O que é o teletrabalho e por que se tornou uma tendência?

profissional de teletrabalho

Desconto nota do Enem

A dinâmica das relações de trabalho ao longo dos séculos mudou bastante. Ela sempre segue as tendências comportamentais da população –– com o trabalho remoto, isso não é diferente. À medida em que a tecnologia começou a avançar, foram necessárias alterações que acompanhassem essa nova realidade.

O que antes parecia impensável, agora é parte do nosso dia a dia: o teletrabalho é uma tendência mundial, e cada vez mais pessoas se dedicam a seus ofícios de maneira completamente a distância.

Mas, afinal, o que é o teletrabalho? Como ele funciona? Há vantagens em trabalhar dessa maneira? E quais são as melhores profissões para investir nesse estilo de vida? Nos próximos minutos, você terá a resposta para todas essas perguntas. Boa leitura!

O que é o teletrabalho?

Também conhecido como trabalho remoto, o teletrabalho é uma modalidade profissional na qual o funcionário realiza as suas tarefas remotamente, ou seja, a distância. Apesar de ser usado como sinônimo, não é o mesmo que home office, pois nele não existe a obrigação de atuar dentro de casa.

Essa é uma estratégia que está diretamente relacionada com a tecnologia. Por isso, em grande parte das vezes, o colaborador utiliza um computador ou outras ferramentas tecnológicas para realizar seu serviço ou prestar contas ao seu superior.

Além disso, é por meio da tecnologia que toda a comunicação entre a equipe — desde reuniões às conversas normais do dia a dia — acontece.

Como esse tipo de trabalho é regulamentado?

A questão do teletrabalho caminhou em passadas diferentes ao redor do mundo. Até pouco tempo atrás, era possível observar uma diferença até mesmo de empresa para empresa. Ou seja: cada empregador decidia como queria lidar com o trabalhador remoto. Até existiam algumas tentativas de regulamentação (como a Lei n° 13.467), mas nada muito concreto.

No entanto, em 2020, tudo isso mudou. A pandemia de Covid-19 forçou empresas (e empresários) a se adaptarem rapidamente a uma nova realidade. Sendo assim, começaram a surgir emendas e decretos que buscam regulamentar esse processo trabalhista.

Uma delas é a MP nº 927/2020, que regulamenta a relação entre empregador e colaborador no que diz respeito aos materiais necessários para a execução daquele trabalho (computadores e outros equipamentos).

Tudo isso, no entanto, ainda está sendo escrito. Mas uma coisa é certa: as mudanças no mundo do trabalho vieram para ficar e, em breve, uma legislação fixa para esse tipo de atuação entrará em vigor, já que todos os envolvidos saem ganhando com essas medidas. Esse é o novo normal!

Quais são os benefícios de trabalhar dessa maneira?

Vamos, agora, descobrir alguns dos benefícios que podem ser observados com uma rotina de trabalho remoto!

Mais praticidade

Imagine acordar, pegar o café da manhã e se sentar para trabalhar? Exatamente! Com o teletrabalho, você não precisa se preocupar com as roupas que está usando, a maquiagem se torna opcional e os saltos altos são trocados por confortáveis pantufas, caso você deseje. Há muito mais praticidade e objetividade no dia a dia.

Tour pela prova do Enem

Bem mais conforto

O conforto também é outro ponto positivo desse tipo de trabalho. Você pode escolher onde trabalhar! No entanto, cuidado: evite locais como a cama, que podem fazer com que você se distraia e caía nas garras da procrastinação.

Muito mais economia

Não precisar se deslocar até o trabalho, gastar com roupas, alimentação e outros detalhes é algo que faz muita diferença no final do mês. Sendo assim, podemos dizer que o trabalho remoto é uma opção interessante para quem precisa economizar –– além de ser uma boa opção para autônomos e/ou empreendedores.

Aumento da qualidade de vida

Tudo isso resulta na principal vantagem: qualidade de vida. Ter mais tempo para se dedicar a si mesmo faz com que você possa se concentrar no que realmente importa!

Possibilidade de conciliar o trabalho com outros campos da vida

Por fim, não podemos deixar de lado uma das principais características do teletrabalho, não é? Essa modalidade é ideal para quem precisa conciliar o dia a dia com a família, os filhos e até mesmo os estudos. A rotina se torna muito mais otimizada com esse tipo de emprego.

Quais cursos podem trazer oportunidades no teletrabalho?

Gostou dessas vantagens? Então, provavelmente, você quer saber quais carreiras podem trazer uma oportunidade real de trabalho remoto, não é mesmo?

Confira, a seguir, uma lista de cursos da Unopar que podem ajudá-lo a chegar mais perto do emprego dos sonhos:

Como esse conceito dialoga com a educação?

Uma das maneiras possíveis de relacionar o trabalho remoto com a educação é a existência do que é conhecido como ensino a distância.

O EAD é uma modalidade inovadora que mescla tecnologia com educação. A partir dela, o aluno pode aprender remotamente sem perder em nada nos seguintes quesitos: conteúdo, didática dos professores, aprendizado e, claro, valorização no mercado de trabalho!

O aprendizado remoto pode ser feito completamente online ou de maneira semipresencial, no qual o aluno se desloca algumas vezes por semana ao polo presencial para aulas práticas. Na Unopar, você tem acesso aos dois mundos!

Essa é uma instituição que é referência quando o assunto é EAD e que pode prepará-lo para o trabalho remoto! Além de professores altamente qualificados, temos muitos diferenciais (Aula Destaque, Canal Conecta e muito mais!) que contribuirão para que você receba uma educação multidisciplinar de qualidade. Conheça nossos cursos e formas de ingresso e venha fazer parte desse time!

Gostou de saber mais sobre o teletrabalho? Realmente, acompanhar as tendências do mercado é algo fundamental. Agora, cabe a você buscar uma qualificação profissional que permita esse tipo de modalidade em sua vida. Quem trabalha em remotamente ganha muito em qualidade de vida e produtividade!

Gostaria de saber mais sobre esse assunto? Então, confira o nosso post sobre a rotina de quem trabalha a distância e já comece, desde já, a se preparar para essa nova realidade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados