Entenda a importância da língua inglesa para sua carreira

estudante online

Desconto nota do Enem

Todo profissional deseja destaque em sua área para comemorar diferentes conquistas. Se você tem objetivo parecido, já deve saber qual é a importância da língua inglesa nesse processo. Por estar entre as mais faladas no mundo, ela permite que pessoas e empresas de inúmeras regiões se comuniquem e troquem experiências.

Só a possibilidade de conversar com grupos de vários países representa uma motivação para estudar o idioma. Seu domínio, no entanto, traz diversos benefícios e deve ser buscado por todo profissional interessado em construir uma carreira de sucesso. Inclusive, aqui na Unopar, incentivamos nossos alunos a focarem esse aprendizado ao longo da graduação.

Tanto é que resolvemos preparar este post. Nele, você confere as principais vantagens de aprender inglês e os ganhos que podem surgir a partir do conhecimento da língua. Acompanhe e entenda!

Mais oportunidades no mercado de trabalho

O contato com ofertas atrativas de emprego é bastante observado por quem busca como aprender inglês. Afinal, a língua está presente em diversos meios e áreas do conhecimento, como ciência e tecnologia. Isso significa que ter condições de usá-la em seu dia a dia é aumentar as chances de conquistar uma vaga ou ocupação de destaque.

Hoje, é cada vez mais comum encontrar empresas que passaram a tratar o domínio do idioma como pré-requisito para a contratação. Ou seja, o que antes era um diferencial virou algo tão básico quanto as habilidades requeridas para exercer o cargo pretendido dentro da organização.

Possibilidade de trabalhar no exterior

Aproveitar o inglês para construir sua trilha da carreira também é uma forma de atrair a atenção de negócios estrangeiros. No Brasil, por exemplo, a atuação de startups de outros países demanda profissionais capacitados para compor suas equipes, mesmo que isso envolva trabalhar em território nacional.

Por outro lado, se o seu objetivo é abrir uma empresa no exterior ou fazer parte do time de uma companhia de fora, saiba que o domínio da língua inglesa será crucial. Demonstrar conhecimento no idioma evidencia o seu nome em processos seletivos e, no caso de quem deseja empreender, favorece a transmissão das mensagens adequadas ao público-alvo.

Valorização da carreira

A chance de evoluir na caminhada profissional é outro aspecto que demonstra a importância da língua inglesa. Isso ocorre independentemente da área de atuação, fazendo com que a pessoa fluente no idioma esteja apta a ocupar melhores cargos e alcançar boas posições.

Ou seja, o inglês é relevante para a carreira em diferentes áreas. Em geral, as pessoas que mais utilizam a língua no exercício da profissão são aquelas formadas em Administração, Turismo, Comércio Exterior, Marketing e cursos de Desenvolvimento. O idioma também faz parte do dia a dia de quem é formado em graduações relacionadas, como Letras – Português e Inglês.

Chances de alcançar melhores salários

Essa característica é resultante das anteriores, pois uma pessoa fluente no inglês consegue participar de mais processos seletivos para o emprego dos sonhos e manter seu nome à frente de outros candidatos. É possível aumentar as chances de ser recrutado para uma vaga atrativa e de ganhar reconhecimento em curto ou longo prazo, recebendo promoções e outros benefícios.

Tour pela prova do Enem

Ou seja, em planos de cargos e salários, todo profissional que domina a língua inglesa terá potencial para receber mais. Isso pode ser observado em várias situações no mercado de trabalho, nas quais a remuneração passa a ser maior quando envolve grupos que falam outros idiomas além do nativo.

Eficiência profissional

Está aí outro excelente motivo para quem ainda se pergunta por que estudar inglês. Aqueles que conhecem a língua por completo, o que inclui ler e escrever corretamente, têm extrema facilidade para conduzir diálogos, participar de reuniões, manipular ferramentas complexas e cumprir outros processos que se baseiam no idioma.

Profissionais com esse perfil são peças-chave no momento de negociar com clientes e fornecedores, fechar parcerias e tomar decisões estratégicas para as empresas. Em outras palavras, são pessoas capazes de executar inúmeras atividades com nível de excelência, por isso, tornam-se figuras valiosas dentro das organizações.

Diferencial competitivo

Por mais que o número de pessoas informadas sobre a importância do inglês na carreira venha aumentando, isso não significa que o domínio da língua deixará de atrair a atenção de empresas e recrutadores. Entenda que a quantidade de profissionais fluentes no idioma pode aumentar, mas você deve continuar buscando o seu próprio espaço.

Estar disposto a acompanhar as mudanças no mercado de trabalho é uma excelente forma de mostrar que tem capacidade para colaborar com novos negócios. Portanto, queira você empreender, fazer parte de uma organização ou apenas melhorar seu currículo, não deixe de procurar uma formação de qualidade. Pode ter certeza de que o inglês será um dos seus maiores diferenciais, hoje e futuramente.

Expansão do networking

Construir uma rede de contatos fica muito mais fácil quando você consegue se comunicar com as pessoas e transmitir mensagens sem ruídos. Imagina descobrir que o acesso ao emprego dos sonhos ou a um processo de formação incrível só pode ocorrer se você falar inglês? É uma ótima motivação para estudar, certo?

Nesses casos e em muitas outras situações da vida, dominar o idioma é ter a porta de entrada para inúmeras oportunidades imperdíveis. Então, comece quanto antes a investir no aprendizado para reforçar seu networking e permitir que sua presença seja garantida em diversos eventos ou ambientes.

Por fim, saiba que ficar de olho nos espaços que estimulam a troca de experiências profissionais é uma prática complementar ao estudo do inglês. É possível fazer isso ao acompanhar as publicações e notícias do Canal Conecta, um portal de empregabilidade gratuito e exclusivo para quem estuda na Unopar.

Incluir a língua na rotina é uma ótima maneira de aprender!

Agora que você entende a importância da língua inglesa no planejamento da carreira, pode começar a buscar as melhores estratégias para incluir o aprendizado do idioma em sua rotina. Nessa hora, tanto os cursos extraclasse quanto as atividades de intercâmbio na graduação podem ser bastante úteis.

Gostou do post e quer saber mais sobre as opções de capacitação para investir quando estiver cursando o ensino superior da Unopar? Então, não perca a nossa lista com 6 atividades complementares para você fazer durante a faculdade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados