Conheça a diferença entre 3 tipos de trabalho remoto

tipos de trabalho remoto

Desconto nota do Enem

De uns tempos para cá, os tipos de trabalho remoto alcançaram um número impressionante de profissionais. O modelo que antes era restrito a alguns cargos da área de tecnologia agora é a norma no mercado. Principalmente depois da pandemia da Covid-19, profissionais com os mais variados objetivos já praticam essa modalidade de atuação.

Muita gente que ficou desempregada busca no trabalho remoto uma nova chance de se recolocar no mercado. Também há quem encontre nesse modelo oportunidades de complementar a renda doméstica e ter mais liberdade financeira.

Ainda há as empresas que adotaram o trabalho remoto simplesmente por contas das suas vantagens, como a redução de custos com infraestrutura física, a aplicação de ferramentas digitais de gestão e a maior comodidade para os funcionários.

Como esse á um tema bastante atual, decidimos explicar os 3 tipos de trabalho remoto e como conquistar uma vaga nesse modelo. Confira!

O que é trabalho remoto? Como trabalhar remotamente?

Antes de conhecer os exemplos de trabalho remoto, vale a pena entender como esse modelo se caracteriza. Por exemplo, você sabia que home office nem sempre é a mesma coisa que teletrabalho?

O modelo de “escritório em casa” é uma das possibilidades. Quem realiza um trabalho remoto não precisa ficar necessariamente em sua residência. Basta um dispositivo e um lugar com acesso à internet, que pode ser uma biblioteca ou um café, por exemplo. O presencial, por outro lado, só pode ser realizado dentro das instalações da empresa.

Outra particularidade do trabalho remoto está relacionada aos horários. No modelo presencial, a norma é que os funcionários atuem de acordo com o período comercial tradicional, das 8 às 6 da noite, ou variações desse horário.

No modelo remoto, quem define o tempo de trabalho, na maioria das vezes, é o próprio profissional. Dependendo do tipo atividade desempenhada, pode ser necessária apenas a presença em reuniões marcadas com antecedência. Em suma, o que mais caracteriza essa modalidade é a flexibilidade.

Quais são os tipos de trabalho remoto?

Nesta parte do conteúdo, explicamos as principais diferenças entre os trabalhos remotos CLT, freelancer e autônomo. Confira!

Trabalho CLT

Até pouco tempo, a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) não incluía normas para o trabalho realizado por funcionários fora da empresa. Isso fazia com que os gestores e profissionais contratados sob o regime de CLT não aproveitassem os benefícios do trabalho remoto. Mas isso mudou com a última reforma trabalhista no país.

A nova legislação prevê o modelo home office e traz detalhes sobre as possibilidades de acordo entre a empresa e os funcionários. A execução das atividades remotas, por exemplo, deve ser definida a partir de um consentimento muito entre empregado e empregador.

Em relação aos benefícios trabalhistas, o trabalhador remoto com carteira assinada tem os mesmos direitos dos funcionários CLT que atuam nas instalações físicas das empresas. É o caso de férias remuneradas, auxílio-doença, 13° salário e seguro-desemprego. Assim, ele pode aproveitar todas as vantagens do trabalho remoto.

Freelancer

O segundo tipo de trabalho remoto é uma categoria bastante difundida como alternativa para o modelo CLT. Estamos falando do freelancer, aquele profissional que tem a permissão de prestar serviços para mais de uma pessoa ou empresa.

Diferentemente do trabalhador CLT, o freelancer pode atuar como Pessoa Jurídica (PJ) perante a Receita Federal. Assim, ele conta com os benefícios de ter uma empresa, como emitir notas fiscais e trabalhar com funcionários.

Tour pela prova do Enem

A categoria tributária na qual a maioria dos freelancers se encaixa é o Simples Nacional, sendo Microempreendedor Individual (MEI), o que garante vantagens em relação a empresas mais robustas –– a exemplo da possibilidade de ter uma declaração de renda simplificada e pagar uma quantidade reduzida de impostos.

Autônomo

O profissional autônomo é aquele que passou por uma formação técnica para conseguir um emprego na sua área de atuação, como acontece com enfermeiras, jornalistas, professores, pediatras etc. A formação de nível superior é a principal características desse modelo de trabalho que, assim como os outros, pode ser realizado de maneira remota.

O autônomo pode atuar como trabalhador CLT, freelancer ou em ambos os casos, pois o que diferencia esse tipo de trabalho é apenas a necessidade de ter uma formação de nível superior.

Por exemplo, o recém-formado em Marketing Digital EAD pode ir em busca de empregos remotos CLT, ao mesmo tempo que atua como MEI para prestar serviços de gestão de mídias sociais e ganhar uma renda extra.

Como aumentar as chances em vagas de trabalho remoto?

Processos seletivos para vagas de trabalho remoto têm o mesmo rigor dos processos para vagas presenciais. Na maioria das vezes, isso envolve o cumprimento de etapas de recrutamento e seleção até que os melhores profissionais sejam selecionados para ocupar as oportunidades abertas.

Vários fatores podem contribuir para o destaque do candidato em um processo seletivo e a sua posterior aprovação –– o bom desempenho nas dinâmicas propostas e nas entrevistas com gestores e recrutadores, por exemplo

Aqui, nós queremos destacar outro fator que pesa bastante na disputa por vagas de trabalho remoto, que é a qualidade da formação profissional. Mesmo quando o candidato é recém-formado na graduação, esse pode ser um diferencial competitivo importante.

Isso acontece porque os recrutadores avaliam o renome da instituição de ensino em que o candidato fez sua graduação. Logo, faculdades tradicionais no mercado educacional contam com uma boa reputação nas empresas e podem ajudar a destacar seu currículo.

O que também pode chamar atenção são as atividades extracurriculares desempenhadas ao longo da graduação, a sua experiência no estágio curricular supervisionado e a realização de cursos adicionais, como as diversas opções de cursos gratuitos online com certificado.

Aqui na Unopar, a preparação com foco no mercado de trabalho é coisa séria. Por isso, a faculdade oferece acesso exclusivo para os alunos ao Canal Conecta, uma plataforma online com vagas de emprego e estágio do país.

Além disso, aluno da Unopar tem acesso a oportunidades de Estudo Dirigidos na grade curricular para desenvolver habilidades digitais, além de treinamentos 100% online e exclusivos no programa Trilhas de Carreira. Com essas e outras vantagens, você sai da graduação pronto para disputar as melhores vagas no mercado de trabalho.

Se está pensando em estudar com a gente, entenda mais sobre a possibilidade de fazer o vestibular na internet e garantir sua vaga sem sair de casa.

Agora é com você!

Neste post, vimos como funcionam os 3 tipos de trabalho remoto. Embora cada um deles tenha suas particularidades, o que realmente impacta o sucesso de um profissional é a capacitação para desempenhar seu serviço. Por isso, a graduação continua sendo o ponto de partida de quem está se preparando para o mercado de trabalho.

E se você tem interesse em fazer um curso superior a distância, confira agora nosso e-book sobre as diferenças entre a faculdade EAD e semipresencial. Aproveite e baixe de graça!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados