Administração e Ciências Contábeis: entenda as principais diferenças

administração e ciências contábeis

Ficar em dúvida sobre qual profissão seguir é algo muito comum entre os estudantes que pretendem prestar o vestibular. A indecisão é ainda maior quando se trata de cursos relacionados, como Administração e Ciências Contábeis. Com uma perspectiva promissora de empregabilidade e sucesso na carreira, ambas graduações são muito cogitadas.

Contudo, é importante compreender melhor sobre cada uma para fazer a escolha certeira, o que evita arrependimentos no futuro. Pensando nisso, preparamos este post para que você possa entender a diferença entre Administração e Ciências Contábeis. Continue a leitura!

Quais são as diferenças do curso de Administração e Ciências Contábeis?

A diferença principal entre as duas graduações está no objetivo de cada uma. Com duração média de 4 anos, a faculdade de Administração de Empresas tem a intenção de formar profissionais capazes de gerenciar os materiais, recursos financeiros e humanos de uma organização, atuando com processos administrativos em vários segmentos.

Já a faculdade de Ciências Contábeis, também de 4 anos, forma pessoas do ramo da Contabilidade e capacita o estudante para cuidar do patrimônio de pessoas e de empresas. Ou seja, a função do profissional é voltada somente para o controle do fluxo financeiro. O administrador, por outro lado, também atua com o gerenciamento de materiais e de pessoas, por exemplo.

Uma boa maneira de observar as diferenças de modo bem nítido é conhecendo a grade curricular desses cursos. Em relação às Ciências Contábeis, o foco se dá em matérias voltadas para a área de Ciências Exatas. Já no caso da Administração, as disciplinas de Ciências Humanas também se destacam. Apesar dessa distinção, as duas faculdades contam com assuntos de Exatas e Humanas, mas o que muda é a quantidade de créditos.

Veja algumas das disciplinas que, aqui na Unopar, reforçam essas principais diferenças:

  • Administração: Matemática Financeira, Modelos de Gestão, Planejamento Financeiro e Orçamentário, Capital de Giro e Análise Financeira, Gestão da Produção, Diagnóstico e Intervenção Empresarial, Gestão de Pessoas;
  • Ciências Contábeis: Legislação Empresarial Aplicada, Contabilidade Comercial, Estrutura das Demonstrações Contábeis, Análise de Investimentos e Fontes de Financiamento, Práticas Contábeis: Fundamentos, Contabilidade e Orçamento Público, Contabilidade de Sociedades de Capital Aberto.

Outra diferença importante entre os cursos é em relação à modalidade de ensino. Na Unopar, a graduação em Administração pode ser cursada no modelo de ensino presencial e semipresencial. Essa metodologia é versátil, permitindo que os alunos determinem sua rotina de estudos com flexibilidade, graças às ferramentas disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizado.

Já quem optar pelo curso de Ciências Contábeis estudará completamente a distância. Apesar de existirem vários mitos sobre EAD, esse modelo é ideal para quem tem um dia a dia corrido, com viagens e trabalhos e, em muitos casos, sem horários definidos. Nesse caso, os alunos vão ao polo no início da graduação para o encontro inaugural e somente duas vezes por semestre para a realização de provas — excelente opção, não é mesmo?

Como as atuações profissionais em Administração e Ciências Contábeis se diferem?

Apesar da diferença entre as carreiras, existe um aspecto entre o curso de Contabilidade e de Administração que não se pode negar: ambos capacitam os profissionais para atuar em diferentes áreas. Sem mencionar o fato de que tanto as pequenas empresas quanto as multinacionais necessitam do trabalho do contador e do administrador.

Administração

A faculdade de Administração é ideal para quem consegue ter uma visão ampla do todo dentro de uma instituição. Os administradores contam com um vasto mercado de trabalho, o que possibilita que eles atuem em diferentes áreas, como:

Além disso, eles podem optar entre órgãos privados ou públicos. Ou seja, os profissionais são fundamentais para quaisquer atividades que mantenham a gestão e a empresa em dia. De modo geral, após a formação, o administrador trabalha com organização de setores específicos, aumentando sua responsabilidade aos poucos.

Em relação à remuneração, o salário é promissor. A média é de R$ 4.169,21* para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais. No entanto, lembre-se de que o valor tende a aumentar de acordo com a formação, região e tipo de empresa que o profissional trabalha.

Ciências Contábeis

O contador é o responsável pela análise e leitura dos números de uma empresa. Assim, esse profissional controla, além das finanças, os impostos que precisam ser pagos pelas instituições. O mercado de trabalho é muito abrangente, de maneira que ele pode atuar em diferentes ramos do negócio, além de montar o próprio escritório.

É o contador quem gera as informações financeiras, contábeis e fiscais de um empreendimento, ou seja, informa ao empresário sobre seus investimentos, dívidas e lucratividade. Além disso, ele pode atuar em diferentes áreas de atuação, como:

  • perícia contábil;
  • contabilidade geral;
  • planejamento e controladoria;
  • auditoria;
  • prestação de serviços.

Por ser uma profissão fundamental em quaisquer empresas que necessitem do acompanhamento fiscal, o salário costuma ser amplo. A média é de R$ 4.188,73* para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

Como as duas profissões se relacionam?

Como você percebeu, apesar de contarem com algumas diferenças, as duas profissões são complementares no dia a dia das empresas. A proximidade entre os campos é tanta que algumas matérias da grade curricular chegam a ser as mesmas.

Logo, um administrador pode saber contabilidade e vice-versa. Além disso, você pode cursar Administração primeiro e, em seguida, escolher a segunda graduação em Ciências Contábeis. Essa prática é muito bem-vista pelo mercado de trabalho, já que, após a conclusão das graduações, os profissionais estarão aptos a atuarem de maneira abrangente no direcionamento estratégico das corporações.

Para isso, é fundamental se especializar e contar com uma faculdade que dê bases teóricas e práticas para que os formados se desenvolvam nesse sentido. Então, que tal estudar na Unopar? Com infraestrutura moderna, corpo docente especializado, cursos bem avaliados e diferenciais exclusivos, como formas de ingresso facilitadas e portal de vagas de emprego Canal Conecta, temos tudo o que você necessita para alavancar na carreira.

Além disso, caso não tenha condições de pagar o curso sem comprometer o orçamento mensal, é possível conquistar bolsa de 100% na faculdade e realizar o sonho de fazer um curso superior.

Escolha a sua profissão!

Agora que você já conhece as diferenças e semelhanças entre Administração e Ciências Contábeis, saiba que o mais importante é optar pelo curso que mais se encaixa em seu perfil e em suas preferências profissionais.

Gostou de saber mais sobre as duas graduações e quer estudar em uma ótima instituição de ensino? Então, inscreva-se no vestibular Unopar!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content