O que é e como é feito o trabalho acadêmico?

trabalho academico

Desconto nota do Enem

Desde os tempos do colégio, todos os estudantes devem realizar produções escritas, sejam em grupo, sejam individuais. Na faculdade, não é diferente: existe o trabalho acadêmico que precisa ser entregue durante a graduação, e há aquele que marca o fim de uma fase, como o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Além da importância no desenvolvimento da análise crítica e da formação dos alunos, o trabalho acadêmico serve para disseminar os conhecimentos produzidos e registrar pesquisas. Portanto, é fundamental saber como escrever e quais as regras a serem seguidas. Neste post, vamos apresentar as principais dicas de como fazer um trabalho acadêmico. Confira!

O que é trabalho acadêmico?

Um trabalho acadêmico consiste em uma produção científica feita na faculdade. Trata-se de um material escrito que pode ser realizado de vários modos, sempre seguindo as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para os tipos existentes.

O trabalho acadêmico, do mais simples ao mais complexo, sempre é fruto de pesquisa e estudo de livros e outros artigos científicos publicados. No meio acadêmico não podem existir “achismos”, mas sim argumentos tendo como base referências sólidas.

Além disso, todo o texto deve ser escrito de maneira objetiva, formal e de acordo com a norma culta da língua.

trabalho academico

O que ele deve conter?

Embora cada trabalho acadêmico apresente suas próprias características, ele costuma apresentar a seguinte estrutura:

  • elementos pré-textuais — sumário, resumo, folha de rosto, capa, listas (abreviaturas, tabelas de ilustrações etc.);
  • elementos textuais — introdução, desenvolvimento e conclusão;
  • elementos pós-textuais — anexos, glossários, referências bibliográficas, entre outros.

Quais são as principais regras a serem seguidas?

De modo geral, existem certas regras que devem fazer parte de todo trabalho acadêmico, sendo válidas tanto para o TCC quanto para trabalhos de final de disciplina, por exemplo.

Os elementos textuais, como abordamos no tópico anterior, compõem o conteúdo geral do trabalho. É onde a ideia é desenvolvida e apresentada, levando em conta o ponto de vista do autor e tendo como base as pesquisas.

Esse conteúdo deve ser formatado seguindo algumas regras específicas:

  • margens — superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2 cm;
  • cor da fonte deve ser preta em todo o trabalho acadêmico;
  • parágrafo com recuo de 1,25 cm;
  • espaçamento 1,0 para citação longa (mais de três linhas), com recuo de 4 cm a 6 cm da margem esquerda;
  • espaçamento 1,5 no texto geral;
  • texto justificado;
  • tamanho de fonte 10 para citações e notas de rodapé;
  • tamanho de fonte 14 em negrito para títulos;
  • tamanho de fonte 12 para texto geral;
  • a capa deve apresentar ano, cidade, título, autor, curso e nome da instituição de ensino;
  • todas as páginas precisam ser contadas, mas a numeração aparecerá apenas onde tiver elementos textuais, com algarismos arábicos;
  • o sumário deve conter apenas subtítulos e títulos dos elementos textuais;
  • as referências precisam estar devidamente identificadas, contendo alguns itens obrigatórios, como data de publicação, cidade, edição, título da obra e autor.

Como começar a escrever um trabalho acadêmico?

Para dar início à escrita de seu trabalho acadêmico, é importante seguir algumas dicas para que ele esteja de acordo com as normas. Veja!

Planeje-se

Antes de começar a escrever o trabalho acadêmico, é fundamental planejar o seu roteiro. Criar uma lista com os tópicos que serão abordados otimiza o tempo e evitar que você fique perdido durante a execução.

Lembre-se de pensar no objetivo proposto para o trabalho, para criar um guia de todos os elementos que você quer abordar no conteúdo. Com isso, é possível ter mais objetividade na escrita.

Pesquise em diversas fontes

Não adianta ficar somente restrito às tradicionais buscas na internet. Nesse caso, para elaborar um excelente trabalho acadêmico, visite bibliotecas e use uma ferramenta avançada de pesquisa, como o Google Acadêmico, para encontrar boas fontes.

Tour pela prova do Enem

Quanto maior a qualidade de suas referências bibliográficas, mais rica será a análise do tema que você propôs escrever.

Siga as regras da ABNT

As regras de normatização de um trabalho acadêmico preconizadas pela ABNT são exigidas durante todo o curso superior. Portanto, colocá-las em prática em seu projeto facilita bastante a revisão do seu TCC, por exemplo.

Fique de olho na diagramação

A tipografia escolhida para os trabalhos acadêmicos também precisa seguir as regras da ABNT. As principais fontes utilizadas são Times New Roman e Arial, por serem consideradas universais e comuns a vários tipos de sistema operacional.

trabalho academico

Assim, é importante usar um recurso de hierarquização, como subtítulos e tópicos, para tornar a escrita mais interessante e destacar os principais pontos.

Use elementos visuais

Uma boa dica para a construção do seu trabalho acadêmico é simplificar as ideias complexas por meio de uma representação visual com diagramas, tabelas e gráficos. Esses elementos visuais dão mais dinamicidade aos conteúdos apresentados e podem prender a atenção dos leitores por mais tempo.

Fique atento à conclusão

A conclusão é um ponto fundamental do trabalho acadêmico. Portanto, tente dedicar um tempo a mais para esse tópico.

Uma boa conclusão precisa apresentar as contribuições do projeto para o meio acadêmico, as considerações sobre o tema, responder ao questionamento apresentado na introdução e fazer uma breve retomada sobre os pontos essenciais do texto.

Aqui, é muito importante checar se os pontos foram contemplados antes de finalizar o seu projeto.

Revise o seu trabalho

Não adianta finalizar o seu trabalho acadêmico sem revisá-lo, pois é bastante comum não perceber erros durante a escrita. Portanto, espere um tempo após o término do conteúdo e releia todo o texto, visando corrigir tudo o que for necessário.

Aproveite esse momento para reorganizar as frases e reescrever alguns trechos que geram ambiguidade. Lembre-se de que se afastar da posição de autor é fundamental para que você consiga editar o seu texto de modo mais objetivo e claro.

Agora é com você!

Agora que já sabe como é feito um trabalho acadêmico, saiba que é importante ficar atento às regras necessárias para produzir um excelente texto.

Lembre-se de que, na graduação, você realizará esse tipo de trabalho a todo momento. Por isso, é importante escolher uma faculdade que preze pela boa formação dos alunos, fornecendo todo o auxílio necessário para realizar os melhores trabalhos acadêmicos ao longo do ensino superior: a Unopar!

Não perca mais tempo e estude em uma boa faculdade. Inscreva-se no vestibular online da Unopar e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados