Pronatec EAD: como funciona na prática?

Pronatec EAD

O Pronatec EAD é uma das opções disponíveis para quem busca qualificação profissional por meio de um certificado de nível técnico. Assim, é importante conhecer as características do programa para ter certeza se essa é a escolha mais adequada para sua carreira.

Além disso, vale a pena comparar o programa com a faculdade, e os meios para obter uma bolsa de estudos no ensino superior. O Prouni, por exemplo, seria uma opção mais interessante do que o Pronatec a distância?

Logo abaixo, reunimos as principais dúvidas e trouxemos as informações necessárias para você definir se essa é a melhor opção. Continue a leitura e conheça mais uma alternativa de qualificação profissional!

O que é o Pronatec EAD?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego é uma iniciativa do governo federal para fornecer vagas para qualificação técnica e profissionalizante. No caso do Pronatec EAD, o alvo são os cursos a distância, em que é mais fácil oferecer bolsas para quem não tem condições de pagar pela formação.

As oportunidades do Pronatec EAD são oferecidas em instituições parceiras do MEC e na rede federal de ensino profissionalizante. Normalmente, as vagas são para estudar de graça ou com desconto, tendo como foco o acesso à qualificação por pessoas de baixa renda, embora não haja uma barreira para que outros interessados participem.

Como funciona o Pronatec EAD?

O processo seletivo do Pronatec é descentralizado. Você precisa procurar quais são as escolas técnicas na sua cidade e verificar as oportunidades disponíveis no início de cada semestre. No passado, o site do MEC trazia um mecanismo para pesquisar as vagas por cidade, mas atualmente a função foi desabilitada.

Um dos pontos importantes é que, geralmente, não há a criação de cursos específicos para os alunos do programa. As bolsas são oferecidas nas mesmas áreas dos profissionais que pagam pela formação, minimizando a quantidade de vagas não preenchidas.

Cursos técnicos

As opções disponíveis atendem às demandas por trabalhadores na operação das empresas. Na maioria das vezes, a pessoa aprende uma profissão, como técnico em Administração, em Contabilidade, de TI, programador, eletricista e mecânico.

Curso profissionalizantes

Além disso, é possível realizar os cursos profissionalizantes. A chamada formação inicial e continuada qualifica para competências específicas, como informática, línguas estrangeiras, atendimento ao cliente etc.

Modalidade de ensino

Já as aulas do curso técnico EAD se inspiram no que há anos vem acontecendo no ensino superior. A qualificação acontece em uma plataforma online, em que o aluno acessa os materiais e realiza suas tarefas. Além disso, é possível estar vinculado a uma unidade presencial para realizar as atividades práticas, como acontece no polo EAD da faculdade.

Duração dos cursos

A duração e carga horárias variam bastante. Os técnicos costumam variar de 6 meses a 3 anos. Por sua vez, a formação inicial e continuada tem opções de até 1 ano na maioria das vezes, ou seja, são um pouco mais extenso do que os cursos online.

Vale ressaltar que o curso técnico não se confunde com o Tecnólogo. Na primeira alternativa, não há um diploma de nível superior, mas um certificado para comprovar as competências profissionais. Além disso, é mais comum formar pessoas para atuar em funções operacionais, em vez de cargos de liderança ou especialização.

Para conhecer as opções de Tecnólogo, consulte a página de cursos da Unopar. Lá você encontra diversas opções com duração entre 2 anos e 2 anos e meio. Logo, pode realizar um rápido ingresso no mercado de trabalho.

Quem pode participar do Pronatec EAD?

O requisito principal do Pronatec EAD é o ensino médio já obtido ou em andamento. Assim como acontece nas faculdades, não há distinção entre os alunos que terminaram o curso tradicional ou participaram do Encceja.

No caso do curso concluído, a qualificação será exclusivamente de nível técnico. Por sua vez, quem ainda está cursando pode encontrar oportunidades de ensino médio integrado ao técnico, saindo do colégio com certificado.

Assim, qualquer pessoa que esteja matriculada ou já tenha terminado o colégio pode concorrer pelas oportunidades. O que pode haver é a priorização das pessoas de baixa renda ou que estudaram em escola pública, caso o processo seletivo traga esse critério.

Não há um processo seletivo unificado, como acontece com o Enem. Como dito, você precisa pesquisar pelas instituições de ensino da sua cidade para saber quais oportunidades estarão disponíveis no próximo semestre.

Além disso, as vagas podem ser presenciais ou a distância, pois nem sempre existe Pronatec EAD para todos os cursos.

Qual é a diferença entre o Pronatec e o Prouni?

Embora tenha se inspirado no Programa Universidade Para Todos, o Pronatec é mais simples e apresenta diferenças em relação ao sistema de seleção e oportunidades disponíveis. No Prouni, que também dá acesso a cursos EAD, as bolsas de 50% e 100% são disponibilizadas em faculdades particulares, via aprovação no Enem e plataforma online unificada.

Após obter 450 pontos na prova objetiva e acima de zero na redação, você tem direito a concorrer pelas oportunidades durante o período de seleção. Para isso, o site do Prouni disponibiliza uma plataforma, em que é possível acessar todos os cursos e instituições de ensino participantes.

Por isso, o Prouni é mais diversificado e tem um impacto maior no currículo. Para você ter uma ideia, o salário médio do graduado é quase o triplo do profissional com ensino médio: R$ 4.938,00 contra R$ 1.774,00 de quem concluiu apenas o colégio, segundo dados do IBGE do 1º trimestre de 2020.

Considere uma faculdade!

Fique atento também à possibilidade de fazer faculdade sem a bolsa do Prouni. Na prática, existem formações de nível superior em todas as áreas em que há cursos técnicos:

Uma alternativa interessante são os Tecnólogos. Neles, você consegue entrar no mercado mais rapidamente, tendo diversas opções, como EAD em TI, Gestão de RH, Gestão Financeira e Gestão Comercial.

Os valores dos cursos EAD da Unopar apresentam um excelente custo-benefício, ficando muito próximos das despesas que você teria com o ensino técnico em diversos casos. Logo, são um caminho para tornar o currículo ainda mais atrativo para as empresas e conquistar as melhores oportunidades de trabalho.

Vem para a Unopar!

Agora que você já conhece o Pronatec EAD, lembre-se de considerar todas as opções disponíveis e dê preferência a uma faculdade. Afinal, para ter acesso às melhores remunerações e benefícios, você precisará do diploma.

Então, faça a sua inscrição no vestibular da Unopar e tenha acesso a melhor qualificação profissional para retomar os estudos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.