Vestibular de Psicologia: veja como passar na prova!

como passar no vestibular de psicologia

O curso de Psicologia prepara o estudante para analisar o comportamento humano e os processos mentais. Durante os 5 anos de Bacharelado, ele tem contato com disciplinas diversas, que ensinam a investigar emoções e percepções do indivíduo, todas relacionadas com a sua saúde mental e o seu bem-estar. 

Além disso, ao longo dos semestres, é possível conhecer várias áreas de Psicologia –– o que é positivo, uma vez que facilita a escolha do caminho profissional. É que a Psicologia é uma área tão ampla que, de um mesmo curso, podem sair vários tipos de profissionais. 

Por exemplo, a graduação permite trabalhar com Psicologia ou RH. Também, podemos ver psicólogos dedicados à clínica, aqueles que preferem o esporte ou os que seguem a Psicologia Social. 

De qualquer forma, temos que começar do início, não é mesmo? Por isso, antes de tudo, é preciso saber como passar no vestibular de Psicologia. Confira as dicas da Unopar para ter sucesso nessa missão!

Pesquise as faculdades particulares que oferecem o curso

O primeiro passo de como passar no vestibular de Psicologia é fazer uma lista das faculdades que oferecem o curso. Isso dará um foco a mais nos estudos e ajudará você a fazer a melhor escolha.

Nesse processo, avalie a nota de corte das últimas provas, que mede a sua concorrência até chegar à aprovação. Ela indica o quanto, aproximadamente, será preciso tirar, para estar dentro do curso. Isso dará, também, um norte sobre a intensidade da sua dedicação.

Não se esqueça de verificar as particularidades da instituição. Veja alguns exemplos de perguntas a se fazer.

  • Ela é reconhecida na cidade?
  • Como é a qualidade do curso?
  • Quais são os prós em estudar lá?
  • Existem facilidades no pagamento da mensalidade, por exemplo?
  • E quais os horários das aulas?
  • Existe a modalidade EAD?

Quanto a esse último ponto, já adiantamos que não existe no Brasil um curso de Psicologia a distância, ou Psicologia EAD, já que o MEC ainda não deu essa autorização.

Com relação aos outros pontos, podemos dizer que, na Unopar, os professores são qualificados — a maioria tem mestrado e doutorado — e estão alinhados às exigências do mercado. Isso é essencial para que o aluno termine o curso capacitado e com noção da realidade que o aguarda. Além disso, oferecemos facilidades no pagamento, com possibilidade de bolsas e descontos.

Leia o edital da prova de Psicologia

Ao optar pela faculdade na qual você prestará o vestibular de Psicologia, busque o edital. Se ainda não tiver saído, é possível pesquisar pelo último, do ano anterior. Isso é importante, já que algumas regras e exigências podem mudar para cada instituição. São alguns detalhes para prestar atenção:

  • na data do vestibular;
  • nas modalidades de prova disponíveis: vestibular presencial ou online, por exemplo;
  • se for presencial, no que será preciso levar no dia da prova;
  • se for online, nas regras e nas proibições;
  • em quais matérias cairão na prova.

Dê atenção às matérias da área de saúde e Biologia

Outra boa dica de como passar no vestibular de Psicologia é essa. Bem, não é uma norma geral, mas algumas faculdades podem colocar peso diferente para determinadas matérias, a depender da área escolhida. 

Por exemplo, quem opta por um curso de Exatas deverá se sair melhor na parte de cálculo, que abrange Matemática e Física. Quem presta para Psicologia precisará caprichar nas questões relacionadas com a saúde e a Biologia. Se essa for a realidade da instituição, os seus estudos deverão focar essas disciplinas.

Faça um cronograma

O cronograma de estudos implica ter não apenas as disciplinas que precisarão ser vistas, mas também um planejamento diário e semanal para elas. Isso inclui definir quantas horas você poderá se dedicar e as matérias que verá por dia.

Também, é importante diversificar a forma de aprendizado. Por exemplo, não fique apenas na leitura de livros e apostilas. Faça resumos e fichamentos e resolva questões de vestibulares. Isso deixa o cérebro ativo e o raciocínio mais rápido para absorver o conteúdo.

Considere as opções de bolsa do governo

O Prouni, por exemplo, oferece dois tipos de bolsas: parcial (de 50%) e integral (de 100%). Esses descontos vêm direto nas mensalidades, facilitando os pagamentos. Para concorrer, é preciso ter feito o Enem e ter conseguido boas notas: acima de zero na redação e mais que 450 pontos na prova.

Além disso, é preciso estar dentro dos pré-requisitos, que são:

  • ter renda familiar, por pessoa, de até 3 salários mínimos (para bolsas parciais);
  • ter renda familiar, por pessoa, de até 1 salário mínimo e meio (para bolsas integrais);
  • ter curso todo o ensino médio em escola pública, ou em escola particular, com bolsa integral.

Para entrar na Unopar pelo Prouni, basta escolher o curso, a unidade de interesse e a modalidade da bolsa, optando pelo ingresso pela nota do Enem. Mais uma vez, fique de olho na nota de corte!

Avalie a possibilidade de usar o Enem

Quem não tem direito ao Prouni ainda pode conseguir uma vaga na faculdade, sem precisar prestar o vestibular e apenas com a nota do Enem. Para Psicologia e outros cursos, a Unopar estipula algumas regras: ter tirado acima de 200 pontos na prova de conhecimento e de redação, em pelo menos uma edição nos últimos 3 anos.

A escolha é feita a partir do desempenho do candidato. Ou seja, serão comparadas as notas de quem quer participar e escolhidas as superiores. Assim, quanto melhor você for nessa prova, mais chances tem de ser selecionado.

Caso queira tentar a vaga dessa forma, uma dica é estudar pelo Trilha do Enem. O site avalia seu nível de conhecimento nas matérias e ajuda a montar um estudo personalizado, que trabalha seus pontos fracos, para melhorar os resultados. Nele, você também terá acesso a simulados, com questões para treinar os conhecimentos.

Agora é com você!

Quem quer um bom futuro precisa de dedicação. Pegar dicas de como passar no vestibular de Psicologia, assim como você está fazendo, já o deixa na frente. Agora, só é preciso continuar se esforçando e dar preferência a uma boa faculdade para seguir na carreira e buscar a média salarial de R$ 2.720,47*. Na Unopar, você faz o vestibular online e pode ter desconto na primeira mensalidade!

Sendo assim, aproveite a oportunidade e se inscreva em nosso próximo vestibular!

*Sujeito à alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content