Faculdade para empreendedor: 6 opções de cursos

estudante de faculdade de empreendedorismo

Se há alguns anos ter um negócio para chamar de seu parecia algo inalcançável, hoje a realidade é outra. Cada vez mais pessoas investem em um empreendimento próprio, algo que pode ser desafiador caso não exista um bom preparo teórico. Por isso, investir em uma faculdade para empreendedor pode ser uma boa pedida.

No Brasil, por exemplo, o número de jovens empreendedores não para de crescer — entre 2017 e 2018, por exemplo, esse número deu uma guinada expressiva de acordo com a Revista Istoé. Sendo assim, que tal unir o útil ao agradável e qualificar-se com uma graduação que seja vantajosa para os seus negócios?

A seguir, listaremos alguns cursos que podem trazer uma boa bagagem de conhecimento técnico para que você, no futuro, saiba como ser empreendedor e consiga lidar com sua empresa de maneira madura e consciente, obtendo o merecido sucesso. Boa leitura!

Qual é uma boa opção de faculdade para empreendedor?

Agora, vamos descobrir quais são as melhores opções de faculdades para empreendedores, ou seja, aquelas que realmente podem somar muito ao seu conhecimento e deixar você mais preparado para lidar com as questões de gerência e gestão ao abrir uma empresa.

1.     Administração

O curso de Administração é um dos mais completos para quem tem o empreendedorismo como meta de vida. Aqui, o estudante aprenderá a organizar, a gerir e a executar planejamentos para as empresas, fazendo com que elas funcionem como deveriam. A formação do administrador inclui, além dos pontos técnicos de gestão, muitos fatores humanos e sociais.

Na Unopar, o curso de Administração é ministrado a distância, na modalidade semipresencial. O estudante verá, ao longo da graduação, disciplinas como marketing, recursos humanos, gestão organizacional e muitas outras, que o deixarão com um conhecimento teórico essencial para o empreendedorismo.

2.     Comércio Exterior

Já pensou em fazer uma graduação em Comércio Exterior? Esse é um dos campos que mais estão em alta, com um mercado realmente abrangente, graças ao alto número de relações comerciais entre o nosso país e outras nações. Aqui, o aluno entrará em contato com um mundo completamente novo, que fará com que ele crie uma mentalidade bem aberta para os negócios.

O Tecnólogo em Comércio Exterior, na Unopar, é a distância e capacita o estudante para trabalhar com a assessoria de empresas ou atuar em seu próprio negócio. Durante o curso, disciplinas como matemática, inglês, economia, gestão e legislação são ofertadas para que o graduando crie uma boa bagagem de conhecimento.

3.     Ciências Econômicas

Um dos pilares de um negócio é, sem dúvidas, a sua saúde financeira. Sem um bom planejamento e controle orçamentário, é bem provável que ele não obtenha o sucesso almejado pelos gestores. Por isso, um curso na área das Ciências Econômicas pode ser uma ótima adição de conhecimento para empreendedores.

Também a distância, a Unopar oferece uma graduação em Ciências Econômicas que capacitará o estudante a lidar com os mais diversos aspectos das finanças de um negócio. Além disso, esse profissional poderá atuar em vários outros lugares, como em consultoria para empresas, no desenvolvimento de políticas públicas, em análises financeiras e muito mais.

4.     Marketing

Você provavelmente já ouviu a frase “a propaganda é a alma do negócio”, certo? Apesar de bem manjada, essa máxima é, sem dúvidas, totalmente verdadeira. O Marketing é um dos fatores essenciais para o sucesso de qualquer tipo de empreendimento. Por isso, uma graduação nessa área também pode ser muito vantajosa para o jovem empreendedor.

Outra grande vantagem do curso de Marketing é a sua curta duração. Aqui, o estudante sairá diplomado em apenas dois anos, estando apto para trabalhar em seu próprio negócio ou prestando serviços para outras pessoas, em uma carreira altamente promissora e cheia de possibilidades.

5.     Direito

Lidar com leis não é nada fácil. E, sem dúvidas, há uma série de regras que devem ser seguidas quando falamos sobre empreendimentos. Por isso, o empreendedor se beneficiará muito de uma graduação na área do Direito, um curso completo e que lida com aspectos legais e humanos de nossa sociedade.

Além de ser um bom primeiro passo para o empreendedorismo, o curso de Direito abre uma série de portas para o profissional nele formado. As áreas de atuação incluem a de delegado, a carreira diplomática, a pesquisa acadêmica e muitas outras.

6.     Empreendedorismo

Por fim, nada melhor do que falarmos sobre o Tecnólogo em Empreendedorismo, um dos cursos mais inovadores e interessantes da Unopar. Nessa graduação, o estudante entrará em contato com os mais diversos aspectos da criação de um negócio, seja ele próprio, seja como prestação de serviço para terceiros. Esse curso, também a distância, é indicado para pessoas criativas e curiosas, com um pé na inovação.

A seguir, inclusive, falaremos sobre algumas das características fundamentais para empreendedores, que serão, sem sombra de dúvidas, trabalhadas ao longo dessa graduação.

Quais são as características fundamentais para empreendedores?

Agora que já vimos quais são as melhores faculdades para empreendedores, que tal conversamos um pouco sobre características e habilidades que também podem ser muito úteis nessa nova jornada? Afinal, a graduação, embora importantíssima, não é tudo quando falamos sobre empreender.

Algumas das características importantes para os empreendedores são:

  • flexibilidade;
  • adaptabilidade;
  • proatividade;
  • liderança;
  • paciência;
  • empatia;
  • conhecimento de finanças;
  • boa capacidade de comunicação;
  • mediação de conflitos;
  • resolução de problemas;
  • raciocínio lógico.

Entre outras!

É importante salientar, no entanto, que você não precisa ter nascido com todas essas características. Todas elas são perfeitamente trabalháveis, ou seja, é possível construí-las ao longo do tempo. A faculdade é, inclusive, um ótimo cenário para isso!

Nela, você pode trabalhar essas questões ao participar de grupos de estudos, projetos variados, estágios e muito mais. Além disso, atividades extracurriculares — como as Artes Cênicas, cursos de oratória e outros — também podem ser muito úteis nesse processo.

Gostou de conhecer as opções de faculdades para empreendedor? Com esses cursos, você começará o próprio negócio com o pé direito, ou seja, com um bom conhecimento e treinamento sobre o que pode ou não ser benéfico nessa nova fase de sua vida. E o melhor: muitos deles podem ser feitos na modalidade EAD aqui na Unopar.

Agora que você já sabe quais cursos podem ajudar você a ser um empreendedor, confira o nosso artigo especial sobre empreendedorismo e descubra ainda mais dicas para obter sucesso nessa nova empreitada!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content