O que faz um Podólogo? Entenda melhor a profissão

O que faz um Podólogo

Desconto nota do Enem

Conseguir realizar todas as atividades do seu dia também exige cuidados com a base, ou seja, os pés. Eles necessitam estar saudáveis, o que não se resume a cuidados estéticos.

Para evitar sofrimento com dores e doenças que reduzem a qualidade de vida, é preciso manter o cuidado com a saúde dos pés. Para isso, há um profissional específico: o podólogo, especializado em Podologia! Se você se interessa pela área, aproveite para conhecer mais das variadas possibilidades de trabalho na podologia e o que faz um podólogo.

O podólogo é um profissional que analisa e faz o tratamento dos pés. Sendo assim, seu principal objetivo é prevenir, tratar lesões e orientar seus pacientes sobre os cuidados necessários para manter a saúde dessa parte do corpo.

É comum acreditar que, na podologia, as funções do podólogo se resumem a estética e à tarefa de desencravar unhas.

Porém, este profissional atua numa variedade de tratamentos de doenças, aplicando técnicas para promover o bem-estar dos pacientes. Em alguns casos, esses profissionais podem ser os primeiros a perceber sintomas de diabete ou problemas cardiovasculares.

As responsabilidades do profissional da podologia incluem:

  • realizar atendimentos personalizados aos pacientes com o cuidado contínuo de transtornos e cuidados preventivos com os pés;
  • fazer o diagnóstico de doenças nos pés, como tumores, úlceras, fraturas, doenças da pele ou das unhas, e má formação congênita ou adquirida;
  • fazer o uso de técnicas no tratamento de doenças como calos, distúrbios ósseos, unhas encravadas, joanetes, tendões encurtados, cistos e abscessos;
  • desenvolver próteses corretivas, moldes de gesso e correias para reparar deformidades;
  • realizar o encaminhamento dos pacientes a outros profissionais da saúde quando for apresentado sintomas de distúrbios como diabete, artrite, doença cardíaca ou doença renal.

Tratamento de doenças

Na rotina do podólogo, frequentemente, são tratadas as seguintes doenças:

  • calosidades;
  • excesso de transpiração;
  • ferida;
  • fissuras;
  • joanetes;
  • mau cheiro;
  • micose;
  • olho de peixe;
  • pé diabético;
  • pele seca;
  • psoríase;
  • úlcera dos pés;
  • unhas encravadas;
  • verrugas.

O que faz o profissional de Podologia em diferentes cargos e setores?

Vejamos agora o que faz o podólogo e, porque é muito mais do que desencravar unhas.

Quais são as funções de quem trabalha com Podologia Preventiva?

Como o próprio nome sugere, as atividades incluem atuar na prevenção de doenças nos pés, como unhas encravadas, frieiras, rachaduras no calcanhar, micoses, bolhas e até o mau cheiro.

Todas essas podopatias são evitáveis se as orientações do podólogo forem seguidas.

Esse profissional também orienta sobre os melhores hábitos para cuidar dos pés, buscando evitar dores e doenças capazes de limitar o paciente em seu dia a dia.

Nessa função, o podólogo costuma atuar em clínicas de podologia médica e estéticas, hospitais, spas e casas de repouso para idosos.

O que faz o podólogo em Podologia Geriátrica?

Nessa especialidade o podólogo trata a saúde dos pés de idosos, pois o tratamento desse público é diferente daquele executado em pacientes mais jovens. O motivo desse atendimento está relacionado a dois fatores.

Envelhecimento do corpo

O primeiro está ligado ao envelhecimento, que estabelece variadas mudanças no pé idoso: as unhas ficam grossas e porosas, a pele resseca e perde a elasticidade, as feridas não cicatrizam com facilidade, e o caminhar passa a ser inadequado, por exemplo.

Essas alterações ocorrem devido à limitação do poder de regeneração do corpo nessa fase da vida e, em alguns casos, o surgimento de doenças — como obesidade, pressão alta, diabete e arteriosclerose.

