O que se estuda na faculdade de Filosofia? Conheça 7 matérias

O que se estuda na faculdade de Filosofia

Desconto nota do Enem

Quando se discute o que se estuda na faculdade de Filosofia, muita gente logo pensa a respeito das grandes correntes de pensamento e da formação do conhecimento científico — o que não está errado! Porém, essa formação não fica só nesses dois pontos.

Ao contrário, ela o embarca em uma verdadeira jornada de aprendizado dentro de uma área bastante complexa e que é responsável por dar origem a tantas outras (como as Ciências Sociais, as Humanas, as Exatas etc.).

Não é à toa que ela é conhecida no meio acadêmico como “a mãe de todas as ciências“. Ficou curioso em saber mais sobre como é essa graduação? Pois acompanhe o post e conheça as disciplinas ministradas no curso de Filosofia!

7 matérias que você estuda em Filosofia

Assim como acontece em todas as demais Licenciaturas, a grade curricular do curso de Filosofia em EAD é dividida em ênfases de ensino: uma voltada para ao domínio das práticas da área da educação e a outra para a profissionalização em Filosofia. Aqui vamos nos concentrar nesse segundo bloco, mostrando algumas matérias que se destacam nessa trilha de conhecimento. Veja!

História da Filosofia Antiga

A primeira das matérias da faculdade de Filosofia é História da Filosofia Antiga, que aborda os primeiros e mais relevantes nomes a traçar conceitos sobre o homem, a vida, a sociedade, a economia, a política, a natureza entre outros pontos. É o caso, por exemplo, de Aristóteles, Platão e Sócrates.

História da Filosofia Moderna

Já em História da Filosofia Moderna, você é transportado para o século XV em diante –– período em que novos nomes surgiram no meio filosófico e foram responsáveis por traçar princípios que perduram até hoje sobre o Estado. Também vê direitos e deveres dos cidadãos, ética, meios de governo, geopolítica e muito mais.

Estética

Outra disciplina que merece ser mencionada quando falamos o que se estuda na faculdade de Filosofia é a de Estética. Isso porque é nela que você entende como a arte é muito mais do que uma atividade de representação e registro dos momentos. É a alegoria direta aos sentimentos, à cultura, às tradições, ao meio político, à religião e ao status quo de uma sociedade.

Lógica

Já em Lógica, há uma imersão sobre essa que é uma das capacidades cognitivas mais valiosas para os profissionais. Não é à toa que é discutido por meio dessa matéria como a reflexão, a crítica e o processamento de informações são fundamentais para diferenciar o homem dos outros animais e permitir que nossa natureza se torne mutável e evolutiva.

Filosofia da Linguagem

Filosofia da Linguagem, por outro lado, concentra os estudos na linguagem. Aliás, é outra capacidade cognitiva humana essencial, e apresenta paradigmas sobre o que, de fato, ela representa: convenções sociais que a dotam de sentido ou um atributo que, por si só, já dispõe de sentido e lógica.

Teoria do Conhecimento

Teoria do Conhecimento é uma disciplina ampla que discute conceitos abstratos e metafísicos. Exemplos são o valor do conhecimento, as divergências entre a percepção e o saber científico, a ambiguidade de viver e morrer, o mundo material e a capacidade de questionar as coisas etc.

Tour pela prova do Enem

Ética, Política e Cidadania

Outra disciplina da grade curricular da faculdade de Filosofia é a de Ética, Política e Cidadania. Ela traz reflexões sobre como as correntes políticas se formaram no mundo, especialmente na Europa e nos países que foram colonizados por ela no passado. Além disso, há uma abordagem o que é a ética, o campo de estudo da moral, e como ela é volátil, modificando-se de acordo com cada realidade em que está inscrita.

As demais disciplinas da graduação em Filosofia

Quando se trata da ênfase na docência, você encontra várias disciplinas no curso de Filosofia que dialogam com as múltiplas demandas do sistema nacional de educação. É o caso destas que veremos:

  • Língua Brasileira de Sinais (Libras);
  • Políticas Públicas da Educação Básica;
  • Psicologia da Educação e da Aprendizagem;
  • Metodologia de Ensino em Filosofia;
  • Educação a Distância.

Já quando focamos a sua capacitação como futuro filósofo, você tem acesso a conteúdos bastante particulares da área que reúnem conceitos teóricos, históricos e sociológicos que o ajudam a desenvolver competências necessárias para a atuação profissional. Abaixo, listamos todas as outras matérias que não foram mencionadas no primeiro tópico:

  • Homem, Cultura e Sociedade;
  • História da Filosofia Contemporânea
  • Metodologia Científica;
  • Ética e Filosofia Política;
  • Sociologia Brasileira;
  • História Contemporânea;
  • História do Pensamento Político e Econômico;
  • Introdução à Lógica;
  • Prática e Produção de Textos;
  • Fundamentos Antropológicos e Sociológicos;
  • Filosofia da Educação
  • História da Filosofia Medieval.

Onde o filósofo pode atuar

Você quer saber onde o filósofo pode trabalhar depois dos 4 anos de curso realizados na modalidade a distância na Unopar? Pois confira algumas possibilidades:

  • ser professor da educação básica, mais especificamente de alunos nos últimos anos do fundamental II e ao longo de todo o ensino médio;
  • virar professor particular com foco em reforço escolar ou na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
  • se tornar assessor de editoras voltados para o mercado educacional — que são responsáveis pela produção de obras didáticas no país;
  • assumir atividades de extensão e iniciação científica focadas no estudo e aprofundamento da filosofia em instituições de ensino superior;
  • trabalhar com projetos de pesquisa em centros de investigação filosófica e mapeamento ético, político e social das comunidades.

Onde estudar Filosofia

Torne-se um estudante da Unopar e conte com apoio personalizado nos polos de educação, ambiente virtual de aprendizagem interativo entre alunos e professores, além de um programa de avaliação continuada que acompanha de perto as conquistas dos universitários.

Além disso, você conta com:

“Mas qual o preço da faculdade de Filosofia?”, você deve estar se perguntando. Por isso, saiba que pode iniciar a sua graduação, com um ótimo custo-benefício, a partir de R$ 129,00*. Ótima notícia, né?

É hora de se tornar filósofo com o suporte da melhor faculdade!

Até aqui, você viu o que se estuda na faculdade de Filosofia, como ela instiga o pensamento crítico em diversos âmbitos sociais e o mais importante: percebeu como essa formação está interligada a todos os campos do conhecimento. Portanto, nada de dar bobeira quanto à sua entrada no ensino superior, ok?

Para isso, é muito simples: é só se inscrever no processo seletivo da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 58

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados