Quer continuar seus estudos? Descubra como conseguir supletivo de graça!

supletivo de graça

Muitas vezes, nossas vidas tomam rumos que não esperávamos, e a passagem dos anos é algo que não podemos controlar. Por conta disso, é muito comum encontrar pessoas que não concluíram o ensino médio por uma série de razões. Esse é o seu caso? Você sabia que é possível fazer um supletivo gratuito?

A conclusão dos estudos é algo que pode ser bastante interessante. Isso pode, inclusive, fazer com que a sua vida mude completamente. E mais: se você está preocupado com a sua idade, deixe disso! É possível estudar em qualquer faixa etária. Fazer uma faculdade depois dos 40 anos, por exemplo, é algo que tem se tornado cada vez mais comum.

Afinal, por que dar continuidade aos estudos é algo vantajoso? E como fazer isso de maneira completamente gratuita? A seguir, responderemos essas e outras perguntas sobre esse tema. Boa leitura!

Por que é importante concluir o ensino médio?

Há algumas décadas, ter o ensino completo não era algo tão determinante para a vida profissional. Muitas pessoas conseguiam se sobressair mesmo sem concluir formalmente os estudos. Atualmente, no entanto, a realidade é outra.

Ainda que existam pessoas que se destacam com o ensino médio incompleto, é inegável que ter o diploma abre muitas portas para a vida profissional. É praticamente impossível encontrar boas vagas que não exijam, pelo menos, a formação escolar integral, e a tendência é que o ensino superior se torne quase obrigatório.

Por isso, terminar o ensino médio é uma boa oportunidade para conseguir uma colocação imediata no mercado de trabalho e para possibilitar o ingresso do indivíduo no ensino superior, ou seja, em uma faculdade.

O que é que como funciona o supletivo?

O supletivo — hoje mais comumente conhecido como Educação para Jovens e Adultos, ou apenas EJA — é uma modalidade de ensino devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e voltada aos estudantes que não conseguiram, por qualquer razão, concluir os seus estudos no período regular.

Ou seja: pessoas com mais de 15 anos que não obtiveram o diploma do ensino fundamental ou com mais de 18 que não concluíram o ensino médio podem participar desse tipo de ensino. Aqui, o conteúdo programático desse período letivo será ensinado aos estudantes, normalmente em um tempo inferior ao da escola tradicional.

Sendo assim, é possível concluir o ensino fundamental — período que vai do 1° ao 9° ano — em 2 anos e o ensino médio em 1 ano e meio. Para a obtenção do diploma, no entanto, o aluno precisará passar pela prova do ENCCEJA, sobre a qual falaremos mais adiante.

Como é possível conseguir o supletivo de graça?

Agora que você já sabe o que é o supletivo e a sua importância para a vida profissional, que tal conferir maneiras de conseguir uma vaga completamente gratuita para estudar? Veja as formas mais eficazes.

Instituições da rede pública e privada

A primeira maneira de conseguir uma vaga em um supletivo de graça é recorrer às escolas. Algumas instituições privadas oferecem bolsas ou ministram aulas de forma gratuita. As instituições públicas, por sua vez, muitas vezes também fazem a preparação da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na maioria das vezes, as aulas ocorrem no período noturno em uma frequência estipulada pela instituição. Nelas, são abordados os conteúdos referentes aos 3 anos do ensino médio, preparando o estudante para a sua formação em um período por vezes menor do que o do ensino regular.

Supletivos a distância

Para quem não pode ou não deseja se deslocar até a escola para fazer um supletivo, há a opção de realizá-lo completamente a distância.

Há, inclusive, faculdades que oferecem o ensino EAD e suas modalidades mistas, como o semipresencial. Esse é o caso da Unopar, uma instituição renomada no ensino a distância e que conta com a união entre tecnologia, modernidade e ótimos professores para oferecer cursos de graduação de excelência.

O que é o ENCCEJA e por que ele pode ser uma boa opção?

Agora que já vimos quais são as opções para fazer um supletivo de graça, confira como funciona o ENCCEJA e descubra os motivos pelos quais esse exame é tão importante.

O ENCCEJA — ou Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos — é um exame gratuito que possibilita a obtenção do diploma do ensino médio (e também do ensino fundamental, para pessoas acima de 15 anos) para jovens e adultos que tenham, pelo menos, 18 anos completos.

A prova é normalmente aplicada no mês de agosto e dividida em quatro cadernos. Para o ensino médio, eles são divididos da mesma maneira que no Enem (Linguagens e Códigos, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Ciências da Natureza). Para o ensino fundamental, temos a divisão em Linguagens, Matemática, História/Geografia e Ciências Naturais.

Além desses cadernos, os dois tipos de candidatos precisarão escrever uma redação. Um material de apoio é divulgado gratuitamente na internet, para que o estudante saiba o que precisa estudar para a prova. Mais informações podem ser vistas na página do Ministério da Educação.

Como fazer um bom preparo para esse exame?

Agora, para finalizar o nosso bate-papo de hoje, passaremos algumas dicas interessantes que vão ajudar você a se preparar melhor para a prova do ENCCEJA. Confira!

Dedique-se aos estudos

A primeira dica é: dedique-se bastante aos estudos. Não é fácil passar pelo supletivo, já que um conteúdo muito grande é visto em pouquíssimo tempo. Por isso, é fundamental que você esteja bem focado!

Faça uma organização de horários

Além do foco, uma organização da rotina pode ser algo bem interessante para evitar distrações e procrastinações. Separe um horário todos os dias para estudar, independentemente da modalidade que foi escolhida para fazer o seu supletivo.

Crie um bom cronograma

Além do ajuste nos horários, um bom cronograma de estudos é indispensável. Com ele, você organizará as matérias que serão estudadas em cada dia da semana, evitando, mais uma vez, a perda de foco e a procrastinação.

Capriche nos exercícios

Uma dica muito importante para ir bem na prova do ENCCEJA — e, posteriormente, em seus vestibulares — é: capriche na resolução de questões. Elas trarão prática e experiência para que você saiba exatamente o que fazer no momento do exame.

Cuide de sua saúde física e mental

Por fim, a dica é: não descuide de você! Respeite os seus limites e não deixe os momentos de lazer para depois. Descansar, dormir bem e se alimentar adequadamente é extremamente importante para o bom desempenho nos estudos.

Agora que você já sabe como fazer um supletivo gratuito e conheceu as vantagens desse tipo de atitude, o que está esperando? Corra atrás dessa oportunidade o quanto antes e se prepare para a próxima edição do ENCCEJA. Quem sabe logo, logo, você não se torna um aluno da Faculdade Unopar?

Para que seus amigos, familiares e conhecidos também conheçam essa incrível oportunidade de mudança de vida, compartilhe este artigo em suas redes sociais. Assim, você ajuda outras pessoas a conquistarem os seus sonhos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 274

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

6 Comentários

    Boa tarde!
    Eu gostaria muito de terminar os estudos,até porque não tive oportunidade de concluir.

      Olá, Marcos! Que importante iniciativa! Gostou das nossas dicas? Caso ainda não tenha visto, também temos um post especial a respeito do Encceja, exame de certificação gratuito que te permite concluir o ensino médio 😉

    Gostaria,de terminar meus estudo, como me faz falta., estou atrás de meus sonhos.,e o primeiro passo é voltar a estudar.

    Boa tarde!
    Eu vou fica muito feliz,voltar a estudar.
    Só fiz 6°ano,parei por motivo, trabalho.
    Hoje me faz falta.

    Gostaria de terminar meus estudo com faço para estudar e fazer a prova

      Olá, Moises! Que legal! Você pode optar pela prova do Encceja! Temos um conteúdo aqui bem bacana que explica como o Encceja funciona, saiba mais 🙂

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.