Psicológico

O segundo fator é referente ao psicológico do idoso. Ele pode ocultar problemas nos pés por conta do sentimento de incapacidade causado pelas limitações físicas. Dessa forma, quem segue carreira na Podologia Geriátrica precisa ter sensibilidade no atendimento aos seus pacientes.

E onde realiza seu trabalho? O atendimento de pacientes idosos pode ser realizado em clínicas de podologia, clínica médica, hospitais e casas de repouso.

Tour pela prova do Enem

Quais as atribuições do profissional em Podologia Infantil?

Essa área realiza o cuidado nos pés de bebês e crianças de 0 a 12 anos. A condição dos pés desses pacientes depende do acompanhamento profissional devido à sua fragilidade, e para assegurar um crescimento adequado sem causar deformidades. 

O podólogo infantil tem a possibilidade de atuar em clínicas médicas de podologia e em hospitais.

O que faz quem trabalha com Pé de Risco?

Neste caso, o podólogo trabalha no estudo, na prevenção e no tratamento de pés de pessoas com problemas de saúde, a exemplo de diabete, vasculares, reumáticos e neurológicos.

Quando não é feito o tratamento, as feridas que aparecem em pacientes com pé de risco geram graves consequências, como gangrena e amputação. Nesse contexto, o podólogo trabalha em hospitais junto a equipe de médicos ou em clínicas.

Quais as atribuições da área da Podologia Desportiva?

Atletas profissionais e amadores necessitam de cuidado dobrado com os seus pés, pois, em muitos casos, são suas ferramentas de trabalho.

O esforço dos treinos pode causar unhas encravadas, bolhas e outras lesões que influenciam na performance.

Clubes esportivos de várias modalidades (futebol, handebol, voleibol, entre outros) normalmente são os locais de atuação do profissional, além de fazer atendimentos particulares e em clínicas.

O que faz a Podologia Laboral?

Algumas empresas proporcionam a seus colaboradores o atendimento de podologia para o tratamento preventivo dos pés — devido às longas jornadas de trabalho.

A Podologia Laboral busca o tratamento dos pés de trabalhadores de empresas, analisando a origem das dores e promovendo soluções. Nesse processo, ele considera a particularidade de cada paciente, bem como setor e função na empresa.

Como a Unopar te ajuda a realizar o sonho da Faculdade?

Na Unopar, o curso de Tecnólogo em Podologia é oferecido na modalidade a distância e tem a duração de apenas 3 semestres (1 ano e meio).

Ou seja, em pouco tempo, você recebe um ensino de qualidade e está disponível no mercado de trabalho com o seu diploma.

Vale a pena fazer a faculdade de Podologia: o diploma chega rápido, e você começa a conquistar os salários de podólogo sem enrolação!

A Unopar também oferece aos alunos o acesso ao Canal Conecta. Trata-se de uma plataforma que une profissionais em formação, ou que acabaram de concluir o ensino superior, a empresas de todo o Brasil, possibilitando ótimas oportunidades de emprego.

Outro diferencial é a infraestrutura tecnológica oferecida no ensino a distância por meio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Ele conta com videoaulas, biblioteca virtual, exercícios, bem como contato com docentes e tutores, fóruns de discussão e possibilidade de assistir ao conteúdo das aulas durante o curso quantas vezes quiser.

Estamos prontos para formar futuros podólogos!

Agora você já tem conhecimento sobre as atividades da Podologia e o que faz o podólogo, não é mesmo?

É essencial destacar que esse profissional promove o cuidado global das pessoas, iniciando pelos pés! Por isso, é fundamental ter recebido uma formação diferenciada e ser altamente qualificado para garantir o bem-estar do cliente.

Venha, estamos prontos para te receber! Faça sua inscrição online para o vestibular da Unopar e inicie o Tecnólogo em Podologia!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 28

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados