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Comunicação empresarial: o que é preciso para trabalhar na área?

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Seja para seus clientes, seja para os próprios funcionários, uma empresa precisa ser lembrada. É preciso que sua marca se torne forte e presente no mercado para atrair novos consumidores e público. Ao mesmo tempo, é necessário buscar maneiras de manter seus colaboradores motivados a realizarem um bom trabalho.

Para fazer tudo isso, existe a comunicação empresarial. Com as mudanças no mundo do trabalho, essa área é cada vez mais valorizada já que, sem ela, o crescimento de uma empresa pode ser bastante prejudicado.

Entenda mais sobre o que é comunicação empresarial e como trabalhar na área a partir de agora!

O que é comunicação empresarial?

A comunicação empresarial é a forma que a marca se apresenta ao seu público, clientes e colaboradores. São estratégias com objetivo de aumentar a credibilidade, fortalecer sua presença no mercado e comunicar, interna e externamente, o que está acontecendo dentro da empresa e seus principais valores.

A partir dela, é criada a imagem da organização entre seus clientes e funcionários. Por tratar de temas como credibilidade, valores e missão, a comunicação é uma parte essencial do negócio, tendo em vista que constrói a percepção que as pessoas têm dele.

Tipos de comunicação empresarial e seus objetivos

Essa área costuma ser dividida entre interna e externa. Como o nome sugere, a primeira se refere ao que é feito dentro de uma empresa, enquanto a segunda é a forma como a marca se mostra ao seu público e potenciais clientes.

Comunicação interna

A forma que a empresa tem de se comunicar com colaboradores e parceiros de um modo direcionado. Evita desencontros de informações sobre determinado assunto e soluciona dúvidas, dados e problemas. Tem objetivo organizacional.

Algumas das funções desse setor:

  • passar informações importantes para o dia a dia da empresa;
  • melhorar o ambiente de trabalho;
  • evitar rumores e fofocas;
  • abrir diálogo com as pessoas envolvidas no negócio;
  • fortalecer a credibilidade entre os funcionários;
  • motivar os colaboradores e fomentar a sensação de pertencimento;
  • alinhar valores e propósitos.

A comunicação empresarial interna também pode ser dividida entre:

  • ascendente: colaboradores para gestores;
  • descendente: gestores para colaboradores;
  • horizontal: entre pessoas do mesmo nível hierárquico.

Melhorando o diálogo entre setores, é possível evitar erros e conectar as pessoas envolvidas no negócio. Em tempos em que o trabalho remoto chegou para ficar, essa comunicação direta e eficiente se torna cada vez mais importante.

Comunicação externa

Tem como objetivo comunicar a marca para o público externo e potenciais clientes ou parceiros. É o setor de marketing de uma empresa, que tem como objetivo divulgar o nome dela a partir de diversos objetivos mercadológicos:

  • fortalecer a presença da empresa do mercado;
  • melhorar sua percepção;
  • aumentar a credibilidade da marca entre o público;
  • crescer a audiência;
  • conquistar mais clientes e parceiros;
  • informar o público sobre transformações da empresa;
  • criar uma relação mais saudável com o público e clientes.

De modo geral, a comunicação externa é aquela que o público vê. São os perfis em redes sociais, os comerciais de TV, o atendimento ao cliente, os personagens da marca e, principalmente, as formas de interação entre a empresa e as pessoas de fora dela.

Apesar de terem objetivos diferentes, os dois setores da comunicação empresarial devem ser pensado em conjunto. Isso porque tudo o que é feito externamente também atinge o lado interno e vice-versa.

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Trabalhar as duas vertentes com o objetivo de fortalecer a marca é o segredo para um bom resultado. É bem comum, inclusive, que empresas trabalhem o plano de marketing considerando esses lados da comunicação.

Otimizando os resultados

De nada adianta investir no setor de comunicação de uma empresa se os objetivos citados não forem atingidos. Por isso, existem várias maneiras de realizar o trabalho de comunicador, tanto interna quanto externamente.

  • escolher o canal adequado: é preciso pensar qual a maneira mais fácil de falar com cada setor da empresa de acordo com a rotina de trabalho. Por exemplo, de nada adianta mandar e-mail para funcionários que quase não ficam em frente ao computador. Uma ideia seria passar um vídeo informativo em um ambiente comum, por exemplo.
  • compartilhar informações diretas: é importante que, tanto interna quanto externamente, os comunicados sejam feitos de forma direta, sem causar duplo sentido ou dúvidas. Isso evita erros, desconfortos e possíveis polêmicas;
  • compartilhar conhecimento: tão importante quanto informar, ensinar e trazer novas perspectivas aos colaboradores e a público também é interessante;
  • não contribuir com rumores: quando algum assunto estiver causando desentendimento, o comunicador deve utilizar os canais oficiais para informar sobre o assunto. Dessa forma, evita que novas informações sejam repassadas da maneira errada.
  • promover a interação e o engajamento: seja dentro ou fora da empresa, é sempre importante que o receptor da mensagem também possa e tenha vontade de expressar sua opinião a partir de um canal aberto e respeitoso.

Assim como todos os setores do mercado, a comunicação empresarial também está sempre em busca de inovações que otimizem os resultados. Entre as tendências que mais vêm se destacando, é possível citar a humanização, a automação e a inteligência artificial.

Como trabalhar com comunicação empresarial

Para atuar no setor, o profissional deve ter conhecimento em comunicação. Geralmente, são pessoas que fizeram faculdade de Marketing ou Publicidade, já que têm essa visão mais mercadológica da área e podem atuar tanto na parte interna quanto externa.

O salário de pessoas que trabalham com comunicação empresarial geralmente segue a média de quem trabalha com Marketing. O valor gira em torno dos R$ 3.645,70*, podem aumentar conforme o nível de responsabilidade.

Pessoas com o perfil profissional de comunicador têm mais facilidade nas relações humanas. Por isso, também se destacam nessa área.

Entre as tarefas realizadas por quem trabalha com comunicação empresarial, é possível citar:

  • comunicados internos e externos;
  • informativos externos;
  • planejamento de conteúdo interno e externo;
  • produção de conteúdo interno e para redes sociais;
  • produção de vídeos informativos;
  • redação de releases para imprensa;
  • atendimento de imprensa e público;
  • media training.

Durante o curso de Publicidade e Propaganda ou de Marketing Digital EAD da Unopar, o aluno aprende muito mais do que apenas o lado tradicional dessa área. Por isso, todas as tarefas citadas e conhecimentos exigidos na comunicação empresarial também estão presentes na grade curricular.

Isso abre o leque de possibilidades do profissional, que deixa de depender apenas de vagas de criação em agências, por exemplo. Assim, fica mais fácil entrar para o mercado de trabalho e começar a construir sua carreira.

Pensando nisso também, a Unopar utiliza o Canal Conecta para ajudar seus estudantes a conquistarem as melhores vagas de comunicação empresarial do mercado. O site é responsável por fazer a conexão entre os alunos e as empresas, sendo um grande diferencial da faculdade.

Trabalhar em um setor tão importante como é o de comunicação empresarial é uma das formas de se destacar no mercado de trabalho e acelerar o crescimento da sua carreira. Tudo isso, sem deixar de lado o espírito da Publicidade e Propaganda: comunicar com seu público de um jeito criativo.

Inscreva-se hoje mesmo no Vestibular da Unopar e comece a trilhar seu caminho na área da comunicação e da criatividade!

*Sujeito a alteração

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