Sou professora e quero mudar de profissão: o que fazer?

sou professora e quero mudar de profissão

Desconto nota do Enem

Sou professora e quero mudar de profissão“: esse pensamento já passou pela sua cabeça? Em algum momento da vida, podemos parar e repensar nossa trajetória profissional. E não problema nenhum em fazer isso. Escolher outra carreira é possível por diversos motivos: basta avaliar todos os pontos para tomar uma decisão acertada.

Se você está pensando em seguir outro rumo, saiba que esse é um passo muito importante, mas que pode ser desafiador. Continue a leitura e veja o que fazer para mudar de profissão!

Faça um balanço da sua carreira

Esse é o primeiro passo para quem está repensando a vida profissional. Faça um balanço do que conquistou até agora e das suas metas em relação a:

Isso porque, às vezes, não é necessário seguir por um caminho totalmente novo, mas apenas reajustar ou mudar de área de atuação.

Por exemplo, durante a pandemia, muitos profissionais têm se reinventado e buscado se aperfeiçoar para trabalhar como professor online. Outros usam sua experiência para atuar com Marketing de Conteúdo, elaboração de material didático etc. Ou seja, não fogem ao universo pedagógico.

Porém, se for o caso de ir para outra área completamente diferente, não tenha receio!

Estabeleça objetivos e metas

Você sente que seria mais feliz em outro tipo de ocupação fora da sala de aula? Depois, então, de fazer o balanço e se definir por uma área específica, é hora de colocar no papel seus objetivos e novas metas.

  • Qual a profissão que você deseja seguir?
  • O que fazer para se capacitar?
  • Quanto tempo e qual o investimento necessário?

Essas são questões importantes a serem definidas na sua virada de jogo!

Pesquise o mercado de trabalho

Assim que você tiver mais certeza da sua decisão de mudar de carreira, vale entender como anda o mercado de trabalho. Imagine que você é professor de Matemática e quer ser engenheiro. Seus conhecimentos serão um grande passo rumo à nova graduação. Mas será que há espaço?

Faça esse tipo de pesquisa antes de se aventurar em uma nova área.

Invista na sua rede de contatos

Coloque seu networking em funcionamento por meio de redes sociais, mensagens e ligações. Entre em contato com pessoas da área em que você pretende ingressar e procure saber, mais a fundo, como ela funciona. Assim, é possível evitar surpresas desagradáveis depois de tomar uma decisão desse porte, concorda?

Trace um plano de desenvolvimento

Tendo todas as informações disponíveis em mãos, prepare-se para elaborar um plano de desenvolvimento. Sabe aquelas metas e objetivos que comentamos há pouco? Coloque-as de forma organizada e você terá um passo a passo até chegar à nova carreira.

Vamos supor que você estava em dúvida entre Engenharia da Computação e Engenharia Civil. Após buscar mais informações, viu que, embora o mercado esteja atrativo para ambos os cursos, você poderia cursar a primeira opção na modalidade semipresencial, o que diminuiria os custos e o tempo de ida à faculdade. Assim, seria possível continuar dando aulas e se sustentando até obter a nova titulação. Não é ótimo?

Atualize seus conhecimentos

Procure manter-se atualizado sobre a área desejada. As próprias instituições de ensino oferecem cursos livres em várias áreas do conhecimento para alunos e pessoas de fora também.

Tour pela prova do Enem

Eles podem durar de 20 a 80 horas e, após a finalização, você garante um diploma para enriquecer o seu currículo.

Procure opções de segunda graduação

Para você que é professora e quer mudar de profissão, é melhor fazer um curso como segunda graduação Bacharelado. Dessa forma, não começa do zero e tem a oportunidade de aproveitar créditos do seu curso de Licenciatura.

Atualmente, ficou muito mais simples estudar, pois há a possibilidade de fazer o curso a distância e contar com o apoio de um professor EAD em cada disciplina. E a Unopar pode ser a resposta. Saiba mais a seguir!

Conheça os diferenciais da Unopar

Contar com uma instituição de qualidade para dar os primeiros passos rumo à nova carreira é tão importante quanto tomar a decisão de se aventurar em novos caminhos. É preciso buscar uma faculdade que ofereça benefícios, qualidade de ensino e, acima de tudo, que entenda o momento pelo qual você está passando.

Por isso, nossa sugestão é conhecer os diferenciais da Unopar, líder em EAD no Brasil. Somos uma instituição de ensino superior que está há quase 50 anos no mercado. Começamos como uma faculdade no Paraná e, hoje, contamos com mais de 800 unidades e polos em todo o país.

A Unopar é referência quando se fala em ensino a distância no país e oferece vários cursos de graduação e pós-graduação.

Veja o que oferecemos para a sua segunda formação!

Canal Conecta

O Canal Conecta é uma plataforma de vagas de estágio e emprego exclusiva para nossos estudantes. Ele oferece parcerias com milhares de empresas de porte pequeno a grande.

Nada melhor do que mudar de profissão tendo respaldo e apoio de um portal como esse, que já ajudou mais de 500 mil pessoas!

Avaliação Continuada

Estudar com a possibilidade de ser avaliado ao longo do semestre, em todas as atividades desenvolvidas, é um conforto. Com a Avaliação Continuada, as situações de provas ficam menos estressantes, e todo o seu empenho é valorizado.

Apoio personalizado

Aqui na Unopar, entendemos a sua situação e seus objetivos de carreira. Por isso, cada fase acadêmica é acompanhada de perto por tutores e professores.

Sistema de ensino diferenciado

Sabemos que o aprendizado pode ocorrer de várias formas. A nossa metodologia prepara você para atuar no mercado de trabalho, por meio de resolução de situações-problemas baseadas no mundo real.

Chegou a sua hora!

“Sou professora e quero mudar de profissão” não será mais apenas uma frase que passa pela sua cabeça de vez em quando (ou de forma recorrente!). Avalie tudo o que falamos até aqui e veja se é a hora de deixar a sala de aula e investir em outras frentes de trabalho!

Agora que você tem mais elementos para considerar na sua tomada de decisão, conheça os passos para escolher uma nova graduação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados