Engenharia EAD: vale a pena investir?

estudante de engenharia ead

Com demandas para as mais diversas áreas, o mercado de trabalho para o engenheiro é bastante aquecido e repleto de oportunidades. Se você sonha em ingressar na faculdade para exercer essa profissão, mas não conta com a disponibilidade de tempo ou mesmo com o orçamento necessário para concluir uma graduação presencial, temos uma ótima notícia: hoje, já é possível cursar Engenharia EAD!

Apesar serem formações de Exatas, com muitas aulas práticas na grade curricular, algumas áreas da Engenharia podem ser cursadas em EAD com a mesma qualidade de ensino das graduações presenciais. Para ajudar você a entender como isso é possível e se vale a pena investir na Engenharia EAD, continue conosco.

Como funciona a Engenharia EAD?

Logo no início do post, já mostramos que é possível cursar Engenharia EAD e usufruir das vantagens dessa modalidade. Mas como funciona a graduação na prática? Certamente, essa é uma dúvida comum, uma vez que a formação acadêmica do engenheiro é conhecida por demandar bastante conhecimento prático aliado ao teórico.

É por isso que os cursos de Engenharia EAD são ofertados — ainda dentro da categoria de ensino a distância — na modalidade semipresencial. Essa opção reúne encontros presenciais na faculdade à possibilidade de concluir o restante da carga horária inteiramente online, em uma sala de aula virtual.

Quais são as características da modalidade semipresencial?

O semipresencial é uma modalidade inovadora de ensino adotada pelas faculdades que focam o sucesso do aluno. Sua principal característica é unir o melhor do EAD e do presencial, permitindo que futuros profissionais cursem parte da carga horária de uma graduação online e o restante em sala de aula, no polo de apoio da faculdade.

Nos encontros presenciais, que costumam ocorrer 1 vez por semana, o aprendizado acontece em teleconferência ao vivo com os professores — para que alunos e corpo docente possam interagir em tempo real. Já a parte online da grade curricular é concluída em uma plataforma virtual, na qual estão centralizadas todas as videoaulas e materiais referentes ao curso, como apostilas, atividades, avaliações etc.

Aqui na Unopar, não é diferente. O aluno de Engenharia EAD tem uma formação que envolve não somente a parte teórica, que dá base para sua atuação de excelência, mas também a prática em laboratórios da faculdade. Isso garante um aprendizado completo ao futuro engenheiro, o que é essencial para o cumprimento da profissão.

Quais são as vantagens de fazer Engenharia EAD?

Para mostrar que vale mesmo a pena cursar Engenharia EAD, reunimos abaixo as principais vantagens dessa opção. Veja!

Conciliação com trabalho

Equilibrar um curso superior presencial com o trabalho não é algo simples. Afinal de contas, ambas as atividades demandam bastante tempo e esforços — e, muitas vezes, não é possível conciliar os horários e cumprir com os compromissos de ambas sem que uma prejudique a outra, não é mesmo?

É aqui que a Engenharia EAD entra como solução para quem sonha em se tornar um engenheiro. Como cursará grande parte da grade curricular online, o aluno pode montar o seu próprio cronograma e estudar de acordo com o tempo que tem disponível. Assim, fica muito mais viável conciliar trabalho e faculdade.

Redução de custos

Outra das vantagens da Engenharia EAD é, sem dúvidas, o ótimo custo-benefício da formação. A começar pelo fato de que as mensalidades de um curso a distância costumam ser bem mais baratas — para se ter uma ideia, o valor da faculdade de Engenharia Mecânica aqui na Unopar é a partir de R$ 449*, a depender da unidade e época da matrícula.

Além disso, o aluno ainda pode economizar, tornando o investimento ainda mais acessível. Como não será necessário se deslocar todos os dias até a faculdade, é possível reduzir os custos com deslocamento, alimentação fora de casa etc.

Flexibilidade de horários

Impossível falar nas vantagens do EAD sem mencionar a flexibilidade, não acha? Esse é um fator determinante para muitos que desejam estudar a distância. Afinal, com rotinas cada vez mais atribuladas, poder estabelecer o seu ritmo de estudos, montar seus próprios horários e cumprir com as atividades do curso no tempo em que está livre são benefícios e tanto.

Ampliação do networking

Fazer networking significa criar e manter uma rede de contatos profissionais. Trata-se de uma prática muito importante, tanto para quem ainda está ingressando no mercado de trabalho quanto para aqueles que já têm muita experiência na carreira.

Isso porque, ao criar conexões, você potencializa suas chances de ser lembrado por essas pessoas quando surgirem oportunidades de emprego e estágio alinhadas aos seus objetivos.

A faculdade é o ambiente perfeito para fazer networking — e, aqui, não estamos falando apenas do ambiente físico. É completamente possível criar conexões profissionais em um curso EAD. Afinal, mesmo que virtualmente, o aluno também estará em contato constante com os professores, tutores e colegas de classe.

Nas graduações semipresenciais, as chances de networking são ainda maiores, já que o estudante frequentará tanto a plataforma virtual de aprendizado quanto o polo de apoio presencial da faculdade.

Quais são as opções de Engenharia EAD na Unopar?

Agora que já sabe como funciona a Engenharia EAD e quais são as suas vantagens, chegou a hora de entender por que estudar na Unopar é a melhor escolha para você. Primeiramente, é interessante destacar que todos os nossos cursos são reconhecidos e bem-avaliados nos indicadores do Ministério da Educação (MEC).

Além disso, aqui na Unopar, oferecemos uma grande variedade de graduações EAD na área da Engenharia, permitindo que você escolha aquela que vai de acordo com os seus interesses e objetivos de carreira. São elas:

Engenharia Civil

O curso de Engenharia Civil EAD é uma das graduações de destaque na Unopar. Conheça mais do curso no vídeo abaixo:

Engenharia de Produção

Engenharia Elétrica

Engenharia Mecânica

Os benefícios de optar pela Unopar não param por aí! Conheça a seguir nossos diferenciais exclusivos:

  • formação voltada para a atuação no mercado, com metodologias de ensino dinâmicas e interativas;
  • formas de ingresso facilitadas, com a possibilidade de usar as notas anteriores de Enem, fazer o vestibular online, pedir a transferência para a Unopar etc.;
  • laboratórios para aulas práticas equipados com tecnologia de ponta e bibliotecas completas e atualizadas;
  • parceria com o Canal Conecta: portal de vagas de emprego e estágio exclusivo para os alunos Unopar. Já pensou garantir um trainee em Engenharia Elétrica ou estágio apenas cadastrando o seu currículo no site, por exemplo? É possível por aqui;
  • possibilidade de economizar nas mensalidades por meio de bolsas de estudo, benefícios, convênios e programas de parcelamento.

Viu só como é possível Engenharia EAD? O melhor de tudo é que você não precisa se preocupar: a graduação a distância tem alta qualidade de ensino, além de garantir ao aluno um diploma com o mesmo peso e aceitação no mercado que uma presencial. Sendo assim, o próximo passo para concretizar o sonho de se tornar engenheiro é ingressar em uma faculdade de credibilidade e que ofereça cursos bem-avaliados pelo MEC.

Por falar em entrar para a faculdade, que tal vir estudar Engenharia EAD na Unopar? Acesse nosso site e faça agora mesmo a sua inscrição no vestibular!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content