, os diferentes cargos e setores nos quais ele pode exercer essas funções.

O que faz um economista na Orientação Financeira?

O economista tem a possibilidade de trabalhar como conselheiro financeiro, informando a melhor oportunidade para que uma empresa ou investidor faça uma aplicação. Além de estudar o momento propício para esse tipo de atividade, o economista também instrui sobre as taxas de juros, os tipos de financiamento e as fontes de recursos financeiros, como bancos.

Para isso ser possível, o economista deve entender do mercado e das suas oscilações, elaborar pontos de vista e possíveis cenários. 

Quais as funções de quem trabalha em Auditorias?

É muito usual que as organizações façam auditorias em processos, buscando assegurar que os produtos e serviços estão sendo feitos com qualidade, assim como a gestão está sendo eficiente. Isso porque, além de bons produtos, a qualidade na gestão é essencial para a saúde da empresa.

O economista pode trabalhar na auditoria de gestão verificando o fluxo de caixa do negócio, encontrando erros e desequilíbrios. 

Num processo de auditoria, o profissional analisa toda a saúde financeira da organização. Em seguida, elabora um relatório demonstrando onde é necessário melhorar e quais são as ações a realizar visando obter sucesso do ponto de vista econômico.

O que faz o profissional que atua com Viabilidade Econômica de Projetos?

Antes de aumentar os negócios, fazer uma determinada ação de risco ou criar um produto, é fundamental que todo negócio desenvolva um planejamento.

Com base no planejamento da empresa, o economista faz uma análise no mercado sobre os impactos do projeto, verifica os recursos disponíveis, como está a saúde financeira da empresa, quanto tempo será necessário para obter retorno do investimento e quanto trará de lucro.

Tour pela prova do Enem

Como atua o economista que trabalha no Mercado Financeiro?

Para o economista, o mercado financeiro traz uma série de possibilidades de atuação, que vão desde estudos do mercado até o acompanhamento da economia de forma geral. 

É necessário que ele esteja sempre antenado às novidades ligadas a situação da economia de sua região, estado, país e também da economia global.

Ele precisa ter conhecimento sobre o mercado em que a empresa está inserida e faça o acompanhamento diário para encontrar variações econômicas. Assim, ele poderá analisar o fluxo de caixa e informar quais são investimentos interessantes ou não.

Quais as funções na área de Importação e Exportação?

O economista também pode trabalhar no setor de importação e exportação, seja para uma empresa de pequeno porte, seja em uma empresa maior e já consolidada no mercado.

Acontecem diariamente diversas alterações econômicas que influenciam nos negócios da empresa. Alterações no valor de moedas, variações econômicas de países parceiros e mudanças políticas costumam ser os principais motivos de impacto comercial referente a importações e exportações.

Como atua quem trabalha com Economia Agroindustrial?

A agroindústria é um dos setores mais rentáveis e a principal fonte para o PIB (Produto Interno Bruto) do nosso país. Nessa área, o economista faz a negociação, o acompanhamento e a análise do mercado, auxiliando na comercialização dos insumos. 

O que faz o profissional em Comércio Exterior?

O economista também tem a possibilidade de trabalhar no mercado exterior. Nele, deverá estudar a economia global, principalmente dos países que manterão relações comerciais. 

Esses estudos devem sempre ser comparados à economia do Brasil, buscando encontrar diferentes tipos de investimento no exterior. Quando uma organização procura efetivar negócios internacionais, é necessário ter conhecimento sobre a economia global e individual do país integrante do negócio.

Quais as atribuições da área de Arbitragem?

O economista pode trabalhar como um intermediário entre duas empresas e resolver conflitos econômicos entre elas. Esse tipo de mediação impede que pessoas jurídicas se comprometam em processos judiciais.

O que faz um economista no Setor Público?

O setor público é bastante volátil no que se refere a planos de governo. Afinal, quando um político é eleito, podem ocorrer diversas modificações no cenário econômico do país. 

Neste caso, o economista é responsável por fazer estudos que antecipem os possíveis impactos econômicos de decisões políticas no setor em que trabalha.

Como a Unopar te ajuda a realizar o sonho da Faculdade?

Para conseguir boas oportunidades no mercado de trabalho atuando como economista, é fundamental escolher uma Instituição de Ensino Superior que garanta diferenciais para você de mercado e qualidade no ensino.

A Unopar oferece uma ótima infraestrutura física e virtual para que os acadêmicos de Ciências Econômicas tenham acesso não somente aos conteúdos teóricos, mas que tenham contato com a prática que fará parte da rotina profissional. Um exemplo é acesso ao Canal Conecta, plataforma exclusiva com vagas de emprego e estágio em todo o Brasil.

Sem falar na possibilidade de bolsas e descontos para ajudar no preço das mensalidades, bem como a diversidade de modalidades de ensino.

Venha fazer o curso de Ciências Econômicas na Unopar!

Ao escolher a Unopar, você terá a garantia de um ensino acolhedor com professores capacitados, de ampla experiência acadêmica. Assim, poderá desenvolver as habilidades exigidas no mercado de trabalho e realizar o sonho de sucesso profissional.

Não perca mais tempo: inscreva-se agora mesmo para o vestibular online de Ciências Econômicas na Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados