Psicanalista: o que é necessário para se tornar um?

Psicanalista

Desconto nota do Enem

Você quer ser um psicanalista? Saiba que, antes de ingressar de vez nessa jornada, é preciso saber exatamente como funciona essa carreira, como pode se preparar para ela e quais são os principais desafios dessa área tão conhecida dentro do curso de Psicologia.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com os principais passos para ajudar você a se tornar um psicanalista de sucesso. Aproveite!

O que é a Psicanálise?

A Psicanálise é mesmo uma das áreas da Psicologia mais conhecidas. Mas, afinal, do que se trata esse ramo de atuação? De modo geral, de um método terapêutico que foi desenvolvido por Freud, já no século XIX.

O principal objetivo é estudar o inconsciente humano, para tomar consciência sobre os pensamentos, liberar traumas, emoções e experiências que foram reprimidas ao longo do ano. Desse modo, a consequência é o desenvolvimento do autoconhecimento, da cura de transtornos mentais e do aumento do bem-estar e qualidade de vida psicológica e emocional.

O que faz um psicanalista?

Frente a isso, o psicanalista é justamente o profissional que atua na orientação do paciente, ou seja, é ele quem realiza a terapia com uma abordagem psicanalítica. Ele vai analisar palavras, pensamentos, ações e até mesmo sonhos dos pacientes para tentar ajudar a encontrar a origem dos problemas psicológicos.

Dessa forma, se ameniza o sofrimento psíquico por meio da solução de traumas da infância, da depressão, dos transtornos de ansiedade e assim por diante. Quanto maior for o controle emocional do paciente e o seu autoconhecimento, melhor será sua qualidade psíquica.

Seus atendimentos são realizados em ambientes privativos e reservados, onde só estão paciente e psicanalista. O processo pode durar semanas, meses ou acompanhamentos para a vida toda.

Tour pela prova do Enem

Qual é a função de um psicanalista?

O psicanalista deve encontrar a origem dos distúrbios psíquicos do seu paciente, ajudando ele a lidar com isso. Para isso, é preciso que ele:

  • estude e avalie o desenvolvimento emocional e os processos mentais dos indivíduos;
  • diagnostique e avalie eventuais distúrbios, para elucidar conflitos e acompanhar o tratamento;
  • investigue o inconsciente do paciente e o que causa seu comportamento;
  • desenvolva pesquisas experimentais, teóricas e clínicas na área.

Alguns ainda podem se especializar e ministrar aulas, trabalhar com a realização de pesquisas científicas, coordenar equipes, realizar eventos e palestras, entre outras atribuições. A média salarial recebida por um psicanalista no Brasil é de cerca de R$ 3.116,00*.

O que é necessário para atuar nessa função?

O primeiro passo para se tornar um psicanalista é se dedicar para passar no vestibular de Psicologia. Essa graduação é imprescindível para ter conhecimentos suficientes para atuar com a Psicologia Clínica. Aqui na Unopar, você encontra uma formação completa, com professores qualificados e benefícios exclusivos como o Canal Conecta.

Há ainda quem opte por ingressar nesse mercado por meio da graduação de Medicina, o que pode ser um tanto mais demorado e oneroso. Com o diploma acadêmico em mãos, será necessário fazer cursos de especialização em Psicanálise para se qualificar na área.

Além disso, o profissional ainda precisa apresentar habilidades e características como uma escuta atenta, boa memória e organização de ideias, boa observação, empatia, paciência, delicadeza e capacidade de reflexão. Tudo isso pode ser aprendido e desenvolvido no decorrer do curso.

Seja um profissional de sucesso!

O psicanalista é um profissional importante para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Quando você tem uma formação completa, em uma instituição comprometida com o desenvolvimento dos estudantes, pode fazer a diferença na sua atuação.

Agora que você já sabe tudo o que precisa ser feito para se tornar um psicanalista, faça sua inscrição no vestibular aqui da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 57

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados