Devo fazer faculdade de Marketing ou Publicidade EAD?

estudante de marketing ead

Escolher e planejar a graduação pode não ser tão fácil, principalmente se você tem interesse por um ramo com amplo campo de atuação e cursos parecidos. A situação é comum para quem se identifica com a área da comunicação e não sabe se deve optar por Marketing ou Publicidade.

Estamos falando de cursos abrangentes, com boas oportunidades no mercado de trabalho e similares em muitos aspectos; correlação que desperta dúvidas. O propósito deste post é justamente tratar da diferença entre eles, em especial, na modalidade EAD — cujas matrículas vêm crescendo 5% ao ano, desde 2016.

Continue na leitura para entender melhor as faculdades de Marketing e de Publicidade, o que as distingue e como descobrir qual é a melhor para você. Ao final da leitura, você saberá:

  • como funciona a faculdade de Marketing;
  • quais são as características da faculdade de Publicidade;
  • qual é a diferença entre elas na prática;
  • como descobrir qual é a melhor para você.

Como funciona a faculdade de Marketing?

No curso de Marketing, o aluno aprende estratégias para estabelecer o bom desenvolvimento da relação entre empresa, mercado e cliente, razão pela qual esse curso é mais abrangente se comparado ao de Publicidade, sobre o qual falaremos adiante. A faculdade de Marketing tem o estudo pautado nos 4 Ps:

  • preço: a quanto o bem ou o serviço é vendido, como agregar valor a ele, descontos, prazos e formas de pagamento;
  • produto: atributos, qualidade, design, tamanhos e variedades;
  • praça: sortimento, estoque e canais de distribuição;
  • promoção: publicidade, ações promocionais e propaganda.

Disciplinas como Comportamento do Consumidor, Modelos de Pesquisa Mercadológica e Inteligência de Marketing compõem a grade curricular do curso nas melhores faculdades — inclusive, a do Marketing EAD da Unopar — e estimulam a criatividade e a visão sistêmica e analítica do discente.

Ainda, ciência e tecnologia ganham cada vez mais espaço na sala de aula, pois o aluno deve ser capaz de acompanhar métricas para assimilar quem é o público-alvo e o que ele espera e como posicionar estrategicamente a marca no setor. O controle e a avaliação de indicadores são essenciais para a tomada de decisão de quem trabalha com marketing.

Quais são as características da faculdade de Publicidade?

Lembra os 4 Ps? Então, o curso de Publicidade e Propaganda se encaixa no P de “promoção”, voltado à divulgação de ideias, bens e serviços. Se o Marketing foca nas estratégias organizacionais, a Publicidade e Propaganda é uma das ferramentas utilizadas para colocá-las em prática.

Aqui, o aluno ainda precisa ter visão analítica do mercado, mas de forma mais pontual, centrada no desenvolvimento de campanhas publicitárias, por exemplo. Por isso, é comum a grade curricular contar com as disciplinas de Fotografia, Direção de Arte e Psicologia da Comunicação.

Assim, é possível compreender a mentalidade do consumidor, como ele assimila a mensagem que lhe é transmitida, o que o leva a comprar e, por consequência, cumprir os objetivos da organização — tais como aumentar as vendas ou consolidar a marca como referência dentro de um grupo de influência (conjunto de clientes em potencial).

O curso de publicidade e propaganda também é altamente indicado a quem tem ou deseja aprimorar as habilidades interpessoais e a capacidade de se comunicar bem, propagando ideias, influenciando pessoas e o mercado. Espere disciplinas, trabalhos de faculdade e projetos que requeiram alto estímulo criativo para colocar em ação os objetivos traçados.

Qual é a diferença entre elas na prática?

Falaremos adiante sobre como eleger a graduação mais adequada ao seu perfil entre Marketing ou Publicidade. Por enquanto, já tratamos de um aspecto a considerar na escolha: a vida acadêmica. Porém, também é bom abordar a rotina do profissional em cada um dos ramos para você não ter dúvidas sobre a carreira que deseja seguir.

O curso de Marketing possibilita ao graduado a atuação no cargo de product owner, o responsável por fazer a ponte entre o público-alvo e a equipe técnica no desenvolvimento de um produto ou serviço — digamos, um aplicativo de celular. Pesquisas de mercado e análise de dados são atividades típicas de quem ocupa o posto.

O publicitário é quem desenvolve as campanhas que vemos em outdoors, em intervalos da programação no rádio e na TV e antes de um vídeo na internet, por exemplo. Ele divulga os bens ofertados pela empresa criando um contexto capaz de transmitir os valores e as crenças organizacionais, além, obviamente, da identidade visual do negócio.

Assim, o público-alvo é estimulado, as ideias são propagadas e as estratégias da companhia executadas, tais como aumentar as vendas ou conquistar novos consumidores em potencial dentro de uma região geográfica ainda não explorada. A intenção é envolver o cliente com a marca — uma forma efetiva de otimizar os resultados da empresa.

Comunicação na era tecnológica

Vale a pena mencionar especificamente uma carreira que vem ganhando destaque no contexto globalizado em que vivemos, a do especialista em Marketing Digital. Esse profissional atua na propagação de produtos e serviços em ambiente virtual por meio da produção de conteúdo em texto, vídeo e outros formatos dinâmicos.

A carreia é promissora, afinal, são 3,9 bilhões de internautas no mundo, o alcance online rompe barreiras geográficas e admite a utilização de múltiplos recursos altamente atraentes e interativos. O publicitário também ganha espaço em anúncios, por exemplo, para divulgar a solução e consolidar as ideias da empresa.

O ramo corporativo vem entendendo a importância de investir na área promovendo a contratação de agência de Marketing Digital para disseminar a estratégia da organização. Assim, o profissional no assunto pode empreender gerenciando redes sociais e cuidando da comunicação do empreendimento com o mercado.

Como descobrir qual é a melhor para mim?

Deu para notar que, enquanto o Marketing é mais abrangente, focado em preço, produto, praça e promoção, a Publicidade se volta ao último elemento. Ambos são estratégicos, mas este curso é mais voltado à divulgação e à consolidação de ideias para executar os interesses e as metas organizacionais.

Sendo assim, analise em qual você acredita ter maior potencial para desenvolver sua criatividade, considerando qual carreira deseja seguir. Agora, se você procura uma segunda graduação, esses dois cursos se complementam perfeitamente, como pôde ver.

Independentemente da escolha, é possível adquirir conhecimento investindo na modalidade de ensino EAD com ensino de alta qualidade e aproveitar de prerrogativas, como a flexibilidade de horários.

A Unopar conta com plataforma virtual de aprendizado muito bem-estruturada, corpo docente gabaritado e fóruns online. Além disso, ajuda na sua empregabilidade com o Canal Conecta, sistema que coloca você em contato com as melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Marketing ou Publicidade oferecem ótimas oportunidades a quem tem perfil criativo e deseja trabalhar com comunicação. Estude a grade curricular dos cursos e pense na atuação do profissional em ambos os ramos na hora de fazer sua escolha. Ainda, conte com uma instituição de ensino de alta qualidade para tirar o máximo proveito do ensino EAD.

Já tomou a sua decisão? Então, inscreva-se para o vestibular Unopar do seu curso escolhido e especialize-se para entrar com tudo no mercado de trabalho!

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