Como é o trabalho e a rotina em uma agência de Marketing Digital?

agência de marketing digital

As vagas para trabalhar como analista de marketing digital têm crescido bastante e feito os universitários ficarem mais atentos e curiosos sobre o trabalho em uma agência de Marketing Digital. Afinal, a internet possibilitou que todas as empresas, não importando seu tamanho, tivessem um espaço no meio virtual. Assim, diversos negócios e trabalhadores autônomos têm contratado essas agências.

Isso acontece porque os anúncios e as propagandas online mexem mesmo com o público. Sabia que 75% das pessoas com contas no Instagram interagem depois de ver um anúncio na plataforma? Tem mais: 43% desses possíveis consumidores sentem desejo de comprar ao ver as postagens, segundo estudo do CrowdRiff.

E o mais incrível: quando uma agência de Marketing Digital estuda o público dos peq uenos negócios e investe no Inbound Marketing — forma não invasiva de fazer propaganda, que permite que o público chegue até a marca —, esses clientes podem concorrer de igual para igual com marcas maiores.

Esse fator democrático faz muitos negócios procurarem as agências, que estão de olho nos estudantes que se destacam em um curso de Marketing Digital. Por isso, a Unopar vai contar, neste artigo, o que acontece na rotina de uma agência de Marketing Digital. Por aqui, você confere as respostas para as seguintes questões:

  • Por que as agências de Marketing Digital têm crescido tanto?
  • Como é o trabalho em uma agência de Marketing Digital?
  • Como trabalhar em uma agência de Marketing Digital?

Por que as agências de Marketing Digital têm crescido tanto?

O Marketing Digital, sobretudo o de conteúdo, que faz parte da estratégia de Inbound, cresce principalmente pelo investimento menor do que o Outbound (61% mais econômico). Este último faz inserções mais invasivas, como telemarketing e anúncios de tevê e de rádio.

A estratégia de conteúdo também traz mais leads (possíveis compradores), e mais visitas ao site, trabalhando muito a favor do conhecimento de marca de um negócio. A internet permite que toda empresa tenha seu lugar ao sol, e isso é essencial para o crescimento!

Como é o trabalho em uma agência de Marketing Digital?

Agora que você já sabe um pouco sobre o poder do Marketing para as empresas dos mais diversos tamanhos, chegou a hora de mostrarmos como é o dia a dia em uma agência. A seguir, contamos mais detalhes.

Uma agência de Marketing Digital é descontraída

Sabe toda aquela formalidade de bancos ou de empresas grandes e com muitos anos de mercado? Por aqui, o ambiente é o oposto. As agências de Marketing contam com colaboradores mais jovens e pessoas descoladas. Normalmente, o dress code é informal — homens podem até trabalhar de bermuda.

O ambiente em si também é decorado de forma criativa, com espaços que façam as pessoas se integrarem. Muitas agências, inclusive, estão localizadas em co-workings, fazendo com que o dia a dia seja muito dinâmico.

Existe criatividade para todos os lados

Os clientes em uma agência de Marketing querem campanhas criativas e que vão além da concorrência. Por isso, toda inovação é bem-vinda. Assim, um analista em uma agência de Marketing Digital precisa pensar fora da caixinha, e uma forma de fazer isso é estudar e usar referências variadas: filmes, música, literatura etc.

Por isso, mais do que olhar para os concorrentes, é superimportante desenvolver um repertório e acompanhar os movimentos da sociedade. Só assim as campanhas serão acertadas!

Mas há a pressão para bons resultados

Um cliente de uma agência de Marketing Digital quer relatórios com números de crescimento e de engajamento. Dessa forma, também faz parte do trabalho acompanhar como as campanhas têm evoluído.

O incrível do Marketing Digital é que existem diversas ferramentas que geram relatórios para que você e o time entendam como otimizar a estratégia. Assim, em uma agência, um olho está na criatividade e outro, na busca por bons resultados.

Os deadlines devem ser cumpridos

Normalmente, um emprego em uma agência de Marketing envolve postagens em redes sociais, blogs, campanhas de anúncios, criação de aplicativos e outras tarefas que estão dentro de um calendário que deve ser cumprido à risca.

Algumas campanhas começam meses antes de irem ao ar, e qualquer atraso acaba impactando o resultado. Por isso, a rotina é corrida, sim. Eventualmente, deve-se cumprir algumas horas extras para dar conta, sobretudo em períodos mais agitados ou quando alguma crise acomete o negócio.

Em tempos de COVID-19, por exemplo, muitas empresas precisaram rever as campanhas para adequar a mensagem, gerando uma demanda extra às agências — que deve ser cumprida em benefício dos clientes.

Você entra em contato com profissionais diversos

Os clientes de uma agência são bem variados: podem ser clínicas médicas ou odontológicas, supermercados, lojas e empreendedores. Ou seja, você entrará em contato com pessoas diferentes e com necessidades bem específicas.

Na prática, isso traz um repertório único e exige muito jogo de cintura, permitindo que você entenda diferentes linguagens e maneiras de cativar os possíveis clientes desses negócios.

Há a valorização dos profissionais

As vagas em uma agência de Marketing são variadas, desde estagiários, analistas de marketing, design e diretores. Mas é possível crescer na hierarquia quando você trabalha com eficiência e mostra proatividade. Muitos estagiários acabam sendo contratados e vão se desenvolvendo com o passar do tempo.

Pensando nessa realidade, procure sempre atrair mais responsabilidades e faça sempre um pouco além do que lhe é passado. O mercado é concorrido, e vale a pena deixar sua marca registrada por onde passar.

Os trabalhos são variados

Existe todo tipo de tamanho de agência de Marketing. Nas maiores, os trabalhos são mais delimitados; já nas menores, um analista pode fazer de tudo um pouco. Aproveite para dividir as experiências com os colegas e aprender bastante, pensando no seu próprio futuro! Por exemplo, peça para lidar com as ferramentas de automação de Marketing e mostre interesse pelo desenvolvimento de campanhas.

Como trabalhar em uma agência de Marketing Digital?

Profissionais de Marketing são pessoas cheias de insights e que trabalham com a criatividade — e tudo isso vem por meio de estudo.

Um curso que entenda a realidade do mercado e tenha uma grade curricular que se molde a essas necessidades é sempre uma boa opção. No curso de Marketing Digital aqui da Unopar, além dessas vantagens, você ainda tem a opção de estudar marketing a distância, no curso 100% online ou semipresencial, que traz mais conforto e permite que você aproveite melhor o tempo.

Muita gente tem dúvida sobre optar pela graduação de Marketing ou Administração. Essa última opção estuda o Marketing, porém, de forma mais generalista. Por isso, se você tem pressa de trabalhar em uma agência, realizar a graduação tecnológica em Marketing, que dura dois anos, é a melhor escolha.

Para conquistar seu tão sonhado emprego em uma agência de Marketing Digital, esforce-se durante a faculdade, busque estágios e leia blogs sobre o assunto. Informação é poder! Além disso, aposte em cursos online sobre os diversos temas do marketing — assim, ninguém segura o seu sucesso.

Se você quer um curso para se destacar profissionalmente e conquistar a sua vaga, fale conosco da Unopar agora mesmo.

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