Administração de Projetos: o que é e como trabalhar na área?

administração de projetos

A Administração de Projetos é o ato de gerenciar as várias etapas e ações que envolvem um projeto. Porém, você pode ter a dúvida: o que é isso? Podemos defini-lo um grupo de medidas colocadas em prática para conquistar um ou mais objetivos.

Já a Gestão ou Administração de Projetos coordena todas essas ações. Desse modo, atua verificando se está tudo certo com o andamento da transformação de ideias em algo prático. Isso inclui planejar, executar, observar e concluir metas.

Geralmente, esse tópico integra o currículo do curso de Bacharelado em Administração. Por sua vez, o mercado de trabalho é bastante amplo. Dessa forma, a carreira oferece vagas na Arquitetura, na Saúde, na Indústria, na Comunicação, na Aeronáutica e em muitos outros nichos.

Ou seja, a Administração de Projetos é uma opção interessante para quem deseja sucesso profissional e estabilidade financeira. Quer saber mais? Então, confira este post!

O que é a Administração de Projetos?

A Administração de Projetos coordena as tarefas do projeto, que é um esforço temporário para se alcançar um propósito. Assim, podemos tê-la na reforma de um aeroporto, na implementação de tecnologia em uma empresa ou mesmo em uma ampliação de serviços de um posto de saúde.

Além disso, a gestão de projetos tem início, meio e fim preestabelecidos. Como já dissemos, existem propostas para os mais variados assuntos e necessidades. Por isso, você pode trabalhar com Administração de Projetos em uma gama bem extensa de opções, o que aumenta as chances de bons salários.

Quais são as características dos projetos na Administração Pública?

Agora que você já sabe do que se trata o assunto, vamos falar um pouco sobre como são os projetos na Administração Pública.

Essa atividade foi ganhando espaço nas esferas governamentais devido às novas tecnologias e a globalização. O povo foi ficando cada vez mais exigente na internet, enquanto acordos e cobranças internacionais trouxeram mais responsabilidades para as iniciativas públicas.

Esse cenário favoreceu a Administração de Projetos nos órgãos públicos, com profissionais especialistas nesse tema, contratados para dar consultoria ou treinar servidores. Embora seja uma área com vencimentos atraentes, o setor público apresenta muitos desafios.

Por exemplo: existem inúmeras restrições legais, principalmente em relação aos recursos financeiros. Afinal, quase sempre o dinheiro é pouco, e cada passo dado deve ser descrito em prestações de contas.

Veja como administrar um projeto público

Existem muitos tipos de Administração de Projetos dentro da esfera pública. Afinal, pode haver projetos de transporte, saúde, educação, lazer, obras e uma infinidade de outros. Por esse motivo, não tem uma receita única.

Porém, cada setor e tipo de órgão devem obedecer a determinadas leis e normas. Assim, no poder público, as ações e programas precisam ser confeccionados em conformidade com essas regras.

Mais uma coisa: os projetos públicos costumam sofrer bastante com os trâmites burocráticos. Por isso, o administrador deve dar uma atenção especial para a parte legal da iniciativa. Veja algumas sugestões:

  • entenda as peculiaridades do projeto: saiba quais são as metas, o público-alvo, o orçamento, os recursos disponíveis, entre outras informações macros sobre a ideia;
  • classifique os tipos de atividades necessárias: defina as operações que serão realizadas, a mão de obra a ser utilizada, a quantidade de matéria-prima e assim por diante;
  • identifique e se comunique com os envolvidos: tenha uma lista de todos os colaboradores do projeto e seus contatos de comunicação;
  • organize as tarefas: estabeleça um cronograma. Lembre-se de que, em alguns órgãos, o projeto terá de acontecer com o funcionamento de outras atividades concomitantes. Por exemplo, a ampliação de um hospital! A rotina terá de absorver os trabalhos de reforma e conciliar essas agendas é um passo a ser dado pelo administrador de projetos;
  • analise cada fase: faça avaliações parciais do andamento para identificar erros mais cedo. Estabeleça prazos e responsabilidades;
  • cheque o desempenho final: ao concluir o projeto, elabore um relatório sobre seu desenvolvimento, listando erros e acertos da jornada.

Como funciona o gerenciamento de projetos?

Inúmeras metodologias estão disponíveis no mercado para se fazer Administração de Projetos. Assim, o profissional deve ponderar sobre a natureza do que será realizado para escolher o processo mais pertinente de gestão.

Separamos abaixo alguns elementos de um projeto que devem ser verificados em qualquer espécie de trabalho. Confira:

  • integração: o administrador de projetos deve garantir a comunicação e o bom relacionamento entre todos os envolvidos;
  • escopo: repassar os objetivos e cobrar as ações necessárias para alcançá-los durante toda a execução do projeto;
  • cronograma: definir e garantir o cumprimento de datas e prazos;
  • qualidade: averiguar se os resultados estão a contento;
  • recursos: conferir se há desperdícios, excessos de aquisições ou material de baixa qualidade. Assegurar o que é preciso para dar andamento às etapas do projeto;
  • custos: controlar consumo e aquisições;
  • riscos: definir, monitorar e amenizar as ameaças que ponham o projeto em risco.

Quais são as diferenças entre Administração Pública e Privada?

O que é Administração de Projetos na iniciativa privada? Qual a sua diferença para a pública? Você provavelmente deve estar com essa dúvida, não é mesmo?

Bom, o mercado privado também precisa de planejamento, controle e orçamento. No entanto, a aplicação das intervenções ocorre mais livre, com menos burocracia e fiscalização envolvidos.

Além disso, na esfera pública os projetos são custeados por verbas públicas originárias de impostos. Nesse caso, as ideias seguem interesses coletivos. Mais uma característica dos projetos públicos: eles recebem interferência das eleições e pressão da sociedade.

Por outro lado, os projetos particulares são viabilizados com receitas próprias das empresas, geralmente advinda do lucro com produtos e serviços. Nos projetos privados, concorrentes, consumidores e rendimentos pesam intensamente nas decisões.

O profissional de Administração de Projetos no setor público costuma ser contratado por concurso ou nomeação política. Já nas organizações privadas, pode ser CLT, modelo terceirizado ou freelancer.

Onde trabalhar em Administração de Projetos?

Quase todo segmento econômico oferece vagas em Administração de Projetos, pelo menos em determinados momentos.

Empresas multinacionais de peso podem precisar desse profissional para expandir uma planta, automatizar parte das atividades ou simplesmente criar métodos mais eficientes para produzir.

Dessa forma, há espaço para trabalhar com Administração em plataformas de petróleo, em montadoras de autos, em startups de softwares, em instituições financeiras, no marketing, no agronegócio, turismo e muito mais.

Por tudo isso, a Administração de Projetos é muito bem-cotada entre as profissões do futuro. 

Por que fazer um bom curso de Administração faz diferença?

O Bacharelado pode ser uma excelente maneira de compreender profundamente o que é Administração de Projetos. Aqui, na Unopar, esse curso engloba áreas de Ciências Humanas e Exatas.

Esse conhecimento amplo é importante, ainda mais na Gestão de Projetos, que lida diretamente com pessoas e números. Porém, nossa graduação deixa o aluno preparado para ocupar uma vasta lista de tipos de empregos e cargos. Ao mesmo tempo, nossos estudantes recebem formação completa para gerenciar um negócio como um todo.

Assim, você poderá escolher entre inúmeras áreas: Marketing, Finanças, Recursos Humanos, Operações, Gestão Organizacional e até mesmo a Administração de Projetos.

Na Unopar, oferecemos ainda opções de estudo EAD no 100% online e semipresencial (modalidade a distância, com atividades presenciais). Assim, mesmo os alunos com filhos e que trabalham podem ter uma chance de fazer faculdade.

Afinal, é possível montar a própria agenda de aulas e estudar em qualquer lugar que você deseje ou consiga. Além disso, o diploma de Administração EAD vale tanto quanto o presencial, modalidade também oferecida para o curso.

A graduação dura 4 anos, e nós proporcionamos uma matriz curricular consistente. Desse modo, você sairá da faculdade sabendo tudo sobre Administração.

Agora é com você!

Portanto, a Administração de Projetos é uma profissão que entrega muitas portas para abrir. Desse modo, vale a pena pensar com carinho sobre ela. No entanto, antes de ingressar na carreira, é preciso fazer a graduação.

Com esse curso, você poderá atuar em diversos setores e terá acesso a melhores vagas em Administração de Projetos do mercado. Vamos começar a sua jornada agora? É fácil: inscreva-se no vestibular da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Mudança de carreira: o guia prático para dar os primeiros passos

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.