Psicologia Clínica: entenda como funciona essa área de atuação

profissional de psicologia clínica e paciente

O curso de Psicologia é um dos mais promissores do mercado. Um profissional formado na área pode trabalhar em várias frentes de atuação e instituições ao longo da carreira. Entre os segmentos que ele encontra, destaca-se a Psicologia Clínica.

Trata-se de uma das áreas psicológicas mais clássicas que permite atuar de forma autônoma e ajudar o paciente que procura pelos seus serviços. Pensando nisso, separamos alguns tópicos que explicam melhor o que é Psicologia Clínica e como é possível desenvolver carreira nessa profissão.

Se você deseja se destacar diante da concorrência e saber tudo sobre o assunto, fique ligado nas nossas dicas!

O que é a Psicologia Clínica?

Antes de tudo, é importante lembrar que a Psicologia é a área do conhecimento que investiga o comportamento humano, seus processos mentais e reflexos na interação com o ambiente físico e social. O psicólogo é o profissional capacitado para identificar patologias mentais e intervir para reduzir o sofrimento emocional.

Na Psicologia Clínica, é justamente esse o seu papel. Por meio da escuta do paciente, o psicólogo faz um diagnóstico clínico que serve como base para o atendimento que pode ter como objetivo:

  • tratar transtornos mentais;
  • aliviar o sofrimento mental;
  • promover o autoconhecimento;
  • restabelecer a saúde psíquica do cliente.

Essa área de atuação é uma das mais clássicas da Psicologia justamente porque, quando se fala em psicólogo, a maioria das pessoas forma na mente a imagem do profissional que ouve alguém no divã. Essa percepção inicial, que você também pode ter tido, reflete bem o trabalho que desenvolverá se optar pela Psicologia Clínica.

Onde o Psicólogo trabalha?

Como vimos, o psicólogo clínico é o profissional que utiliza os métodos e as abordagens essenciais para diagnosticar a realidade psíquica do paciente e realizar intervenções de acordo com suas necessidades.

Sendo assim, não há um público com perfil definido para o atendimento. Você pode, por exemplo, trabalhar com Psicologia Clínica para atender crianças, adultos e até mesmo famílias inteiras. Por esse motivo, também não existe um local determinado para o atendimento psicológico como acontece na Psicologia e RH.

É necessário apenas que o ambiente reservado para a sessão seja adequado e consiga resguardar o conforto e o sigilo exigido. As sessões podem ser feitas na casa do paciente, em um consultório ou qualquer outro ambiente em que surgir a necessidade dessa intervenção.

Qual é a média salarial do mercado?

Os ganhos financeiros que você terá como psicólogo podem variar bastante dependendo da região na qual pretende atuar, da sua experiência acadêmica na área e da demanda de trabalho que tiver.

Os rendimentos também podem oscilar, por exemplo, dependendo da opção pelo trabalho autônomo ou como contratado por uma empresa ou consultório. Por isso, não é possível assegurar um valor exato para todos os casos. A média salarial no Brasil para um profissional da área, no entanto, é de R$ 2.730,22*.

Para conseguir bons cargos no mercado, não se esqueça de fazer networking na faculdade com colegas e professores e ficar de olho nas oportunidades por meio de anúncios. Há diversas páginas que permitem cadastrar currículos e receber propostas de instituições. O Canal Conecta, exclusivo para alunos aqui da Unopar, permite saber das vagas mais alinhadas ao seu perfil no mercado.

Quais são os benefícios da Psicologia Clínica?

Cada vez mais, as pessoas tomam consciência da importância da saúde mental para uma vida equilibrada e satisfatória. Aos poucos, os preconceitos em relação ao tratamento psicológico são quebrados. Isso faz com que mais pacientes busquem pelo serviço, inclusive como método preventivo aos transtornos comuns em nossa sociedade, a exemplo da ansiedade e depressão.

Assim, é possível afirmar que o profissional que opta pela área pode se deparar com um segmento em expansão que tem a capacidade de atribuir grande satisfação pessoal. Afinal, os resultados do acompanhamento afetarão positivamente as relações estabelecidas pela pessoa nos ambientes familiar, profissional e social.

Espera-se, a partir da Psicologia Clínica, que as intervenções ajudem o paciente a lidar melhor com as suas emoções, entenda o sentido dos conflitos e estabeleça condutas saudáveis no cotidiano. Como vimos, o público-alvo não é restrito, o que assegura a possibilidade de se especializar nos assuntos de interesse ou realizar segunda graduação complementar.

Como atuar na área?

Se você se interessou pela área de atuação e deseja conseguir vagas em Psicologia Clínica, primeiramente, precisará concluir o ensino superior. É importante lembrar que ainda não é possível fazer graduação em Psicologia a distância. Por isso, deve procurar por unidades educacionais que tenham a modalidade presencial.

Além disso, é fundamental se certificar da credibilidade da instituição escolhida e o sistema de ensino adotado por ela. Afinal, isso contribui para uma formação sólida e, consequentemente, uma atuação de excelência na área.

Outra dica para atuar na Psicologia Clínica é buscar por especializações relacionadas. Isso porque cultivar o hábito do estudo e da leitura ao longo da carreira pode auxiliar nas análises e no tratamento oferecido ao paciente durante as sessões.

Nesse sentido, a Unopar pode ser sua grande aliada. Na faculdade, você terá contato com disciplinas interativas e um sistema de ensino voltado para a prática profissional. Isso sem contar o material de estudos completo disponibilizado para complementar o aprendizado obtido em sala de aula.

Você ainda conta com formas de ingresso facilitadas, que incluem desde o vestibular online até o uso da nota do Enem. Além da infraestrutura completa para o aprendizado, ainda tem apoio personalizado e professores altamente qualificados.

A área de Psicologia Clínica pode trazer bons frutos para a sua carreira profissional. Por outro lado, para se destacar no mercado é importante buscar uma boa formação, verificando cursos presenciais, já que não é possível a graduação EAD ou semipresencial para essa área da saúde.

Além disso, é fundamental procurar o máximo de informações e referências sobre a área de Psicologia Clínica. Assim, você estará por dentro do trabalho que será desenvolvido e também saberá das oportunidades de mercado a serem aproveitadas.

E então? Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe como funciona a Psicologia Clínica, inicie a sua carreira nesse segmento se inscrevendo para o curso de Psicologia em 2020!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.