O que se estuda em Gestão de Turismo? Confira a grade curricular

Desconto nota do Enem

Pode observar: muita gente sabe qual é o perfil de um profissional de turismo e, inclusive, em quais atividades ele está envolvido no dia a dia. Porém, quando a conversa é sobre o que se estuda em Gestão de Turismo, a formação acadêmica dele, uma boa parcela das pessoas não se sente muito segura para arriscar um palpite.

Isso acontece principalmente porque a grade curricular não tem matérias de uma só área do conhecimento, mas sim de várias, reunindo desde linguística até conhecimento gerenciais. Daí já viu: é fácil se confundir e, em especial se surpreender com os conteúdos.

Foi por isso que reunimos as disciplinas do curso de Gestão de Turismo neste post para ajudar a conhecer mais sobre essa graduação e avaliar o seu nível de identificação com ela. Acompanhe com atenção!

8 matérias que mostram como é a formação em Gestão de Turismo

Aqui você vai conferir uma lista que resume bem o que é Gestão de Turismo, um dos cursos Tecnólogos da Unopar e que conta com 2 anos de duração. Verá também como essa pluralidade de conteúdos na grade curricular dessa formação é importante para se tornar um profissional qualificado para atuar em diferentes espaços e serviços.

Turismo em Áreas Naturais

Para quem deseja saber o que se estuda em Gestão de Turismo, aqui vai a primeira matéria: Turismo em Áreas Naturais. Afinal, é preciso conhecer acerca dos destinos que adotam medidas de resguardo ao meio ambiente –– e, ao mesmo tempo, exploram esses espaços para atrair pessoas que buscam experiências com a flora e a fauna nativas.

Empreendedorismo

Já em Empreendedorismo, você estuda qual é o salário para Gestão de Turismo e sobre o desenvolvimento de negócios nesse setor para ter um maior retorno financeiro. Além disso, confere as razões para investir em inovações no mercado e as etapas administrativas que devem ser seguidas para começar a operar legalmente e, em consequência, prestar serviços ao público.

Fundamentos do Turismo

Por outro lado, em Fundamentos do Turismo, os alunos descobrem o histórico de formação do setor. É aqui que compreendem como esse mercado se fortaleceu ao longo das últimas décadas e se tornou braço da economia de diversos países. Em paralelo, ainda apresenta os principais indicadores do ramo para você saber como fazer projeções e avaliar as possibilidades de atuação na área.

Marketing Turístico

Essa disciplina traz as principais definições do que é o plano de marketing, porque ele está relacionado com o turismo e como ele pode beneficiar o setor a ter uma maior lucratividade e expansão de clientes. Para tanto, você fica a par das mais relevantes estratégias de comunicação, interação e posicionamento das marcas.

Sistemas de Transportes

Outra das matérias curso de Gestão de Turismo é Sistema de Transportes. Ela traça um panorama sobre os meios de locomoção mais frequentes entre os turistas e em quais contextos eles podem ser explorados para promover novas experiências de viagem e, acima de tudo, consumo.

Inglês Aplicado ao Turismo e Hotelaria

Já esta disciplina apresenta a importância da língua inglesa no mercado de turismo. Traz planos de aprendizado do idioma que vão facilitar a comunicação e o atendimento direto a clientes estrangeiros em diversos cenários de atuação da sua rotina.

Tour pela prova do Enem

Matemática Financeira

Gestão de Turismo também tem disciplinas de cursos de Exatas, como é o caso de Matemática Financeira. O motivo disso é simples: profissionais de turismo lidam frequentemente com questões relacionadas a câmbio de moedas, realização de contrato de serviços terceirizados, capital de giro e fluxo de caixa do próprio empreendimento, compras e financiamentos de pacotes turísticos etc.

Gestão de Projetos

Para você entender de vez o que é gestão, com foco em projetos, essa disciplina traz os principais conhecimentos para estipular as chances de faturamento e risco de perda de investimento ao assumir o comando de novas ideias para o ramo do turismo.

Gestão de Pessoas

Além dos projetos, você também estuda sobre Gestão de Pessoas. É um conteúdo muito importante, já que você precisa desenvolver competências que facilitem não só o trabalho em equipe, mas a supervisão e o gerenciamento de pessoas nas organizações.

Mercado de Agências de Turismo

A última da nossa lista, a matéria de Mercado de Agências de Turismo retrata como é o segmento das empresas que trabalham com o setor. Isso envolve a comercialização de pacotes turísticos, passagens, combos de passeios, programas de integração com nativos e afins. Para isso, ela mostra como é o planejamento dessas atividades e quais as principais estratégias para a manutenção das vendas.

Outros conteúdos que não podem faltar em Gestão de Turismo

Completando a grade curricular de Gestão de Turismo, você tem outras disciplinas que ampliam a sua compreensão de mercado. Além disso, trazem as mais recentes mudanças na legislação brasileira que impactam o setor, preparam para atuar com diferentes segmentos de trabalho e ainda deixam por dentro dos princípios profissionais que devem acompanhar para fazer a diferença na sua carreira. Veja agora quais são elas:

  • Educação a Distância;
  • Metodologia Científica;
  • Modelos de Gestão;
  • Planejamento Estratégico;
  • Legislação Social e Trabalhista;
  • Gestão do Lazer, Recreação e Entretenimento;
  • Homem, Cultura e Sociedade;
  • Responsabilidade Social e Ambiental;
  • Políticas Públicas para o Turismo;
  • Turismo e Hospitalidade de Eventos.

Aqui na Unopar, além dessas matérias, existem diversas possibilidades de aprendizado fora de sala. É o caso da Aula Destaque e das Trilhas de Carreira. Entre os benefícios exclusivos da instituição para o seu currículo, também vale mencionar o Canal Conecta. Esse portal de empregabilidade reúne vagas de emprego e estágio de acordo com seu perfil!

Estude Gestão de Turismo na Unopar e seja um profissional de excelência!

Depois do que falamos sobre o que se estuda em Gestão de Turismo, ficou evidente como esse curso não deixa a desejar quando o assunto é grade curricular robusta e interdisciplinar, não é verdade? Afinal, atuar com processos e serviços do setor requer um sólido referencial teórico e prático de diversas áreas do saber.

Não é para menos que se graduar na Unopar traz reflexos positivos para a sua capacitação profissional. Isso porque você é acompanhado por professores com experiências diversas de mercado e ainda tem a chance de participar desde o início do curso de atividades de extensão para aprimorar suas habilidades.

Então, já sabe: faça logo a sua inscrição no vestibular na Unopar e ingresse na faculdade com o pé direito!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados