O que é o ensino superior e por que é tão importante?

estudantes ensino superior

Desconto nota do Enem

O ensino superior é uma etapa educacional realizada na faculdade que possibilita o exercício em uma carreira determinada. É possível obter o diploma de Bacharel, Licenciado ou Tecnólogo de acordo com o curso escolhido.

Dessa forma, é um título que permite construir uma vida profissional sólida, já que são anos de estudos dedicados ao aprendizado de conhecimentos e habilidades de uma área. Ainda está na dúvida sobre o que é ensino superior e se vale a pena fazer esse tipo de curso? Então, venha conosco para entender mais sobre essa oferta!

O que caracteriza o ensino superior?

Muita gente não sabe o que é ensino superior. Trata-se da educação terciária, voltada para que o aluno estude uma área do conhecimento e possa, com o diploma em mãos, começar seu exercício profissional.

A graduação tem duração de 2 a 6 anos e pode ser das modalidades:

  • Bacharelado: o modelo mais tradicional;
  • Licenciatura: voltada para a formação de professores da educação básica;
  • Tecnólogo: cursos curtos e com um viés mais prático, formatados para atender segmentos específicos do mercado de trabalho.

Além das modalidades, há ainda a possibilidade de realizar essa formação em diferentes formatos para muitos cursos:

  • presencial — aulas diárias na instituição de ensino;
  • semipresencial — mescla aulas presenciais com as online;
  • 100% online — o aluno opta pelo ensino a distância e pode acompanhar todas as aulas online. É uma maneira de tornar a graduação acessível para quem tem uma rotina mais corrida e precisa dessa flexibilidade.

Quem quer um curso mais rápido e precisa de versatilidade para estudar pode optar pelo Tecnólogo EAD, por exemplo. São várias opções de faculdade nesse formato aqui na Unopar, como:

Qual é a relação entre ensino superior e empregabilidade?

Agora ficou mais claro o que é graduação? Então, é importante saber também como ter esse diploma pode aumentar suas perspectivas profissionais. Segundo a PNAD Contínua realizada pelo IBGE, a taxa de brasileiros com ensino superior completo passou de 10,2% no primeiro trimestre de 2012 para 13,9% no terceiro trimestre de 2018.

É um dado interessante, que aponta o crescimento de pessoas que buscam uma graduação para melhorar a carreira. Aliás, é uma boa decisão quando analisamos que, nesse mesmo período, o percentual de população ocupada com nível superior saltou 6%.

Portanto, dá para constatar como o curso superior traz um diferencial competitivo, melhorando o seu currículo e as chances de conseguir as boas oportunidades de emprego.

Remuneração maior

Concluir uma graduação traz vantagens também quanto à remuneração. A PNAD de 2017 apontou que o salário de quem tem curso superior é cerca de três vezes maior quando comparado com quem só finalizou o ensino médio. A pesquisa mostrou que o ganho mensal de quem fez uma graduação foi, em média de R$ 5.110, contra R$ 1.727 para quem só tem a educação básica.

Participação em concurso público

Muita gente fica pensado: para quê serve o ensino superior? Temos que destacar também que terminar os estudos da graduação vai permitir que você participe de muitos concursos públicos para trabalhar nas esferas municipais, estaduais ou federais. É um caminho para quem busca uma carreira estável e também remunerações mais atrativas.

Tour pela prova do Enem

Como funciona o ingresso ao ensino superior? Quais são os critérios?

Há diferentes formas de ingresso em uma faculdade, que podem variar de acordo com cada uma delas. A dica é sempre pesquisar bastante e entrar em contato com as instituições para não perder os prazos de inscrição e provas.

É possível entrar no ensino superior utilizando as notas em Enem anteriores ou prestando o exame da própria instituição. Aqui na Unopar, há a possibilidade de fazer o vestibular online, o que vai facilitar bastante o seu dia a dia. Por último, há ainda o ingresso via transferência externa, caso você já curse uma faculdade.

Quanto custa se formar na faculdade?

Sabemos que uma das preocupações do aluno é quanto às mensalidades. O valor dos cursos varia dependendo da área em questão, da instituição de ensino e também do formato escolhido. Os cursos 100% online têm valores mais acessíveis que os de um presencial, por exemplo.

É necessário ainda considerar a possibilidade de bolsas e financiamentos, o que vai dar aquela força no orçamento na hora de arcar com os estudos e de realizar seu sonho de ter o diploma de ensino superior.

Quais são os ganhos que o ensino superior traz para a vida?

Já falamos o que é curso superior e de algumas vantagens como ter mais oportunidades no mercado de trabalho e também um salário maior. Mas não é só isso: é importante ter em mente que fazer uma graduação vai propiciar ainda a sua satisfação pessoal.

Isso porque você está escolhendo uma área com a qual tem afinidade e sabe que poderá construir uma carreira de acordo com o seu perfil. Sair todos os dias para trabalhar em algo que seja gratificante é tudo o que uma pessoa precisa para ser feliz e ter o entusiasmo de se destacar e construir uma vida profissional de sucesso.

Para quem busca ter um negócio próprio, a graduação fornece os conhecimentos e habilidades para empreender com segurança. Também há as parcerias firmadas entre a faculdade e grandes empresas. Os alunos da Unopar podem aproveitar a parceria com o Canal Conecta, o que vai ajudar bastante na hora de encontrar um emprego.

Você já sabe o que é diploma de graduação, então, precisa entender que ele é o pré-requisito para fazer uma pós-graduação — como especialização, MBA ou mestrado —, permitindo crescer ainda mais na carreira.

Neste post, você descobriu o que é ensino superior e todos os benefícios que ele pode oferecer para sua vida pessoal e profissional. Saiba que nunca é tarde para começar uma graduação e fazer carreira em uma área na qual você sempre sonhou.

Quer construir o seu futuro profissional agora? Inscreva-se no vestibular da Unopar e dê o primeiro passo rumo à conquista de seu diploma!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 50

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados