Passo a passo: saiba como conferir o resultado do ENCCEJA

homem conferindo encceja

Desconto nota do Enem

Você tem mais de 18 anos e ainda não terminou a escola? Saiba, então, que você não está sozinho: de acordo com levantamentos feitos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2019, cerca de 35% das pessoas a partir dessa faixa etária ainda não concluíram o ensino fundamental.

Esse cenário, no entanto, é muito problemático. Em um país tão grande quanto o Brasil, números como esse demonstram a defasagem na qualificação dos profissionais no mercado de trabalho. Contudo, é perfeitamente possível reverter esse quadro com alternativas fornecidas pelo próprio Governo.

Por isso, se esse é o seu caso, não se preocupe: a seguir, falaremos sobre o ENCCEJA, uma estratégia que deixa você muito mais perto de terminar os estudos. Por aqui, você verá:

  • o que é o ENCCEJA;
  • como participar desse processo;
  • como consultar o resultado do ENCCEJA;
  • o que fazer depois de conferir o resultado.

Vamos lá?

O que é o ENCCEJA?

O ENCCEJA (Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é uma prova que auxilia pessoas com mais de 15 anos (para o ensino fundamental) ou 18 anos (para o ensino médio) a voltar a estudar. Como o próprio nome já nos indica, o objetivo do programa é fornecer o certificado de conclusão dos estudos aos candidatos.

Por alguns anos, esse processo foi de responsabilidade do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas voltou para as mãos do ENCCEJA a partir de 2017. Sendo assim, aqueles que não concluíram os estudos no tempo originalmente programado, devem prestar essa prova para conseguir a certificação.

Como posso participar desse processo?

A participação no ENCCEJA é liberada para pessoas que tenham mais de 15 anos e queiram concluir o ensino fundamental, ou mais de 18 e já tenham passado por essa etapa, mas que ainda não terminaram o ensino médio. Não há limite de faixa etária. Por isso, até mesmo as pessoas que têm mais de 60 anos podem concluir os estudos, sem problemas.

Para participar, é muito fácil: basta se inscrever no site do exame. Normalmente, as inscrições começam a partir de agosto, mas é importante ficar sempre de olho nas informações divulgadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas).

A prova do ENCCEJA é aplicada em um dia só, mas em dois períodos. Ou seja, ela é realizada em um domingo, uma parte no período da manhã, e a outra à tarde. Ao todo, são 60 questões de múltipla escolha sobre os conteúdos vistos no ensino regular brasileiro e uma redação.

Como consultar o resultado do ENCCEJA?

Agora que já falamos tudo sobre o ENCCEJA, você deve estar se perguntando: certo, mas como posso, afinal, conferir o resultado e descobrir se o meu desempenho foi satisfatório? Nas próximas linhas, então, você descobrirá como fazer isso, passo a passo e sem errar. Vamos lá?

Tour pela prova do Enem

Entre no site

O primeiro passo é entrar no site oficial do ENCCEJA. Navegar por essa plataforma é muito simples. Ela é bastante intuitiva e tem um estilo muito parecido com a página do Enem. Após a conexão, é hora de clicar na opção “Página do Participante”.

Digite o seu CPF e a senha de acesso

Depois, o site solicitará ao candidato a inserção de seu CPF e de sua senha. Essa senha foi cadastrada no momento da inscrição no processo. Por isso, é muito importante que você a deixe anotada em um local seguro. No entanto, caso não lembre qual é, basta clicar em “Esqueci minha senha” e criar uma nova.

Clique na opção “Resultado”

Quando o site carregar, procure, em sua página, a opção chamada “Resultado” e clique sobre ela. Com isso, você será redirecionado a uma nova página, com as informações sobre as notas obtidas em cada uma das provas e na redação de seu exame.

Confira se a pontuação mínima foi atingida

A pontuação do ENCCEJA segue a mesma ideia do Enem. Por isso, a nota é obtida por meio do TRI (Teoria de Resposta ao Item), uma estratégia que visa favorecer pessoas que não acertaram questões “no chute”. A nota mínima para passar, em cada uma das duas provas, é 100. Para a redação, a nota é 5.

Busque o seu certificado

Deu tudo certo? Então, parabéns! Agora, é a hora de buscar o seu certificado. Nesse momento, o candidato precisa buscar a Secretaria Estadual de Educação mais próxima para fazer a emissão desse documento fundamental. Para mais informações, acesse o artigo publicado no site do Ministério da Educação (MEC) e tire suas dúvidas!

Conferi o meu resultado. E agora?

Certo, resultado conferido. E agora, o que fazer? Bom, há duas possibilidades: a primeira é caso você não tenha obtido sucesso em seu exame. Isso é, certamente, desanimador. Mas não se preocupe! Você pode — e deve! — tentar novamente no ano seguinte. Tire um tempo para relaxar e se prepare bastante para a próxima edição.

Agora, caso você tenha obtido a pontuação necessária e tenha conseguido o seu certificado, o assunto é um pouco mais complexo. Para muitas pessoas, parar por aqui seria o suficiente. Para o mercado de trabalho, não! Então, que tal dar um passo além e começar uma graduação o quanto antes?

Com o certificado emitido pelo ENCCEJA, você está apto a começar um curso de ensino superior. Sem dúvida, a qualificação é a melhor estratégia para conquistar boas vagas e ter sucesso na vida profissional. E o melhor: você pode, até mesmo, investir em graduações a distância! Entre as modalidades de ensino, esta é a que mais ajuda a conciliar melhor os estudos com o trabalho e a vida pessoal.

E aí? Gostou de saber mais sobre o resultado do ENCCEJA e sua importância para a qualificação profissional? Então, chega de adiar esse momento! Comece a se preparar para conquistar o seu tão sonhado e merecido diploma e dê o pontapé inicial em uma carreira de sucesso. E, para isso, conte com a ajuda da Unopar, faculdade referência no EAD!

Nossas dicas foram úteis para você? Já decidiu-se por retomar os seus estudos? Então, continue se informando e se inscreva, agora, no EJA da Anhanguera!

Guia de aprovação no Encceja: saiba tudo sobre a prova

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados