Como conseguir o certificado do Encceja?

estudante fazendo o encceja

Você está pensando em retomar os estudos? Pois saiba que o certificado Encceja é uma oportunidade para obter a certificação do ensino fundamental ou concluir o ensino médio, tudo isso sem precisar voltar para a sala de aula.

As provas acontecem em datas determinadas anualmente pelo Inep e as inscrições são gratuitas. Continue a leitura para saber sobre o que é, para que serve, como estudar para o Encceja, o que fazer para conquistar o seu certificado e muito mais!

Entenda o que é o Encceja

O certificado Encceja é destinado a jovens e adultos que não conseguiram finalizar uma das etapas do ensino básico na idade regular. Esse é o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos, que pode ser feito por quem está no Brasil e no exterior, além de ser aplicado às pessoas em privação de liberdade.

Criado em 2002, ele foi substituído pelo Enem em 2009. Porém, desde 2017, o Exame Nacional do Ensino Médio passou a ser exclusivo para o ingresso de candidatos em uma faculdade pública ou privada. Assim, pensando nas vantagens do Encceja, ele voltou a ser a principal forma de aquisição de um certificado de ensino básico para quem não a fez no período pertinente.

O objetivo do exame é identificar o seu nível de conhecimento quanto às matérias da escola básica. A prova para o ensino fundamental é composta, além da redação, por:

  • Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna;
  • Artes e Educação Física;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para o ensino médio, o Encceja segue as mesmas diretrizes do Enem, contendo, além da redação, questões sobre:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Cumpra os pré-requisitos para a prova

A idade mínima é de 15 anos para o ensino fundamental e 18 para o ensino médio. Além disso, não é obrigatório ter a primeira certificação para tentar a segunda, já que o pré-requisito é a faixa etária. Mas, mesmo assim, o ideal é completar a idade mínima para cada etapa até a data da prova.

O exame acontece em data determinada pelo Inep e as provas são aplicadas em um mesmo dia, divididas em dois momentos — nos períodos da manhã e da tarde.

É importante ressaltar que, mesmo que você não consiga a média para tirar a certificação solicitada, é possível garantir a proficiência em determinadas áreas. Assim, não será necessário repetir a prova inteira no ano seguinte. Lembrando que o diploma só será emitido quando todo o quadro de conteúdos for cumprido.

A redação tem o valor de 10 pontos no total, sendo 5 o mínimo para a aprovação. As provas objetivas têm 30 questões, com uma escala de proficiência de 200 pontos. Nesse caso, você precisa alcançar, pelo menos, 100.

As provas são a primeira etapa para conquistar o certificado Encceja. Após a aprovação, você deve procurar o Instituto indicado no momento da inscrição para solicitar o comprovante de conclusão do ensino fundamental ou médio.

Faça sua inscrição

As inscrições gratuitas são realizadas exclusivamente pela internet. Menores de idade e quem está cumprindo pena precisam contar com a ajuda de um responsável para isso. Além de dados pessoais, como o CPF e RG, um questionário socioeconômico também será preenchido.

Outras informações necessárias no momento da inscrição para o Encceja são:

  • e-mail pessoal e telefone válidos;
  • demonstrar a necessidade de atendimento especial;
  • escolher o tipo de certificado Encceja (fundamental ou médio).

Após a confirmação da inscrição, um comprovante deve ser salvo e, se possível, impresso. Com seu login e senha, você poderá acompanhar o cadastro na área do participante, em que também encontrará informações sobre o local de prova, data, horário e resultado do Encceja. Lembrando que o lugar no qual você vai fazer o exame é divulgado mais próximo da data de realização.

Prepare-se e dedique-se aos estudos

Caso você esteja há algum tempo longe da sala de aula ou não teve a oportunidade concluir o ensino básico antes dos 18 anos, é importante se preparar para fazer a prova do Encceja. Até porque essa também pode ser uma maneira de voltar a ter motivação para continuar os estudos e, depois de conquistar o certificado, investir em uma faculdade EAD, por exemplo.

Para se dedicar aos estudos, existem alguns cursinhos preparatórios para o exame. Além disso, o Inep disponibiliza vários materiais, cartilhas e manuais para estudantes e professores. Assim, você fica por dentro de tudo o que cai na prova e pode estudar em casa.

Arrase na prova

O acesso a provas anteriores também é uma maneira eficiente de entender como o Encceja funciona e tirar uma boa nota ou, pelo menos, garantir o mínimo para obter o diploma.

As vantagens Encceja também estão em uma boa nota, que é sinal de que você tem um bom nível de conhecimento da área básica de aprendizado. Ou seja, mesmo distante da escola por um tempo ou afastado por algum problema, sabe o suficiente para encarar uma nova etapa e aprender mais sobre o que é ensino superior — a faculdade pode ser uma boa opção!

Não pare por aqui

O certificado Encceja é uma conquista para você que quer ter boas oportunidades no mercado de trabalho, já que as suas chances tendem a crescer com um diploma. E não para por aqui, já que ele também abre portas para quem quer fazer uma faculdade, o que pode trazer mais ganhos financeiros e aprendizados para a sua carreira — atual ou futura.

Com o diploma na mão, poderá fazer o Enem ou outros exames com a inscrição aberta. Existem opções de vestibular online, um modo prático principalmente se você tem uma rotina corrida. Por isso, essa também é uma das etapas para quem quer chegar até uma faculdade que entenda as necessidades de seus estudantes.

De fato, uma das vantagens atuais é a EAD. Isso porque muitas pessoas que estão em busca do certificado Encceja já atuam no mercado de trabalho ou querem algo mais flexível em relação à faculdade. Nesse sentido, aqui na Unopar, você encontra o curso certo e as modalidades de ensino ideais para a sua realidade.

Quer saber mais? Entenda como será o Encceja 2020 e não perca a oportunidade de conquistar o seu certificado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 25

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.