Vestibular em Arapongas: por que fazer sua inscrição?

estudante vendo vestibular

Desconto nota do Enem

Arapongas é um município paranaense que fica na região Norte-Central do estado, pertinho de Londrina e a cerca de 380 km da capital, Curitiba. Relevo plano e clima ameno são apenas duas características que atraem habitantes para a Cidade dos Pássaros.

Assim como outras cidades da região, Arapongas nasceu do projeto da Companhia de Terras Norte do Paraná, já como uma cidade planejada. Os primeiros moradores chegaram em 1935 e estabeleceram pontos comerciais. Depois vieram lavradores do Brasil e do exterior (Japão e Eslovênia, principalmente) para povoar as Colônias.

E você sabe por que fazer vestibular em Arapongas? Vamos mostrar as vantagens de estudar na cidade, como está o mercado de trabalho da região, quais os melhores cursos, por que escolher a Unopar e muito mais. Continue lendo!

Por que fazer vestibular em Arapongas?

Fazer faculdade em Arapongas é uma opção não só para os moradores da cidade, mas também para quem vive perto, em Rolândia ou Sabáudia, por exemplo. Isso porque a qualidade de vida da população é boa — IDHM de 0,748.

Essa alto valor para os padrões brasileiros se deve ao desenvolvimento da indústria e do comércio, assim como boa oferta de escolas e unidades de saúde. A cidade também conta com teatros, cinemas e museus, o que sem dúvida contribui para que os habitantes tenham acesso mais fácil à cultura.

Sem dúvida, Arapongas é uma cidade prodígio –– seu desenvolvimento é o maior do estado do Paraná! Hoje, com população estimada em mais de 120 mil pessoas, o município oferece boa qualidade de vida aos moradores.

Como é o mercado de trabalho da região?

Até a década de 1970, a economia da região se sustentava na produção do café. Depois de uma geada histórica, que fez perder toda a produção, a solução foi se reinventar.

Atualmente, o parque industrial moveleiro é o carro-chefe da cidade, seguido pela indústria de brindes. O setor de serviços é muito bem estruturado, e a agricultura se destaca com a produção de soja, milho e trigo.

Então, além de estudar na cidade, as chances de conseguir um emprego em Arapongas são bem altas.

Quais são os cursos disponíveis no município?

Aqui na Unopar, que está presente em Arapongas há mais de 20 anos, temos uma ampla sede no Jardim Universitário, preparada para receber alunos EAD e os que preferem fazer um curso presencial.

Nos três tipos de formação existentes — Tecnólogo, Bacharelado e Licenciatura —, o estudante que deseja fazer vestibular em Arapongas encontra na Unopar várias opções de curso. A seguir, separamos alguns deles de acordo com a formação. Veja qual tem mais a ver com seu perfil profissional.

Bacharelado

Essa formação é a tradicional, utilizada para médicos, engenheiros e demais profissionais liberais, por exemplo. Ela se caracteriza por oferecer ao estudante disciplinas teóricas e práticas sobre a área de atuação escolhida.

A duração média varia entre 4 e 5 anos. Os cursos da área de Saúde e as Engenharias ganham destaque para quem quer se tornar bacharel. Veja as opções:

Licenciatura

A formação do licenciado o prepara para lecionar na educação básica, nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Então, se você quer se tornar professor em uma cidade que tem mais de 50 escolas (municipais, estaduais e particulares), sempre há vagas disponíveis.

Tour pela prova do Enem

Em Arapongas, também existe um Centro de Atendimento a Deficientes Visuais e Auditivos, o que é um bom caminho para a nova Licenciatura em Educação Especial. Além disso, esse profissional atua em outras escolas e organizações, prestando assistência e ajudando a integrar alunos portadores de deficiências físicas e psíquicas.

Conheça outros cursos de Licenciatura:

Esse tipo de graduação tem o mesmo valor que o diploma de Bacharelado, porém, a duração é bem menor: em cerca de 2 anos, o aluno consegue se formar e obter o diploma de curso superior, tão valorizado pelo mercado.

A diferença está na ênfase que é dada durante o curso: seja na área de Gestão ou de Desenvolvimento, os Tecnólogos preparam você para assumir funções no mercado de trabalho. A ênfase das disciplinas é na prática profissional.

A seguir, conheça os cursos mais procurados nesse formato em Arapongas:

Na hora de se inscrever, verifique se o curso é ofertado na modalidade de ensino presencial, semipresencial ou 100% online. Inclusive, o EAD é uma excelente oportunidade para quem deseja flexibilidade e autonomia!

Por que estudar na Unopar?

O primeiro passo para avaliar a qualidade de uma instituição de ensino superior é verificar sua situação junto ao Ministério da Educação. Todas as faculdades e cada curso que elas oferecem passam por rigoroso processo de avaliação, que inclui o desempenho dos estudantes, a infraestrutura e a titulação dos professores.

Nesse sentido, a nota da Unopar no MEC a coloca entre as melhores do país. É ou não um bom motivo para estudar nessa faculdade reconhecida nacionalmente?

A qualidade da Unopar é incomparável no município. No prêmio Top Destak, ela já foi vencedora 10 vezes como a marca mais lembrada. Mais de 3 mil alunos já tiveram a oportunidade de estudar na Unopar, que é a faculdade líder em EAD no Brasil.

Além disso, você pode contar com os benefícios de estudar na Unopar antes mesmo de agendar a prova. A plataforma Trilha do Enem auxilia os candidatos que pretendem fazer o exame ou prestar vestibular.

Você pode ingressar na Unopar Arapongas por meio do vestibular online. A prova, assim como a inscrição, é realizada pela internet. Também é possível participar do exame tradicional ou usar a nota do Enem. Verifique na nossa página as informações completas.

Vem construir seu futuro com a Unopar!

O sucesso no vestibular em Arapongas na Unopar pode estar mais próximo do que você imagina. Então, agora é o momento de se preparar, adquirir conhecimentos e começar a modelar o seu perfil profissional. Ao escolher uma faculdade de excelência, o futuro de sucesso é certo.

Agora que você já sabe todas as vantagens de construir sua carreira na cidade, é hora de fazer sua inscrição e marcar a prova de vestibular em Arapongas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados