O vestibular é obrigatório para todos que terminam a escola?

vestibular é obrigatório

Desconto nota do Enem

Você está terminando o ensino básico e fica um pouco apreensivo com os próximos passos? Isso é comum. Uma dúvida de muitos jovens é saber se o vestibular é obrigatório, ou seja, se todo mundo que sai da escola precisa fazer essa prova.

Se você também fica perdido com essa questão, vai gostar de conferir o post que, nós da Unopar, preparamos para você. Continue a leitura e entenda qual a finalidade do vestibular, as vantagens de fazer e como se preparar para se dar bem nessa prova!

O vestibular é obrigatório para todos que saem da escola?

Se você não sabe o que fazer após o ensino médio, entenda que o vestibular não é obrigatório. Você pode já ingressar no mercado de trabalho em vagas que não exigem qualificação, mas que oferecem baixos salários.

Outro caminho é fazer um curso técnico (porém, muitos deles também contam com processos seletivos). Nesse caso, você vai se qualificar para uma área, mas seu crescimento profissional fica ainda restrito.

Agora quando você escolhe o vestibular, está com a sua mente para o futuro, pois a prova é o passaporte para você ingressar no ensino superior e conquistar um diploma para as profissões em alta.

Para que serve o vestibular?

Muitos alunos ficam sem saber o que é o vestibular e para que ele serve. É uma prova que pode ter questões objetivas (de múltipla escolha), perguntas discursivas e ainda exigir a redação. Isso varia de acordo com a instituição organizadora do exame.

No caso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que funciona como um vestibular, você tem as questões objetivas e prova de redação.

O vestibular funciona como um processo seletivo, realizado por instituições de ensino públicas e privadas, que vai avaliar os conhecimentos do aluno, selecionando quem alcançou as primeiras posições.

Tour pela prova do Enem

Quem pode fazer o vestibular? Qualquer aluno que tenha o diploma do ensino médio ou ainda quem não concluiu e só vai fazer a prova para treinar.

Importante destacar que cursos de diferentes modalidades de ensino têm uma prova para o aluno ingressar. Existe, portanto, o vestibular EAD para quem optar pela graduação 100% digital ou semipresencial (modalidade a distância, com atividades presenciais).

Quais são as vantagens de prestar vestibular?

O vestibular é o caminho para você começar no ensino superior e, com isso, se qualificar para uma área. Com o diploma de graduação, você aproveita as melhores oportunidades em portais de vagas, como o Canal Conecta, fica preparado para prestar concursos públicos e ainda pode empreender.

Na Unopar, há a comodidade de fazer o vestibular online, facilitando a vida do candidato. Basta escolher o curso que você quer seguir carreira e fazer a inscrição para a prova, que pode ser realizada da sua casa. Nós também aceitamos a nota do Enem. Então, se você fez o exame também pode conferir as opções de graduação que oferecemos para começar logo sua carreira.

Como se preparar para essas provas?

Quer descobrir como se preparar para o vestibular? Anote aí das dicas:

  • leia com atenção o edital do vestibular para conhecer as regras;
  • elabore um cronograma de estudos para dar conta de todas as matérias;
  • reserve um espaço em casa próprio para estudar;
  • busque meios interativos de aprender, como aulas online no YouTube;
  • não deixe de estudar atualidades, acompanhando o noticiário nacional e internacional.

Inscreva-se já!

Identifique qual é o seu perfil profissional para seguir carreira em uma área que tenha tudo a ver com você. Se você tinha dúvida se o vestibular é obrigatório, descobriu que não há essa exigência, porém, é a melhor escolha para quem busca o sucesso. Na hora de escolher a faculdade, selecione as instituições de ensino de qualidade.

Conte com a Unopar para realizar seus sonhos: inscreva-se no nosso vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 48

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados