O que é psicologia social e como trabalhar na área?

profissional e paciente de psicologia social

A Psicologia é uma ciência que estuda o ser humano, seus comportamentos e processos mentais. Por envolver um amplo campo de análise, ela se divide em alguns ramos. A Psicologia Social é um, juntamente das Psicologias Clínica, Hospitalar, Escolar, Forense, Esportiva, Organizacional, entre outras.

A área é altamente relevante, pois o trabalho do profissional contribui para a construção de uma coletividade de olhar mais empático e acolhedor. É a Psicologia Social que nos dá respostas para perguntas do tipo: “Por que agimos de formas distintas quando sozinhos e quando em grupo?”.

Quem busca uma faculdade em Londrina e cogita a possibilidade de fazer a diferença no mundo encontrará boas oportunidades no curso de Psicologia da Unopar. Acompanhe o artigo e entenda melhor essa atuação profissional pelos seguintes tópicos:

  • O que é Psicologia Social?
  • Em que tipo de trabalho a Psicologia Social é necessária?
  • Quais são as vantagens de atuar na área?

O que é Psicologia Social?

A Psicologia Social estuda a relação do indivíduo com a sociedade. Ela observa comportamentos (ou suas intenções), nos momentos em que estamos cercados de outras pessoas. Uma de suas principais ideologias é que nosso comportamento é diferente quando estamos sozinhos e quando estamos em comunidade.

Para a Psicologia Social, dependendo do poder do membro de um grupo, ele pode levar outras pessoas a cometerem atos negativos ou positivos. É comum existir isso em equipes de empresas. Porém, também podemos encontrar exemplos na História, com ditadores que conseguiram convencer milhares de pessoas a cometerem atos cruéis. O psicólogo social estuda as melhores maneiras de intervir em casos como esses.

Outro assunto da Psicologia Social é o “comportamento de manada”, que leva, por exemplo, pessoas a estocarem comida e papel higiênico em um contexto de quarentena e pandemia. Por fim, outra de sua função é examinar quais regras funcionam melhor a cada grupo, de modo que o convívio entre todos seja mais pacífico.

O salário médio do psicólogo social é de R$2.717. Seu teto chega a R$5.374.

Qual é a diferença entre Psicologia Social e Serviço Social?

É comum a confusão entre as duas áreas, contudo não são a mesma coisa. Para começar, o psicólogo social se formou em Psicologia, enquanto o assistente social no curso de Serviço Social.

O grande foco do psicólogo é intervir no comportamento de grupos, de modo a promover melhores relações e a contribuir para a melhoria da saúde mental de todos. O assistente social, por sua vez, tem como grande objetivo garantir os direitos humanos das pessoas menos favorecidas

De qualquer forma, é de praxe os dois profissionais trabalharem juntos. Eles podem intervir em grupos marginalizados e em ONGs, por exemplo, cada um contribuindo com suas competências.

Em que tipo de trabalho a Psicologia Social é necessária?

A Psicologia Social tem muitas utilidades e várias possibilidades de atuação. Contudo, para garantir mais sucesso após a graduação, é importante a plena dedicação aos estágios. Tenha em mente que, além de eles proporcionarem conhecimentos práticos, muitas empresas costumam exigir a experiência prévia antes da contratação efetiva. 

Aqui na Unopar, temos parceria com o Canal Conecta, um portal de empregabilidade com muitas vagas em Psicologia Social. Dessa forma, você garante uma prática mais rica. 

Agora, confira alguns dos trabalhos nos quais essa profissão é necessária!

Na exclusão social

O trabalho pode ser feito em qualquer grupo vítima de exclusão social: 

  • presidiários de bom comportamento;
  • mães adolescentes de baixa renda social.
  • adictos de drogas;
  • pessoas em situação de rua.

Nesses casos, é comum a terapia em grupo, em que os membros falam sobre seus problemas e recebem apoio e orientação. Um dos objetivos é fazer com que essas pessoas adquiram habilidades comportamentais de modo que sejam inseridas novamente na sociedade.

Nas lutas de classe

Lutas contra grupos historicamente oprimidos, como as mulheres e os negros, também fazem parte do objeto de estudo do psicólogo social. Na prática, ele pode atuar em pesquisas e em intervenções. Combate ao feminicídio e ao preconceito racial são alguns temas comuns.

Em grupos diversos

Outro papel do profissional é ajudar pessoas a lidarem melhor com os papéis sociais atribuídos a elas. Por exemplo, cada cultura tem certas expectativas sobre a função de uma mãe, de um pai, de um policial, de um professor etc. Tais expectativas geram em nós a obrigação de cumpri-las. O psicólogo social nos ajuda a entender isso e a encarar tudo de forma mais saudável. 

No marketing

Campanhas de marketing também contam com a ajuda do psicólogo social. Ele estuda o comportamento do consumidor e assessora marcas e meios de comunicação a realizarem propagandas atrativas, de acordo com o perfil do público. 

Por exemplo, o profissional pode auxiliar em uma campanha do Governo, cujo foco seja a conscientização da importância de não estocar papel higiênico durante uma pandemia. Para isso, o profissional precisa ter conhecimento sobre a cultura e sua forma de pensar, de modo a encontrar bons argumentos e garantir que a mensagem seja dada sem reações emocionais adversas.

Em empresas

Quando trabalha em empresas, o psicólogo social ajuda a parte gestora a instituir práticas de socialização aos novos colaboradores e a gerir conflitos. Outra possibilidade é cuidar do clima organizacional, evitando que determinadas posturas de grupos prejudiquem a motivação e a produtividade no ambiente de trabalho. Ou seja, ele também age antecipadamente e não somente após o surgimento de um problema.

Quais são as vantagens de atuar na área?

Com todas essas possibilidades de atuação, já deu para perceber que trabalhar com Psicologia Social é muito interessante, concorda? Além disso, o dia a dia de trabalho é recompensador. O fato de contribuir para a criação de um mundo mais empático e a possibilidade de aumentar a qualidade de vida da sociedade são grandes motivadores para quem deseja atuar como psicólogo social.

Contudo, para se dar bem na vida profissional, nossa primeira dica é escolher uma boa faculdade. A Unopar conta com professores capacitados e um ensino moderno, condizente com as atuais exigências no mercado. Como já comentamos, os estágios também são importantes e, por isso, temos a parceria com o Canal Conecta. Isso permite a você montar um currículo mais qualificado e competitivo.

A Psicologia Social, portanto, é uma área promissora, já que as oportunidades de atuação são amplas, diferenciadas e gratificantes. Contudo, é necessário fazer a sua parte, para que possa usufruir de resultados mais proveitosas na sua carreira, combinado?

Gostou de conhecer melhor essa área da Psicologia? Então, que tal agendar seu vestibular online agora mesmo? Com essa praticidade, seu processo seletivo fica mais tranquilo!  

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.