Saiba como estudar para o ENCCEJA em 7 passos

estudante encceja

Desconto nota do Enem

Continuar os estudos é o caminho mais eficaz para garantir melhores oportunidades no mercado de trabalho. A finalização do ensino médio é uma conquista importante não só por representar um marco na vida educacional de qualquer pessoa, mas também por possibilitar o ingresso na Unopar — e sabemos que o diploma de nível superior tornou-se indispensável para o currículo, certo?

Você sabe o que é o ENCCEJA e como ele pode ser a solução de que precisa para concluir esse objetivo? Pois agora a intenção é auxiliar na missão de ser aprovado no exame e obter o certificado de conclusão dos estudos em mãos.

Confira as dicas de como estudar para o ENCCEJA e comece desde já a se preparar para o exame!

Prepare-se lendo as provas passadas

O primeiro passo para se sair bem em qualquer prova é conhecer bem a sua estrutura e ter uma noção exata dos conteúdos que serão cobrados. Isso não poderia ser diferente com o ENCCEJA. Portanto, comece dando uma olhada nas edições anteriores. A boa notícia é que o próprio site do exame disponibiliza as questões e gabaritos passados, e você pode aproveitá-los também para estudar e treinar os seus conhecimentos!

Treine a redação

A prova do ENCCEJA é composta por 120 questões de múltipla escolha, que abordam diferentes áreas do saber, e uma redação. Um equívoco bastante comum entre os candidatos é pensar que não é necessário estudar para essa última parte do exame, afinal, basta escrever sobre o tema proposto, certo? Bom, saiba que a verdade não é bem assim!

A redação tem um peso muito grande na nota final — e são vários os critérios utilizados pelos avaliadores no momento da correção, como uso da norma-padrão da língua, divisão em parágrafos, atenção quanto ao tema, entre outros. Ou seja, estar preparado e saber escrever um bom texto é fundamental. Para isso, você deve:

  • treinar bastante: afinal, a melhor forma de aprimorar a escrita é por meio da prática;
  • manter-se atualizado: lembre-se de que os assuntos que estão em alta são constantemente temas de redação. Por isso, tire sempre um tempo para acessar os portais de notícias e ler as principais manchetes.

Tenha um cronograma de estudos

Sabemos que voltar a estudar depois de algum tempo parado, embora muito vantajoso, não é uma tarefa tão simples assim. Em meio a rotinas cada vez mais atribuladas, é preciso encontrar tempo para equilibrar a preparação para o ENCCEJA com o trabalho, afazeres domésticos, cuidados com a família, entre demais atividades. Sendo assim, a melhor forma de se organizar é por meio de um cronograma de estudos.

Para isso, divida todo o conteúdo a ser estudado durante os dias da semana, reservando horários específicos para cada matéria. Isso não só o ajudará a gerir melhor o seu tempo, como também a criar um senso de disciplina indispensável para mandar bem na prova.

Tour pela prova do Enem

Aposte nos mapas mentais

Você já ouviu falar em mapas mentais? Eles se tratam de uma técnica de estudo que consiste na criação de diagramas, facilitando a organização da informação e a memorização do conteúdo.

Todo mapa mental começa a partir de um conceito central (ou palavra-chave), com ramificações que representam subtópicos relacionados ao tema. O que faz toda a diferença aqui é o uso de recursos gráficos e artísticos para melhorar a compreensão.

Em outras palavras, para tornar o seu diagrama mais atrativo e potencializar os resultados dessa técnica de estudo, você pode utilizar cores diferentes para cada ramificação, símbolos, desenhos, fontes distintas etc. Que tal tentar aplicar os mapas mentais em sua rotina de estudos para o ENCCEJA 2020?

Tire todas as suas dúvidas a tempo

Para ter bom resultado no ENCCEJA e evitar o nervosismo e a ansiedade na hora da prova, é indispensável tirar todas as suas dúvidas a tempo. Por isso, sempre que surgir algum questionamento durante os estudos, busque solucioná-lo naquele momento. Isso também o ajudará a seguir em frente em sua preparação sem acumular conteúdos!

Estude com pausas

Ao contrário do que muitos possam imaginar, ficar de cara com os livros por horas, extrapolando os horários determinados em seu cronograma, raramente será a melhor forma de assimilar os conteúdos. Além de cansativa, essa prática pode prejudicar o seu rendimento, já que leva o corpo e a mente à exaustão. Para evitar que isso aconteça, uma boa dica é fazer pausas regulares.

A técnica Pomodoro pode ser uma grande aliada nesse sentido. Com o objetivo de auxiliar trabalhadores e estudantes a otimizarem seus resultados, ela consiste na divisão do trabalho (nesse caso, dos estudos) em blocos de 25 minutos. Abaixo, aprenda como colocar a metodologia em prática:

  • monte uma lista de tarefas com tudo aquilo que pretende fazer durante a sua sessão de estudos (por exemplo,”terminar a lista de exercícios”, “ler sobre determinado assunto” e assim por diante);
  • programe um cronômetro ou despertador para 25 minutos;
  • escolha uma tarefa da lista e execute-a, mantendo o foco e a concentração;
  • assim que o cronômetro ou despertador tocar, pare tudo e faça uma pausa de 5 minutos;​
  • quando finalizar a tarefa em questão, risque-a da lista e comece a próxima;
  • a cada quatro blocos de 25 minutos, a pausa passa a ser de 30 minutos.

Não se esqueça da sua saúde

Sabemos que, quando o assunto é estudar para o ENCCEJA, é comum que o estudante mantenha o foco total na preparação para a prova. Isso não significa, no entanto, que você deva abdicar de uma rotina saudável e equilibrada. Pelo contrário! Saiba que seu rendimento no exame está diretamente relacionado ao bem-estar físico e mental, especialmente nos dias que antecedem o exame.

Por isso mesmo, não deixe de cuidar dessa questão. Alimente-se bem, preze por boas noites de sono, tente praticar atividade física sempre que possível e separe um tempo para os momentos de lazer. Isso o ajudará a manter a saúde em dia e evitará que condições como o estresse e até mesmo a ansiedade atrapalhem o seu desempenho.

Agora você já sabe como estudar para o ENCCEJA e tem as dicas necessárias para tirar uma ótima nota na prova. Lembre-se de que, com uma boa gestão de horários e objetivos definidos, é possível chegar muito longe. Logo mais, poderá ingressar em uma boa faculdade para dar início a uma carreira de sucesso. Quando chegar o momento, conte com a Unopar e suas vantagens e até lá, conte também com a ajuda do curso EJA oferecido pela Anhanguera para concluir os estudos.

Guia de aprovação no Encceja: saiba tudo sobre a prova

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 55

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados