Descubra o valor da faculdade de Engenharia Mecânica

estudante de faculdade de engenharia mecânica

Você sabia que a mensalidade da faculdade de Engenharia Mecânica pode ser mais acessível, sem que a qualidade do ensino seja prejudicada? Seguir na carreira é uma ótima escolha, pois a área demanda constantemente profissionais qualificados para diversas vagas no mercado de trabalho.

Devido à alta procura pelo curso, muitas instituições de ensino superior têm flexibilizado os custos da graduação, oferecendo opções de bolsas e descontos para quem necessita de auxílio para arcar com o investimento. Por isso, neste artigo vamos falar mais sobre:

  • os custos de uma faculdade de Engenharia Mecânica;
  • como o estudante pode garantir preços mais em conta para estudar;
  • dicas para saber se o curso oferecido pela faculdade tem qualidade.

Assim, se você quer descobrir qual o valor da faculdade de Engenharia Mecânica, continue conosco e fique por dentro do assunto!

Quanto custa uma faculdade de Engenharia Mecânica?

O valor da graduação de Engenharia Mecânica vai depender bastante da instituição, das vagas e da modalidade escolhida pelo estudante no ato da matrícula. Isso porque, quem opta pelo vestibular EAD, geralmente tem acesso a mensalidades mais em conta e que se encaixam no orçamento.

Mesmo assim, muitas pessoas acabam desistindo da ideia justamente devido ao alto custo. No entanto, existem faculdades com melhor custo-benefício e, também, alternativas para que o aluno pague menos ao final de cada mês.

Aqui na Unopar, oferecemos o curso de Engenharia Mecânica no valor de R$ 339*, na modalidade semipresencial ou 100% online, mas a mensalidade pode ser alterada conforme a época da matrícula. A maioria das atividades ocorre a distância, por teleaulas e em alguns encontros presenciais previamente combinados com a turma. A opção EAD permite custos menores em relação aos cursos presenciais, além de mais comodidade e flexibilidade para quem precisa conciliar os estudos com o trabalho, por exemplo.

Se você ainda está em dúvida quanto à graduação, saiba que a média salarial atual para o engenheiro mecânico no Brasil é de R$ 8.729,00, de acordo com o Portal Glassdoor. A depender da experiência e da função, o profissional pode conquistar melhores vagas no mercado e ter um aumento significativo do seu rendimento.

Como garantir valores mais em conta?

É totalmente possível baixar ainda mais as mensalidades e garantir valores mais em conta, contando com programas de bolsas de estudo, descontos e financiamentos. O Parcelamento Estudantil Privado (PEP), por exemplo, é um programa da Unopar que pode financiar até 70%** do curso.

O estudante só começa a quitar a dívida após a formatura e não são cobrados juros sobre os valores devidos. O PEP vale para todo o período da graduação, e para fazer uso do benefício é bastante simples: basta que o candidato seja aprovado no vestibular da Unopar.

Do mesmo modo, o aluno que tem certificações com parceiros da Unopar consegue descontos nas mensalidades facilmente, por meio do Programa de Convênio Empresa. Além disso, oferecemos a Bolsa Incentivo, a Bolsa Primeiro Semestre, a Bolsa Familiar e a Bolsa Transferência para as pessoas que estão com dificuldades para iniciar ou concluir a formação no ensino superior.

Outra possibilidade é utilizar o Programa Universidade para Todos (Prouni), uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC). Com ele, é possível obter bolsas de estudos, parciais ou integrais, em instituições de ensino privadas. O maior objetivo do Prouni é auxiliar justamente os estudantes que apresentam baixa renda familiar mensal.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), da mesma forma, é um programa que se destina a financiar a graduação de alunos matriculados em cursos particulares. Os financiamentos concedidos têm uma taxa fixa de juros de 6,5% ao ano, viabilizando a inclusão social e a democratização do ensino superior para candidatos que não podem arcar com todo o valor da mensalidade.

Como garantir que a faculdade é de qualidade?

O primeiro passo é verificar se a instituição de ensino superior escolhida é reconhecida pelo MEC. Essa é a maior segurança que o estudante terá para avaliar se o ensino está dentro dos padrões de qualidade exigidos pelo órgão, tendo a certeza de que terá seu diploma assim que concluir os estudos.

Mesmo que você opte por uma faculdade online, ainda é fundamental avaliar quais são as metodologias empregadas para garantir que o valor não esteja prejudicando as atividades do curso. Isso porque a graduação em Engenharia Mecânica tem duração média de 5 anos, tanto no formato a distância quanto no semipresencial.

Para se formar, o aluno ainda precisa concluir um estágio supervisionado e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para adquirir o diploma. Por isso, o ideal é optar por faculdades que mantenham parceria com grandes empresas do ramo e que priorizem as vagas de estágio na área para os graduandos.

Também é recomendado apostar em instituições que ofereçam atividades extracurriculares e iniciação científica, dando ampliando as chances para o estudante alcançar um bom posto no mercado de trabalho, que apresenta excelentes expectativas e um campo vasto de atuação.

Após a conclusão do curso, o recém-formado poderá atuar em uma série de segmentos para além da construção civil, como a indústria automobilística, fábricas e empresas de fornecimento e distribuição de energia elétrica, de petróleo e gás etc. Ainda, é possível seguir carreira acadêmica, trabalhando como pesquisador ou como professor de nível superior.

No entanto, para exercer a profissão legalmente no país, é necessário obter o registro de classe profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do estado de residência do graduado. Sem dúvidas, os motivos para a alta procura pela graduação são explicados devido às boas chances de colocação no mercado e, também, pela oportunidade de atingir bons salários e desenvolver uma carreira consolidada.

Tendo em vista o valor da faculdade de Engenharia Mecânica, é imprescindível buscar por auxílio financeiro para conseguir pagar as parcelas do curso todos os meses, caso você seja um estudante de baixa renda. Com isso, será possível alcançar o sonho da formação acadêmica mais facilmente, tendo a certeza de que fez a escolha certa para o seu futuro profissional!

Como conseguir valores mais baratos?

Como dito anteriormente, há diversas formas de ingresso com desconto, seja por meio de financiamentos ou bolsas. Faça o teste abaixo e descubra a melhor opção para você!

 

 

Você já tomou a sua decisão? Então, inscreva-se para o vestibular da Unopar e comece a realizar o seu sonho!

*Válido para ingressantes no primeiro semestre de 2020. Sujeito a alteração.

**Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.